Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)19:17



Responder  [ 40 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4
 Coleta de droseras 
Autor Mensagem
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Vitor,

não te esqueças de primeiro plantar um ou dois vasos com as tuas sementes pois essa espécie
costuma morrer após produzir as sementes.

Até mais. :wink:

P.S. Viu, escrevi pouco desta vez :lol:

_________________
Droseraholic!!!


30.12.2010(Qui)20:55
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 02.11.2011(Qua)7:50
Mensagens: 56
Mensagem Re: Coleta de droseras
Pessoal, vou apresentar a minha opinião sobre o tema, mesmo tendo passado bastante tempo desde a última postagem...

A coleta de plantas da natureza é SIM um crime ambiental, previsto em lei, salvo para aqueles que têm uma autorização do órgão ambiental responsável, mas só quem está envolvido em pesquisa consegue obter tal autorização.

Sei disso porquê pesquiso as plantas carnívoras do PR, e tenho a autorização para coletas. Mesmo assim, acho que o bom senso vem antes de tudo! O lance é coletar o mínimo de plantas para fazer as exsicatas e, se for o caso, algumas sementes, sempre considerando o tamanho da população de onde se retira material.

Sou contra o envio de sementes para o exterior (Biopirataria), onde os "gringos" reproduzem as espécies in vitro, em terrários ou ao ar livre, e depois muitos deles publicam artigos científicos fantásticos e/ou ganham dinheiro vendendo as mudas pela internet. Não sou contra pelo fato de estarem ganhando dinheiro às custas da biodiversidade brasileira, mas sim por estarmos estimulando a pesquisa sobre essas espécie no exterior ao invés de o fazermos aqui no Brasil!

Acredito que os próprios membros do fórum podem montar experimentos controlados sobre o cultivo dessas espécies, como os assinantes da Carnivorous Plants Newsletter o fazem, sem a obrigatoriedade de serem Biólogos, Agrônomos ou profissões afins... Acho que principalmente os membros do fórum, residentes no Brasil, que sejam graduandos e pós-graduandos dessas áreas deveriam submeter projetos com plantas carnívoras nativas, enriquecendo o conhecimento sobre elas a nível nacional.
Se as espécies de difícil cultivo morrem devido ao microhabitat/microclima, vamos cultivá-las em terrários com temperatura, umidade, luminosidade e substrato controlados, como fazem os gringos!

Para mim, se a pesquisa sobre o assunto não começar, NUNCA chegaremos ao nível dos gringos! Algumas sugestões de temas para pesquisas:

- Cultivo in vitro de espécies nativas a partir de sementes e partes de plantas (clonagem);
- Criação de um banco de sementes;
- Testes de germinação de sementes nativas;
- Seleção de espécies com potencial ornamental para produção comercial;
- Análise física e química dos solos de ocorrência de cada espécie nativa;
- Testes de substratos alternativos para o cultivo.

Muitos dos cultivadores mais experientes aqui do fórum poderiam auxiliar como co-orientadores das pesquisas....

Enfim, acho que era isso que eu tinha prá escrever... Resumindo: VAMOS ESTIMULAR A PESQUISA SOBRE PLANTAS CARNÍVORAS NATIVAS AQUI NO BRASIL!!!

Abraços,

Dennis


24.04.2012(Ter)12:34
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Coleta de droseras
É Dennis, assunto p/ pesquisa não falta mesmo. Alías, tem coisa demais pra estudar até, não damos conta.

Vou tentar um paralelo: a biodiversidade é p/ o Brasil como a arqueologia é p/ o Egito. Mtos países estrangeiros já vieram no passado e "roubaram" coisas, nos deixando com o pé atrás. Os franceses por exemplo levaram obeliscos egípcios e levaram tbm herbários p/ seus museus (as coletas do Saint-Hilaire). Mas foram estes mesmos arqueólogos franceses no Egito e botânicos franceses no Brasil q abriram estes campos de pesquisa p/ o mundo, mostrando o q nos tinhamos de fantástico. Devemos mto a eles.

Se o Egito proibisse arqueólogos estrangeiros de trabalhar lá, isso seria um atraso cultural p/ o mundo inteiro, pois eles nunca teriam recursos p/ estudar tudo sozinhos. Acho q o Brasil está na mesma situação com a biodiversidade - com a diferença de q aqui está desaparecendo rapidamente...

Apesar dos roubos históricos, a mentalidade mudou bastante e hj em dia publicações até pedem aos autores as autorizações de coleta. Por isso acho q temos q ver toda pesquisa com nossa fauna e flora, seja brasileira ou gringa, como um avanço. Devido ao tamanho da nossa biodiversidade, da falta de recursos do governo brasileiro, e ao fato de q ela está desaparecendo a um ritmo alucinado, precisamos de toda e qq ajuda externa.

Em nenhum momento as pesquisas sobre PCs feitas no exterior nos impedem de fazer pesquisa no Brasil e nada impede q essas pesquisas sejam complementares. Quando possível, devemos buscar parcerias com pesquisadores estrangeiros, q estão ávidos p/ poderem trabalhar conosco. Tenho certeza q a maioria dos pesquisadores estrangeiros de PCs faria qq coisa para obter tais parcerias com pesquisadores brasileiros, e seria de benefício a ambos os lados. Basta corrermos atrás. Eu mesmo estou trabalhando numa série de artigos atualmente, tanto com pesquisadores brasileiros como estrangeiros. E ainda temos uma fila imensa de outros artigos esperando p/ acharmos tempo de publicar. (Aliás, esse ano devem sair alguns interessantes, aguardem...)

Cada autor entra com o q tem de melhor a oferecer em cada artigo. Mas ficar parado reclamando do trabalho dos outros não é positivo pra ninguém. A cooperação trará mais frutos do q o confronto, como vivem dizendo nossos diplomatas na ONU p/ os diplomatas americanos, kkkk!


Abs,
Fernando


29.04.2012(Dom)19:31
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem Re: Coleta de droseras
É esta discussão tem muita conversa... mas eu concordo com o Fernando, pois no Brasil ainda falta recursos em muitos setores que nem vale a pena descrever pois são tantos e o governo... mas isso não interessa, a analogia feita pelo Fernando foi boa pois no Brasil o investimento em uma área tão pouco interessante que é a área das plantas em geral que não gera lucro nenhum para o governo quando se faz uma reserva ecologica ou conservação de uma região, e o povo e o governo não estão nem ai... mas o Brasil é assim e eu acredito que vai ser muito dificil mudar a mentalidade do povo brasileiro... mas tudo bem agente é brasileiro e não desiste nunca...

Agora a Drosera graomogolensis esta em extinção isto é grave hein pelo menos uma coisa eu sei se ela sumir da natureza vamos perder uma das mais belas Droseras mas como sempre eu sei que aqui algumas pessoas tem ela em cultivo que quem sabe pode ser ultilizada para repovoar a unica região endemica da espécie que eu ja vi que são montanhas de grão mogol e tem mais outra região se não me engano, só sei que são poucos lugares que possuem esta drosera.

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


30.04.2012(Seg)17:13
Perfil ICQ YIM
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Coleta de droseras
Northon,

Apesar do q a Tania escreveu na Flora do Brasil e outros, D.graomogolensis não está correndo risco imediato de extinção nem está ameaçada. Esta espécie é conhecida de muitas populações da Serra de Grão Mogol.

Quem tá mais ameaçado são as espécies de distribuição restrita, como D.graminifolia (tipo do Caraça) e G.nebulicola, por exemplo.


Abs,
Fernando


30.04.2012(Seg)17:39
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 02.11.2011(Qua)7:50
Mensagens: 56
Mensagem Re: Coleta de droseras
Northon, sem MUITA discussão ("conversa") sobre o assunto, não chegaremos a lugar algum...

Fernando, concordo com vc que toda ajuda é bem-vinda, já que a biodiversidade brasileira se encontra seriamente ameaçada. Só acho que não precisamos ficar esperando convites dos gringos para desenvolvermos pesquisas sérias e interessantes e publicarmos artigos espetaculares sobre plantas carnívoras nativas. Também acho que o exemplo dado por vc sobre a pilhagem de artefatos arqueológicos do Egito é um pouquinho exagerada, já que o Brasil tem hoje muito mais potencial na área de pesquisas científicas do que o Egito tinha, na época das pilhagens, em políticas externas, diplomacia e pesquisas arqueológicas... Mas volto a concordar com vc sobre a importância da divulgação do tema pelos gringos no passado, pois certamente as plantas carnívoras brasileiras não seriam tão conhecidas e valorizadas se botânicos e naturalistas como Martius e Saint-Hilaire não tivessem feito coletas e publicado sobre elas! E parcerias em pesquisas, qualquer que seja a origem, são sempre bem-vindas. Ocorre também que pesquisadores descuidados, como a Tânia, poderiam melhorar muito a qualidade de suas descobertas e publicações ao fazer parcerias com gringos...

O caso é que temos sim, em Universidades como UnESP, UniCamp, USP, UFMG, UFRJ, INPA, UFPR, UFRS e UnB, condições de desenvolvermos pesquisas avançadas sobre o tema e publicarmos nos mais conceituados periódicos, assim como fazem com botânica de espécies arbóreas e ecologia de florestas tropicais. O que falta é estímulo para a pesquisa sobre plantas carnívoras nativas! Por exemplo, quando o assunto é ministrado (ocasionalmente) em sala de aula do ensino médio e superior, é dado o exemplo da Dionaea, e nem se comenta que o Brasil é um dos países com maior número de espécies.... Muitos botânicos nem sabem disso! Sobre as suas propriedades medicinais, então....

Novamente, bato na tecla da urgência de divulgação do tema em nosso país e do "recrutamento" de cientistas brasileiros e formação de equipes de pesquisa!!! Eu mesmo pretendo entrar em algum já formado (que são raros), ou até mesmo formar um, e estou constantemente tentando "convencer" estudantes de Ciências Biológicas e Farmácia & Bioquímica a seunirem à "nossa causa"!

Ótima discussão essa.....


Abraços,


Dennis


01.05.2012(Ter)12:11
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem Re: Coleta de droseras
Verdade, lá na facu tem 3 amigos que as vezes quando agente tem pouca aula depois da aula agente reune e vai pro meio do mato a toa procurando alguma coisa que nem eu sei o q é... Mas eu pensei porque agente não junta e podemos fazer alguma coisa do tipo sei lá conservação pesquisa... e ainda mais que um gosta de repteis, outro de tardigrado e o outro de passaros e eu nem precisa falar...

O problema é que ninguem vive sem dinheiro o mundo capitalista nos exige isso... e não podemos fazer por prazer apesar de eu gostar... mas se tivesse um investimento quem sabe as coisas melhorariam...

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


01.05.2012(Ter)19:31
Perfil ICQ YIM
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Coleta de droseras
D. P. Saridakis escreveu:
Só acho que não precisamos ficar esperando convites dos gringos para desenvolvermos pesquisas sérias e interessantes e publicarmos artigos espetaculares sobre plantas carnívoras nativas.


Isso mesmo Dennis, nada de esperar! Como falei acima, tem q correr atras e publicar. Se conseguir publicar sozinho, ótimo. Mas se tiver parcerias (com estrangeiros ou brasileiros), acho q em geral os artigos ficam mais ricos, por conterem conhecimento de várias pessoas.

A vantagem de parcerias tbm é q as vezes uma pessoa tem acesso a equipamentos/ técnicas q o outro não possui (sequenciamento de DNA, microscópio eletrônico, contagem cromossômica, etc.). Qto mais informação, mais completo fica o artigo.

O importante é PUBLICAR!! :)


Abs,
Fernando


P.S. Esqueça a Tânia, essa daí não tem salvação... 8-P


01.05.2012(Ter)19:54
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 02.11.2011(Qua)7:50
Mensagens: 56
Mensagem Re: Coleta de droseras
Legal, Fernando, é isso mesmo! Estou tentando coletar dados e escrever 3 artigos até o ano que vem....

Aliás, estou tentando montar uma coleção viva de plantas carnívoras brasileiras aqui na UFPR, mas falta de tudo, desde estufa até substrato... Vc por acaso sabe de alguma fonte financiadora (nacional ou gringa) que se interessaria em dar um auxílio ao projeto?

Além de obtenção de dados de cultivo e fornecimento de plantas para estudos taxonômicos, podem ser desenvolvidas pesquisas sobre espécies com potencial ornamental para o mercado florístico.....

Abs,

Dennis


01.05.2012(Ter)23:08
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Coleta de droseras
D. P. Saridakis escreveu:
Legal, Fernando, é isso mesmo! Estou tentando coletar dados e escrever 3 artigos até o ano que vem....


Cool, I can't wait to see them!


Citação:
Aliás, estou tentando montar uma coleção viva de plantas carnívoras brasileiras aqui na UFPR, mas falta de tudo, desde estufa até substrato... Vc por acaso sabe de alguma fonte financiadora (nacional ou gringa) que se interessaria em dar um auxílio ao projeto?


Hmmm, auxílio p/ coleção viva não é fácil.... É super importante p/ qq pesquisa, ajuda pra caramba ter material fresco. Mas difícil justificar isso. Talvez melhor focar na pesquisa e deixar q os colegas daqui do forum foquem no cultivo, ajudando a distribuir as plantas q vc quer estudar. Assim, vc ajuda os cultivadores a obter novas plantas, e eles retornam o favor quando vc precisa de material pra pesquisa. É mais ou menos assim q tem funcionado pra mim.


Citação:
Além de obtenção de dados de cultivo e fornecimento de plantas para estudos taxonômicos, podem ser desenvolvidas pesquisas sobre espécies com potencial ornamental para o mercado florístico.....


O problema de sempre é o pequeno mercado q temos no Brasil p/ PCs. A unica maneira de fugir disso seria produzir em massa via cultura de tecidos, p/ baixar o preço. Elas precisam ser baratas e (infelizmente) descartáveis, como a maioria das plantas ornamentais. Além disso, acho q precisaria vender plantas "bunitinhas", q mtas pessoas acabam comprando sem nem saber q são carnívoras. Por exemplo, Pings mexicanas, certas Utrics, D.capensis, Byblis anuais.


Abs,
Fernando


02.05.2012(Qua)2:16
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 40 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB