Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.03.2024(Sex)12:34



Responder  [ 40 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Coleta de droseras 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Jack - O processo de introduzir uma planta em cultivo e sua posterior distribuição e facilidade de acesso para obtenção não é tão simples como parece.
Primeiro é a questão de obter material. Ir em uma excursão a campo não é algo barato. você roda milhares de quilômetros, gasta com alimentação, transporte, estadia e imprevistos em regiões muitas vezes remotas. Se alguém fosse realmente querer ser anti-ético e vender planta tirada do mato, não pense que uma D. grãomogolensis, ou uma D. chrysolepis iria sair barato. Seriam tão caras ou mais do que as Nepenthes que compramos através de importação (muito mais de 100 reais por planta).
Quem se digna a fazer isso através de gasto financeiro pessoal vai SIM escolher com quem vai compartilhar primeiro o material de sementes ou plantas. E nisso você cria sim uma "hierarquia" de pessoas que tem acesso a essas plantas primeiro, que são as pessoas com mais experiencia e competencia (e clima adequado também). Afinal ninguém vai querer ver perdido o esforço e tempo gastos na obtenção de material.

Depois disso são ANOS pra poder criar um padrão de cultivo individual pra cada espécie, com muita tentativa e erro e frustrações. não vai ser no primeiro ano que você vai ter 5000000000 D. shibata disponiveis pra sair doando para todo mundo. você por vezes consegue muito poucas sementes e vai plantar uma parte e distribuir uma quantidade infima pra outras pessoas de confiança, que vão levar outros tantos anos para conseguir fazer a mesma coisa.

Plantas como D. graomogolensis estão sendo introduzidas em cultivo no Brasil a pouco mais de 1 ano. Assim como D.schwackeii , assim como D. tentaculata, D. shibata e D. graminifolia, D. grantsauii e tantas outras. D. chrysolepis se não me engano apenas uma pessoa no Brasil esta conseguindo cultivar. D. sp cipó sequer da pra querer cogitar que entre em cultivo tão cedo. D. sp bahia então é um caso mais recente ainda, fruto do esforço de um dos nossos Foristas (sequer os primeiros seedlings de semente dessa espécie começaram a germinar nas coleções de quem recebeu)

Penso que é objetivo do pessoal mais veterano ver essas plantas bem distribuidas e cultivadas com tanta facilidade como as D. intermedia e D. capensis mas o caminho é demorado e não é nada facil. Pessoalmente acredito que cultivo é também uma forma de preservação dessas espécies entao quanto mais pessoas as tiverem em cultivo, melhor.

Esses dias recebi seedlings de D. shibata e D. camporupestris ja de uma leva vinda das primeiras plantas aclimatadas em cultivo no Brasil. Agora o trabalho e a responsabilidade são minhas de fazer essas plantas crescerem e se multiplicarem. Se eu tiver êxito nisto outras pessoas se beneficiarão também. futuramente.

Pelomenos é assim que eu encaro a coisa.


29.12.2010(Qua)12:43
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
É isso aí Adilson, valeu pela explicação! ;)

Pessoal, não fiquem irritados ao ver q espécies brasileiras não sao comuns em cultivo como D.capensis. Isso ocorre não por má vontade de cultivadores e sim pela DIFICULDADE de cultivar as plantas nativas. Acreditem, elas são mto chatinhas mesmo, rsrsrs!!

Eu já não cultivo nada, mas cultivei mto nos anos 90 e fui responsável por introduzir mtas espécies nativas em cultivo, tanto aqui e no exterior. Infelizmente por aqui ninguém conseguiu mantê-las em cultivo por mto tempo (eu inclusive), mas na Europa algumas poucas pessoas tiveram sucesso com certas espécies.

Passados 10-15 anos, nos encontramos na estranha situação de ter q pedir sementes de espécies brasileiras p/ os europeus. Mas isso é motivo p/ ficarmos bravos com eles por terem tido sucesso onde nos falhamos??? Pelo contrário, deveríamos ficar agradecidos com eles pela sua experiência e dedicação!! Sorte nossa q temos a ajuda dos europeus p/ conseguir cultivar e propagar nossas espécies!

Sem falar no conhecimento científico q foi gerado graças à presença destas nossas plantas em cultivo, principalmente c/ Genlisea! A quantidade de artigos publicados sobre Genlisea nos ultimos 10-15 anos aumentou de maneira formidável. não tenho dúvida q isso ocorreu pq nos anos 90 Genlisea finalmente se difundiu entre colecionadores, disponibilizando assim material suficiente p/ cientistas poderem utilizar em seus estudos de morfologia e funcionamento das armadilhas, filogenia, e a fantástica descoberta de q Genlisea possuem os menores genomas entre todas as plantas conhecidas!

Mas voltando ao Brasil, por sorte agora existe uma nova leva de carnivorólogos no Brasil, dedicados a explorar o país por novas PCs e por tentar manter estas plantas difíceis em cultivo. Eu já passei por isso e sei o trabalhão q é. Sei tbm q é frustrante p/ novatos ver tantas plantas lindas nas coleções de alguns, mas não conseguir obter mudas/ sementes por troca. Mas como disse o Adilson, não é por má vontade, é por dificuldade de propagação mesmo.

E se vc tem em maos uma planta rara e difícil de propagar, vc não vai passar tuas poucas mudinhas pro primeiro pentelho q te pedir, certo??? :) Vc vai buscar alguém mais experiente q vc acredita terá capacidade de manter a planta viva e multiplicá-la ainda mais - e quem sabe no futuro esta espécie se tornará abundante em cultivo?

Portanto, se vc quiser subir nesta tal hierarquia de cultivadores, com certeza a melhor maneira não é fazer biquinho, sentar no chao, espernear e chorar dizendo q quer uma D.graomogolensis de natal, rsrsrs!

Como em qualquer trabalho (infelizmente com exceção de certos ramos do funcionalismo público...), vc tem q provar o teu valor pra subir na vida. E neste meio de cultivadores de PCs, isto se faz mostrando q vc consegue manter uma boa coleção de PCs ao longo de vários anos e consegue cultivar não apenas plantas fáceis como D.capensis, D.burmannii, D.intermedia, U arenaria, U.subulata, Dionaea, etc. , mas sim plantas medianamente difíceis como Pings, micro-dróseras australianas, Byblis, etc. - ou PCs mais difíceis do q estas. Talvez vc tenha q comprar sementes no início p/ obter estas plantas mais raras. Mas se vc se provar um bom cultivador, em breve estará vendendo estas mesmas plantas, ou trocando por outras plantas de nível parecido.

Portanto, peço q por favor não desmereçam o esforço e trabalho dos colegas mais experientes daqui do forum. Eles não chegaram lá por acaso (ou pelo famos QI - quem indica, rsrsrs!). E ninguém está sendo egoísta com suas plantas, impedindo outros de cultivá-las. Se fossem fáceis de cultivar, elas seriam mais comuns.

Adoraria ver mais pessoas deste forum aumentar suas coleções e subirem na tal hierarquia de cultivadores e exploradores. Mas para isso, vcs dependem do próprio esforço mais do q qq outra coisa. É claro q podem contar com a ajuda do pessoal daqui, obtendo dicas, informação e eventualmente sementes/mudas. Mas não esperem q as coisas caiam do ceu só pq vc QUER! :)


Abs e bom cultivo,
Fernando


29.12.2010(Qua)13:43
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 15.07.2007(Dom)18:07
Mensagens: 688
Localização: Sinop - MT
Mensagem 
Adilson e Fernando obrigado pela explicação.

Acho que a forma que eu coloquei minhas msg deu a entender que eu sou contra essa tal hierarquia, mas não sou. Sou ha favor e agora com esses post sou mais a ainda... heheheh...
Com certeza é importante distribuir plantas/sementes de PCs para os que tem experiencia, estrutura e capacidade pra difundir a especie. Eu mesmo tenho uma voltade imensa de ter PCs nacionais em meu cultivo, mas tambem sei que não tenho conhecimento suficiente para isso e como disseram o acesso é dificil. Então vou começando com as que já esta indo bem em cultivo como D capillaris e D sessilifolia e as Utricularias.

Na verdade eu não sabia que o processo de aclimatação(seria esse o termo?) para o cultivo é tão complicado e extenso, sendo assim o valor das plantas que o Adilson comentou eu acho muito justo, da forma que eu pago R$100 em uma Nepenthes eu pagaria tambem por uma Drosera pois o nivel de raridade seria equivalente, mas claro os padrões de valor não funciona bem assim, infelismente pra quem vende.

Hoje eu não tenho uma estrutura para as minhas plantas. Quero fazer um viveiro(ou seria estufa?) em breve, ai quem sabe eu não comece a apostar em coisas grandes e até comece a ajudar o pessoal a multiplicar as plantas mais complicadas. Já estou começando com as Byblis, pois acredito que tenho um clima bom para elas... Mas como disseram o caminho e arduo e desgastante, é meu primeiro teste com elas então tem muito chão pela frente ainda.

Jamais e vou desmerecer o trampo que vcs fazem, pois é pela atitude que vcs tem que as plantas chegam nas mãos de quem não pode sair em campo(encherguei ainda mais isso graças aos ultimos posts). E com certeza se eu tivesse um facil acesso a habitats iria ter as mesmas precauções.
O que me deixa louco não é deixar ter um belo exemplar desses, mas sim eu não poder(claro que dinheiro faz tudo) ir ao habitat ver um ambiente natural delas... Mas vamos aos poucos, quem sabe eu não vá ao pico da neblina ou no monte roraima um dia desses... hehehehehe...

Uma coisa que eu não concordo de jeito nenhum é de ver o pessoal que tem acesso facil a habitats e não são idealista como alguns daqui, por exemplos que não pensão em uma multiplicação sadia das plantas para mais ter acesso e deixar de extrair e sim uma exploração delas... Essas atitudes deveria levar a expulsão aqui dentro, mas não tem como fiscalizar tudo né...

Bom o tópico está rendendo. Achei muito boa a explicação de Adilson e do Fernando, mais poderiam aproveitar o espaço...

Falows...

_________________
Imagem

J4ck_666: Jack Edson | Growlists & Wishlists


29.12.2010(Qua)23:28
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21
Mensagens: 398
Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
Mensagem 
Bom a respeito do tema principal eu só estou acompanhando mesmo e fazendo a leitura, não irei palpitar , mas tenho umas duvidas:

Moro na região de Ouro Branco-MG, bem proximo a Ouro Preto, Mariana.. e aqui na minha cidade se localiza a ''Serra do Ouro Branco'' que deve ficar a uns 2 kilometros ou menos da minha casa, nela á umas especies, tais como: D.montana, D.tomentosa, D.gablatra,( alguns variações entre elas como montana var tomentosa..) e Utricularias como Subulata e U.neotioides, que ainda não presenciei..Tenho costume de subir a serra as vezes, para dar um pulo nas cascatas e claro dar uma olhada nas carnivoras. a duvida é:

Eu ja coletei 'sementes' das plantas nativas de lá: D.montana, D.tomentosa, e tmbm U.subulata, estas que hoje tenho em cultivo aqui, vendo que as populações de lá são cosnsideravelmente grandes, ate nas trilhas vc ve muitas.. gostaria de saber se problema nisso? se fiz errado em coletar sementes?


Observação: Essas especies que manenho em meu cultivo aqui, nativas da serra, não tenho dificuldade alguma para mante-las, talvez pelo fato da serra estar localizada na minha cidade e o tipo de clica sem praticamente o mesmo;

Abraços.

_________________
.


30.12.2010(Qui)7:55
Perfil YIM Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 30.04.2010(Sex)14:31
Mensagens: 86
Localização: Franco da Rocha - SP
Mensagem 
vitor meireles escreveu:
Bom a respeito do tema principal eu só estou acompanhando mesmo e fazendo a leitura, não irei palpitar , mas tenho umas duvidas:

Moro na região de Ouro Branco-MG, bem proximo a Ouro Preto, Mariana.. e aqui na minha cidade se localiza a ''Serra do Ouro Branco'' que deve ficar a uns 2 kilometros ou menos da minha casa, nela á umas especies, tais como: D.montana, D.tomentosa, D.gablatra,( alguns variações entre elas como montana var tomentosa..) e Utricularias como Subulata e U.neotioides, que ainda não presenciei..Tenho costume de subir a serra as vezes, para dar um pulo nas cascatas e claro dar uma olhada nas carnivoras. a duvida é:

Eu ja coletei 'sementes' das plantas nativas de lá: D.montana, D.tomentosa, e tmbm U.subulata, estas que hoje tenho em cultivo aqui, vendo que as populações de lá são cosnsideravelmente grandes, ate nas trilhas vc ve muitas.. gostaria de saber se problema nisso? se fiz errado em coletar sementes?


Observação: Essas especies que manenho em meu cultivo aqui, nativas da serra, não tenho dificuldade alguma para mante-las, talvez pelo fato da serra estar localizada na minha cidade e o tipo de clica sem praticamente o mesmo;

Abraços.


Olha ao meu ver não, pq vc não retirou a planta da natureza e lá ela vai continuar a gerar sementes e nascer novas plantas, se vc colhesse sempre ai teria problema, mas colher uma única vez não tem impacto e como vc não removeu a planta o impacto gerado pela coleta de sementes é muito pequeno, não é aconselhado retirar coisas da natureza, mas temos que levar algo em consideração, ninguem aki teria pcs se não fossem retiradas da natureza, porém as que foram retiradas foram retiras de forma controlada a fom de não prejudicar o ecosistema, vale ficar atento se outras pessoas não efetuam a mesma prática, pois ai serua uma coleta de forma descontrolada o que prejudicaria o eco sistema de onde vc vive. Espero que tenha ficado claro, esse é um tema muito grande.

_________________
O que o homem faz em vida ecoa pela eternidade...

____________
Augusto Silva


30.12.2010(Qui)8:05
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá pessoas,

cada ve são mais raros os tóppicos úteis no fórum. Acredito que na medida em que
aprendemos as noções mais básicas o fórum permanece interessante e posteriormente
ele vai ficando menos atrativo ... ... mudança de status é outro problema, tem pessoas
que quando viram destaques ou outros nomes de status desaparecem. Não sei se é devido
a terem aprendido muito e não terem mais paciência com os novatos ou só queriam 'passar
de fase' (como nos vídeo-games). Claro que há compromissos pessoais, muitas pessoas ter-
minando a graduação, mudando de cidade, de emprego, tendo filhos, enfim.
Mas porque escrevo sobre isso? Bem, pensem o que acontece com as plantas.
Pensaram? Bah, as coleções são algo que empolga por muito pouco tempo para alguns e
enquanto estão querendo 'passar de fase' cuidam muito delas e etc. Contudo, o interesse nas
plantas pode ser sobrepujado por outros interesses e com isso vale pensar se valeu a pena
ter retirado aquela Drosera ascendens lá da montanha onde ela vivia por muitos anos.
Não sei se fui claro, mas o objetivo aqui era demonstrar que as plantas só podem ser retiradas
de seu habita se isso valer muito a pena. Talvez possamos fazer como os caçadores e os 'troféus'
possam ser apenas imagens feitas com uma máquina fotográfica.
Fiz umas contas aqui e, da minha primeira D. ascendens coletada em dezembro de 2005 na Serra
do Quirirí em Garuva, Santa Catarina foram enviadas cerca de quatro gerações de sementes. Foram
cerca de 30 pessoas benficiadas diretamente, que receberam sementes dessa única planta, em mãos.
Caso subtrairmos as sementes não germinadas ou que morreram e acrescentemos as que foram pro-
pagadas a partir delas teremos grande disponibilidade de sementes, certo?
Não! Eu não vejo pessoas ofertando sementes dessa planta, dessa localidade no Brasil. O que acontece
é que ela é própria de um habitat bem específico com temperatura e umidade específicos de poucos lugares
no país. Onde eu vejo essas plantas? Geralmente amigos de fora do país apresentam belas flores de filhas
e netas dessa D. ascendens coletada em 2005.
Há plantas que simplesmente não consegui manter com sucesso como as do complexo hirtella, outras
terríveis são as do complexo communis, são plantas que eu jamais coletaria novamente pois não sei o
que é necessário para mantê-las vivas. Para não dizer 'nunca' vou fazer a análise do solo onde as encontrar
pois acredito que isso seja fundamental para o sucesso com as D. communis, deve haver algo alí que falte
nos vasos em que as cultivo. Outro porém pode ser o fato delas se comportarem como anuais e as hastes
não 'vingam' ... ... não sei.
Bom, desculpem pelo longo texto, é uma pequena reflexão sobre o que temos feito. Coletamos, sim. Contudo
a coleta tem que ter objetivos além de 'ter', a posse é algo passageiro, irreal.

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


30.12.2010(Qui)8:34
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem 
Já que a discussão está bacana vou expor meu caso. Às vezes me pego com a consciência começando a pesar mas independentemente disso acho que o que eu fiz não foi errado nem impactou significativamente a natureza. enfim...

Meu caso é um pouco semelhante ao do Vitor pois tenho fácil e barato acesso à PCs nativas. Moro no Rio Grande do Norte e além de apaixonado pos PCs sou louco por trilhas e por explorar o litoral. Unindo as duas paixões eu comecei a buscar PCs nativas pelo estado, principalmente pelo litoral. Não demorou muito e encontrei as Droseras sessilifolias numa praia próxima a minha casa. Na verdade um tapete delas! Resisti bravamente e não as coletei mas voltei no final do inverno, quando elas dão suas hastes florais, e então coletei sementes.

Iniciei meu cultivo e deu certo. Logo elas estavam produzindo sementes aos borbotões. Foi aí que tive a idéia de fazer do meu hobby algo auto-sustentável financeiramente e uni então o útil ao agradável vendendo sementes para vocês aqui do fórum e sementes e adultas para alguns conhecidos aqui na minha cidade. Pude então, além de ajudar na difusão dessa espécie entre cultivadores, manter e até ampliar meu cultivo de outras espécies. Hoje, graças a isso tenho Neps, Sarras, Byblis, Dionaeas, algumas Droseras e uma porrada de sementes de umas 10 espécies de Droseras para plantar num viveiro que construí.

E então, será que posso dormir tranquilo?

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


30.12.2010(Qui)9:48
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Fernando:

Passados 10-15 anos, nos encontramos na estranha situação de ter q pedir sementes de espécies brasileiras p/ os europeus. Mas isso é motivo p/ ficarmos bravos com eles por terem tido sucesso onde nos falhamos??? Pelo contrário, deveríamos ficar agradecidos com eles pela sua experiência e dedicação!!

Acho que falei anteriormente em outro post que os europeus, em especial os Ingleses e os Alemães tem uns 300 anos na nossa frente em conhecimento e tecnicas de cultivo, um tanto pelo gosto deles pela beleza de plantas ornamentais e um tanto porque eles ja viam o potencial economico das espécies tropicais MUITO antes de nós donos da terra começarmos a dar valor a elas. (começamos??? Tenho a impressão que não ainda, senao não estariamos derrubando algo tão rico como o Cerrado)

Vitor:

Se você esta conseguindo domesticar D. montana, parabéns. Distribua sementes caso consiga fazer elas florescerem por ai (se é que ja não floresceram).

So para referencia, eu faço as seguintes considerações quando saio a campo:

O quão abundante a espécie é naquele ambiente? Ela ocorre em grande numero em um lugar só? Ocorre esparsamente? Ocorre em varias formações naturais daquele ambiente (no solo, em pedras, no umido, no seco, ao sol pleno, na sombra, sozinha, junto com outras plantas etc) ou ocorre num lugar muito especifico?
você encontra naquela população individuos adultos unicamente? Encontra individuos de todas as idades, desde plantas recém germinadas até adultos muito antigos?

Uma espécie que ocorra em grandes quantidades no local, que possua individuos em todas as idades e estagios de desenvolvimento é uma população saudavel e estavel para aquele ambiente. A retirada parcimoniosa de alguns individuos para herbário e para cultivo não implicaria em um prejuízo e impacto muito grandes a principio.

Se esta população ocorre em um ambiente muito restrito e igual, por exemplo so em uma faixa estreita de umidade X na beira de um brejo, então eu ja começaria a desconfiar que é uma espécie de cultivo mais complicado, então ja teria receio de retirar alguma coisa.
Mas se esta população ocorre no seco, no molhado, no solo, em pedra e em variadas apresentações, eu ja desconfiaria que ela é mais adaptavel, e arriscaria pegar alguma coisa.

Populações pequenas, de poucos individuos, muito separadas, sem individuos jovens etc. São populações fragilizadas, então não coletaria nada delas, nem sementes.


Carlos

Em todos esses anos de fórum sabemos bem que pessoas vem e vão pelos mais diferentes motivos. Justamente quem fica e contribui é quem no final vai colher os melhores frutos de paciencia e dedicação.

E mesmo assim ainda tem aqueles imprevistos. Como o caso das nossas D. graomogolensis.
Aclimatamos as plantas com custo até que deram flores. Dai fizemos o trabalho de polinizar manualmente as flores, tanto fazendo X self quanto polinização cruzada.
E no final as plantas produziram uma quantidade infima de sementes que não sabemos nem se vão germinar...........
Um ano inteiro de viagens, cuidados que praticamente não surtiram efeito pratico nehum..........


30.12.2010(Qui)9:55
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36
Mensagens: 145
Localização: Currais Novos, RN, Brasil
Mensagem 
puxa... voces escrevem demais... fui buscar um suquinho e umas bolachas pra ter paciência de ler tudo, mas pra falar algo construtivo, contudo que foi falado e explicado, tenho certeza que muitos aqui não perderam o sono tranquilo, saibam que esse coisa de coletar plantas ou sementes é uma coisa relativa que a propria lei não tem como controlar, não tem nem como prever ou calcular impactos ou vantagens a natureza, ir numa mata e tirar plantinhas bonitas ou raras para levar pra casa é algo que também acontece por multiplas razões boas ou não, como: levar e tentar fazer seu cultivo para espalhar sementes e tornar a planta mais acessível a todas as camadas da hierarquia, tirar fotos para quando tiver 80 anos se lembrar daquilo como lembrança, colocar num vaso só com agua e chamar os amigos só para poder passar na cara deles e etc. Ou seja,ao ver público, nem tirar plantas nem sementes é errado, é como jogar lixo no chão, poder pode, mas não deve. Se você ver varias plantas te convidando a tirar algumas e levar para casa, você pensa "por que não?" se você vê varias capsulas com sementes você pensa "por que não?" mas você vê uma ou duas plantas solitarias, ou um grupo restrito e o que você pensa? "???", daí isso só depende da pessoa.


E pra finalizar, quem quiser levar sementes das excursões levem saquinhos e coloque um tanto que seja razoável e não saia tirando todas, até porque as sementes são os futuros das plantas que vivem por muito pouco tempo.

(e acho também que se esse tópico ficar como fixo, deveria ser levado para uma sala mais abrangente, pois existe muitas mais especies de pcs no brasil que apenas droseras)


30.12.2010(Qui)10:52
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21
Mensagens: 398
Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
Mensagem 
Citação:
Samoied (Adilson Peres) escreveu:
Fernando:

Passados 10-15 anos, nos encontramos na estranha situação de ter q pedir sementes de espécies brasileiras p/ os europeus. Mas isso é motivo p/ ficarmos bravos com eles por terem tido sucesso onde nos falhamos??? Pelo contrário, deveríamos ficar agradecidos com eles pela sua experiência e dedicação!!

Acho que falei anteriormente em outro post que os europeus, em especial os Ingleses e os Alemães tem uns 300 anos na nossa frente em conhecimento e tecnicas de cultivo, um tanto pelo gosto deles pela beleza de plantas ornamentais e um tanto porque eles ja viam o potencial economico das espécies tropicais MUITO antes de nós donos da terra começarmos a dar valor a elas. (começamos??? Tenho a impressão que não ainda, senao não estariamos derrubando algo tão rico como o Cerrado)

Vitor:

Se você esta conseguindo domesticar D. montana, parabéns. Distribua sementes caso consiga fazer elas florescerem por ai (se é que ja não floresceram).


Com toda certeza, As plntas que aqui germinei estao crescendo muito bem, ainda não chegaram a faze adulta eu creio, porem acho que estao perto de lançar astes florais, caso lancem, pretendo enviar sementes a pessoas com maior estabilidade de cultivo ( mais experiente) como vc por exemplo, e assim por diante para podermos aumentarmos o numero de cultivadores bem sucedidos com as plantas carnivoras brasileiras, e com isso menas coletas serão feitas, pois a espeice tera sido inclusa em maior numero de cultivo e tera ascesso mais facil, é oque eu pensso..

_________________
.


30.12.2010(Qui)11:33
Perfil YIM Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 40 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB