Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2024(Sáb)17:54



Responder  [ 9 mensagens ] 
 Droseras germinando - Filme de pvc e ventilação das mudas 
Autor Mensagem

Registrado em: 21.03.2011(Seg)16:31
Mensagens: 3
Localização: Jundiaí - SP
Mensagem Droseras germinando - Filme de pvc e ventilação das mudas
Boas meus caros colegas de fórum. Essa é a minha primeira postagem aqui, espero que eu possa colaborar com essa comunidade.

Claro que eu já venho com uma dúvida que esta acabando comigo. Creio que comecei errado, mas foi uma experiência com sementes de PC, a minha primeira.

Usei um método meu, que pretendo explicar passo-a-passo em outro post, o importante é que plantei sementes de vários tipos de droseras e de dionaea no mesmo preparado e "selei" o vaso com filme de pvc. Depois de 14 dias, surgiram muitas germinações de Drosera Burmannii e algumas de Drosera Intermedia. Atualmente elas estão com 1 ou 2 milímetros e eu tenho uma dúvida sobre se já posso retirar o filme de pvc que sela o vaso, caso eu não retire esse filme as plantas podem ser prejudicadas?

Para mim a grande questão é quanto tempo ou que tamanho as plantinhas precisam ter para eu ser obrigado a remover o filme de pvc? As outras sementes que não germinaram poderão ser prejudicadas quando eu remover o filme de pvc?

Como vocês viram são muitas dúvidas, mas todas relativas aos efeitos do filme de pvc na evolução das plantas e na germinação das restantes. Vou tentar postar fotos do vaso em breve, o problema é que elas são minúsculas e não tenho uma boa câmera em mãos.

EDIT: O vaso só pega sol entre o nascer e às 9:00 horas da manhã, após isso ele vai para outra janela aonde tem muita luz mas nenhum sol direto (a laje da casa funciona como um telhado que vai 40cm além da paredes da casa) e mesmo nessa outra janela se formam muitas gotículas no filme de pvc. O vaso não é plástico, é de metal, o musgo fica sobre uma superfície de plástico que fica "suspensa" no interior do vaso (esta colada na lateral), essa superfície de plástico tem furos que evitam excesso de água no musgo e tem uma reserva de água no fundo do vaso, mais ou menos uns 5 centímetros.

Eis o meu projeto para esse vaso que é assunto dessa minha dúvida: http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=8206

Agradeço a todos que estão dando dicas sobre os próximos passos nos cuidados com essas novas pequeninas. Vou tentar postar logo mais à noite, em outro tópico, as fotos do método que usei nesse vaso, assim fica mais fácil para vocês entenderem como esta funcionando esse filme de pvc.


Editado pela última vez por Lucksfire em 23.03.2011(Qua)12:53, em um total de 2 vezes.



21.03.2011(Seg)16:45
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 03.03.2011(Qui)14:24
Mensagens: 104
Localização: Cotia-SP
Mensagem Re: Droseras germinando - Filme de pvc e ventilação das muda
Olá Lucksfire, seja bem vindo!

Na minha opinião a manutenção do filme de PVC irá manter as mudinhas protegidas e dar a chance das outra sementes germinarem.

Não tem problema deixar o PVC por mais tempo, desde que não apareçam fungos. Quando as mudinhas estiverem um pouco mais fortes e maiores, faça o replantio com muito cuidado para não quebrar as raízes.

Aproveitando: completa seu perfil, se soubermos sua localização saberemos algo sobre sua região, umidade e temperatura, podendo opinar com mais segurança.

_________________
Abraços

Fêla
Growlists & Wishlists


21.03.2011(Seg)17:02
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Droseras germinando - Filme de pvc e ventilação das muda
Não retire o filme de PVC de uma só vez, faça furos com um palito e aumente
a quantidade dia após dia. Com esse processo simples você evita que as
pequenas plantas se desidratem. :wink:

_________________
Droseraholic!!!


21.03.2011(Seg)19:16
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem Re: Droseras germinando - Filme de pvc e ventilação das muda
Troque o filme plástico por uma garrafa PET cortada (num tamanho que encaixe perfeitamente no vasinho). Vai ter a mesma função protetora, com espaço para as mudinhas crescerem.


22.03.2011(Ter)0:07
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Droseras germinando - Filme de pvc e ventilação das muda
No caso das PET, segue uma sugestão de montagem DIY (tutorial):

viewtopic.php?f=23&t=1746&hilit=estufa+garrafa+PET

Espero que ajude. :wink:

_________________
Droseraholic!!!


22.03.2011(Ter)8:35
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem Re: Droseras germinando - Filme de pvc e ventilação das muda
Vlw mesmo Carlos, eu sabia que tinha um tutorial assim. Eu só sugeriria a vedação total (PETs sem os buracos de ventilação).


22.03.2011(Ter)8:58
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Droseras germinando - Filme de pvc e ventilação das muda
OK, mas eu só faria isso se as sementes não forem expostas diretamente
ao sol, senão podem cozinhar.

_________________
Droseraholic!!!


22.03.2011(Ter)9:18
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 29.08.2008(Sex)19:18
Mensagens: 298
Localização: são pedro rj
Mensagem Re: Droseras germinando - Filme de pvc e ventilação das muda
Muito bem lembrado Carlos, quanto mais luz melhor, mas deixar no sol direto é fatal!


22.03.2011(Ter)15:26
Perfil

Registrado em: 21.03.2011(Seg)16:31
Mensagens: 3
Localização: Jundiaí - SP
Mensagem Re: Droseras germinando - Filme de pvc e ventilação das muda
Boas senhores! Adicionei mais informações no meu texto e coloquei todo o meu projeto aqui no fórum, o link esta ali encima. Acho que com ele dá para entender melhor como as plantinhas estão.

Obrigado pela atenção!


23.03.2011(Qua)12:56
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 9 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB