opa,
então vou molhar a dionaea por baixo colocando todos os dias água até encher o pratinho.
E a Nepenthes somente por cima em abundância e borrifando as folhas c/ água.
Os jarros colocarei um pouqinho de água sempre que eles estiverem vazios.
Mas olha só que coisa, eu penso assim, embora, é claro que pode não ser verdade, mas se para a Nepenthes alata colocaram esse treco meio marrom por todo prato, eu acho que será da mesma forma bom para minha dionaea, pois manterá a umidade.
É quase certo que aquilo ali não é coco não, pois aquele treco tá vivo parece, pois são meio que umas raízes, que ficam bem grudas umas das outras, mas elas não são verdes, são vermelhas bem escuras, marrons, pode ser que seja esse bode, mas vai saber se elas estão por todo pote mesmo da Nepenthes né, eu é q não vou ficar cavando para saber se tem outra coisa no fundo.
Realmente minha Nepenthes é alata, mas achei ela bem parecida com essa que tinha escrito o nome:
http://images.google.com.br/imgres?imgu ... N%26um%3D1Olha só que coisa engraçada. Hoje de manhã(07/05/09) tinha um ser vivo rodeando o pote de água da Nepenthes e como no dia anterior tinha tirado uns 5 cm desse treco que tinha no substrato da Nepenthes para por no substrato da dionaea eu acho que o ser que tava agora ali fora veio de lá, então eu coloquei ele de volta na Nepenthes e em 3 segundos ele se enterrou e sumiu, rsrs, tá ele pode matar ela, mas pô, ele veio dali meu, fiquei com pena, foto do animal:

Minha planta sobreviverá será se for bode? ou sei lá o que? Eu acredito que sim pô, teoricamente né, pq a Nepenthes não é a dionaea, mas aquele treco segura umidade q vou t dizer.
Vou tentar bater fotos de dia, minha câmera não ajuda também, rsrs, vou tentar conseguir fotos melhores, até dei uma ampliada nas que bati(abaixo seguem as fotos ampliadas), mas perde-se a definição. A foto do animal aí em cima ficou boa, nítida, então acho q de dia ficarão melhores sim.