Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 02.05.2024(Qui)18:05



Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Drosera burmannii - Será uma mutação? 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Drosera burmannii - Será uma mutação?
Pessoal, talvez seja algo muito comum e minha pouca experiência não tenha me deixado saber, mas o fato é que estou deixando minhas Drosera burmannii crescerem bastante, cortando as hastes florais que surgem. Em uma delas, justo a maior, o desenvolvimento está um pouco diferente do que vejo pelas fotos na net. Ao invés de crescer em um único eixo, sempre para cima ela se bifurcou e depois se "trifurcou" e agora cresce em 3 frentes diferentes, em cada uma delas dando folhas novas em roseta e hastes florais. Ficou como uma bola de Droseras mas na verdade é uma só. Vamos às fotos, que valem por mil palavras:

Aqui, ainda com duas frentes
Imagem

Já com 3 frentes. Duas são bem visíveis e uma terceira está no lado de cima da foto. Dá pra notar uma linha em "S" dividindo os lados de crescimento
Imagem

Aqui dá pra ver bem os 3 lados
Imagem

Vista de longe
Imagem


E então? Sabem se isso é corriqueiro ou já posso pensar em ficar famosmo e milionário com essa planta?

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


16.02.2011(Qua)17:24
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.09.2010(Qui)11:17
Mensagens: 148
Localização: Rio de janeiro-RJ
Mensagem Re: Drosera burmannii - Será uma mutação?
Ela parece estar produzindo mudas laterais,o mesmo que acontece com as DIONAEA,não tem quando aprecem mini mudinhas de Dionaea do lado dela ?então é a mesma coisa,o problema é que isso geralmente acontece com plantas perenes e não anuais,quantos anos esse exemplar tem ?


16.02.2011(Qua)18:00
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)17:43
Mensagens: 188
Localização: Dourados/ MS
Mensagem Re: Drosera burmannii - Será uma mutação?
Cara, eu não acredito que seja muda lateral pois ela está trifurcada e muda lateral é como o nome diz: lateral.

_________________
"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que te amam, Jesus"


16.02.2011(Qua)19:25
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Drosera burmannii - Será uma mutação?
Apesar disso não ser normal ....
Sejá lá o que for ta muito bonita.... :mrgreen: Parabéns pela planta q ficou mais perigosa.. os mosquitos q se cuidem... :mrgreen:
Ficou bonita de verdade!!
É como dizem ... 1 é Bom, 2 é Muito e 3 É de + :lol: .


16.02.2011(Qua)21:25
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Re: Drosera burmannii - Será uma mutação?
Pois é, não imagino que seja uma brotação lateral (do rizoma) comum pois se dá no ápice da planta e já surgem folhas do tamanho grande. Não deixa de ser uma brotação, mas aparentemente um pouco distinta da brotação a partir do rizoma.

Quanto a idade, ela é até novinha. Comprei agora em novembro umas Dionaeas numa feira itinerante (única chance de encontrar alguma PC por aqui) e num dos vasos veio essa burmannii de "brinde". Era ainda jovem, então calculo que germinou mais ou menos em outubro. Estava péssima, sem mucilagem e quase marrom mas assim que dei condições ela se recuperou rápido e seu crescimento me espantou.

Até aproveito pra ressaltar: O susbstrato que ela está parece um xaxim com sphagnum e nele caíram algumas sementes de burmanii e ao mesmo tempo tb caíram umas no Sphagnum puro. As do sphagnum puro ainda tem cerca de 2 a 3 mm enquanto as desse substrato já tem quase 2 cm!!! Crecerem muitas vezes mais rápido nessa mistura!

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


16.02.2011(Qua)22:54
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Re: Drosera burmannii - Será uma mutação?
Nildo, perigosa é pouco hehehe. No tópico que fiz com imagens das minha aparece uma mosca comum que ela pegou! Você precisa ver o que aconteceu quando a alguns metros, umas bananas que estavam numa fruteira passaram do ponto. As Droseras fizeram a festa! Uma capensis chegou a ficar sem mucilagem de tanta Drosophila grudada e essa burmannii ficou coberta delas.

Sem falar que crio abelhas nativas próximo. As PCs não passam fome hehehe

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


16.02.2011(Qua)22:59
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Drosera burmannii - Será uma mutação?
Olá.

Considero válida essa idéia da brotação, mas é algo bem interessante porque nunca ví com as D. burmannii.

Outra possibilidade seria haver mais de uma muda, assim cada uma tenta
tomar espaço e ficam assim, isso ocorreu com D. oblanceolata e D. tomentosa
lá em casa.

Té.

_________________
Droseraholic!!!


17.02.2011(Qui)8:11
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Re: Drosera burmannii - Será uma mutação?
Bacana! Mas realmente não há possibilidade de ser mais de uma muda. Acompanhei a recuperação e o crescimento dela desde pequena. Vi inclusive as bifurcações surgindo. O ápice, de onde brotam as folhas, se dilata com se fosse dar uma haste floral e de repente ao invés de um ponto de surgimento de folhas, ficam dois, que vão se distanciando lentamente. Todos dão hastes florais loucamente e quase todo dia tenho que cortar uma. Vou ver se em alguma das fotos que tenho aparece os ápices recém divididos.

Certamente é uma brotação só que ao invés da base, essa se dá no ápice, algo super trivial em plantas comuns. A dúvida maior é se isso é frequente ou não em D. burmannii.

Tô pensando em deixar uma haste dar sementes e ver se as filhotinhas seguem o padrão, mas ao mesmo tempo tenho a curiosidade de ver até onde vai esse crescimento dela e dá medo de hastes florais não arrancadas atrapalharem e até a matarem.

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


17.02.2011(Qui)10:31
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Drosera burmannii - Será uma mutação?
Bem fora do comum, fosse você tentava as sementes pois a planta
não viverá para sempre. :wink:

_________________
Droseraholic!!!


17.02.2011(Qui)10:49
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 15.01.2010(Sex)9:12
Mensagens: 342
Localização: Laranjal Paulista
Mensagem Re: Drosera burmannii - Será uma mutação?
Uma minha se bifurcou, cresceu pra dois lados, mas logo morreu!


18.02.2011(Sex)14:39
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB