Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)6:36



Responder  [ 3 mensagens ] 
 coleta e cultivo de Drosera capillaris 
Autor Mensagem

Registrado em: 08.08.2017(Ter)12:06
Mensagens: 2
Mensagem coleta e cultivo de Drosera capillaris
Bom dia

Sou novo no fórum. Sou professor da UNESP, em Rio Claro, SP. Não tenho formação de botânica, sou zoólogo e trabalho, dentre outras coisas, com ecologia isotópica. Estamos pensando em iniciar um projeto para determinar como se dá a absorção de nutrientes por plantas carnívoras (nutrientes do solo vs nutrientes de diferentes tipos de insetos). Irei fazer coleta de Drosera no município de Cananéia, SP (tenho a devida autorização do IBAMA). Pelo que pude checar parece que seria Drosera capillaris. Gostaria de receber algumas dicas: a) como transportar estas plantas do local de coleta até o local onde serão mantidas? (são 6 horas de viagem). B) qual a melhor forma de cultiva-las? Substratos, luminosidade, água, temperatura, etc? Consegui informações sobre outras espécies de Drosera mas não sei se aplicaria a esta espécie especifica.
Grato pela atenção
Abs
Ariovaldo Cruz-neto


08.08.2017(Ter)13:19
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: coleta e cultivo de Drosera capillaris
Saudações,

você pode utilizar o mesmo substrato que descrevo nessa postagem:

viewtopic.php?f=12&t=1489

A coleta pode ser feita preservando o substrato, com diâmetro de cerca de uma moeda e profundidade de 4 cm
ao redor da planta. Você pode colocar as plantas em um tupperware com musgo umedecido entre os torrões.

Contudo, é uma planta de crescimento rápido e bem prolífica, já pensou em coletar sementes?

Atenciosamente.

Carlos.

_________________
Droseraholic!!!


09.08.2017(Qua)16:36
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 08.08.2017(Ter)12:06
Mensagens: 2