Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 19.06.2025(Qui)3:52

Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Opiniões sobre fungo e replantio 
Autor Mensagem

Mensagem Opiniões sobre fungo e replantio
Pessoal, minha dionaea começou a murchar e secar pelas folhas.. achei estranho e achei que poderia ser fungos.

Tirei ela do vaso, abri o substrato e foi tiro e queda.. deixei ela de molho em água descansada e fui ferver o musgo, para higienizá-lo... Enquanto isso pecebi que havia 2 risomas.. dividi ele deixei as duas mudinhas de molho...

Enfim.. a questão é que uma muda estava bem afetada e a outra não.. plantei a muda afetada num vaso isolada e a não em outro que eu comprei no mesmo dia.. e salpiquei canela nos dois vasos (boa idéia? vi isso no site do International Carnivorous Plant Society).

O novo vaso está abaixo, não sei se está ok, pois acho que o nível da água está bem abaixo do que deveria estar.. avaliem, por favor.

Planta muito afetada pelo fungo.. replantada isolada com nível da água bem alto...
Imagem

A mudinha não muito prejudicada replantada em um vaso maior... (que eu acho que o nível da água está baixo)..
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

29.08.2010(Dom)20:20

Mensagem 
Olha eu não entendo muito de Dionaea, estou conseguindo germinar umas agora...
Mas axo que seria bom cortar umas armadilhas que estão podres na afetada..

também coloco canela aki quando vejo algum sinal de fungo..
parabens, boa sorte.

31.08.2010(Ter)16:37

Mensagem 
fungo = nome de doença ai em portugal?
Se for o caso, limpa bem a dionaea com agua da chuva, deixa secar um bocado o substrato onde ela esta posta (podes por turfa porque crescem melhor nela, pelo menos aqui em Paris)
porque muita agua as vezes faz apodrecer as raizes, e favoriza a proliferação das doenças de plantas (por exemplo, o que nos chamamos aqui "champignons", nada a ver com os cogumelos ok? :lol: )

01.09.2010(Qua)6:58
Perfil YIM Visitar website do usuário

Mensagem 
malombraz escreveu:
Olha eu não entendo muito de Dionaea, estou conseguindo germinar umas agora...
Mas axo que seria bom cortar umas armadilhas que estão podres na afetada..

também coloco canela aki quando vejo algum sinal de fungo..
parabens, boa sorte.

Não entendi o lance da canela, pode explicar melhor??? em pó??? pau??? pulveriza??? serve para semeaduras de Neps tambem???

01.09.2010(Qua)13:32

Mensagem 
aidi escreveu:
fungo = nome de doença ai em portugal?

Aí em Portugal? Olha minha localização.. O.o hehe
Não cara, fungo é fungo.. ele até pode causar doenças mas eu desconheço nomes.. =D

rodgaba escreveu:
Não entendi o lance da canela, pode explicar melhor??? em pó??? pau??? pulveriza??? serve para semeaduras de Neps tambem???

A canela é um poderoso antifúngico.. eu particularmente salpico canela em pó sobre o substrato..

Outra coisa, vocês acham que ta muito baixo o nível da água pra essa dionaea?

01.09.2010(Qua)15:29

Mensagem 
rodgaba escreveu:

Eu ponho canela em pó em um copo, misturo com agua até ficar bem escuro, dai filtro com algum pano ou etc..
e ponho no substrato onde parece ter fungos.

thiagom escreveu:
Outra coisa, vocês acham que ta muito baixo o nível da água pra essa dionaea?

A da primeira foto acho que tem que diminuir um pouco, como o aidi falou, é melhor não deixar encharcado para não favorecer a proliferação de fungos e etc.
a outra acho que esta bom..., se der para aumentra um pouco seria melhor, pq com o nivel baixo qualquer vacilo já fica sem agua dai é perigoso..

01.09.2010(Qua)20:40
Mensagem Já que o tópico é sobre fungos...
quero perguntar uma coisa sober fungos tbm...
nesse tópico : http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... 5_s-0.html
apareçe fotos e explicações sobre as Dionaeas e na foto que apareçe(da dionaea) tem uns pequenos cogumelos ali, eu queria saber se isso éh normal ? e se isso prejudica a planta? pq tem apareçido alguns na minha N.Alata, e pq isso ocorre ?
obrigado.

03.09.2010(Sex)18:25

Mensagem 
isso é um problema, nem tanto pelo cogumelo mais sim pelo solo já que cogumelos preferem solos mais alcalinos e ricos em nutrientes (é isso mesmo?)

04.09.2010(Sáb)0:04

Mensagem 
Para efeito de informação, as dionaeas estão reagindo. As duas voltaram a lançar brotos novos..

A canela funcionou naquela que estava debilitada e o nível da água da outra não ficou baixo porque ela tem respondido bem. Ambas em sol pleno o dia todo...

Logo postarei algumas fotos..

Abçs e obrigado a todos!

08.09.2010(Qua)15:58

Mensagem 
Pessoal, Coloquei minha dionaea na geladeira e algumas armadilhas estão pegando um fungo branco, tipo uns pelinhos, uma penúgem branca, onde tinha pego inseto e na base de uma das armadilhas, o que devo fazer?

26.09.2010(Dom)23:43
Responder   [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo