Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 19.05.2025(Seg)16:36

Responder  [ 47 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 Dionaea Vegetariana 
Autor Mensagem

Mensagem 
Bem gente já desisti de fazer ela comer um insetinho que seja.... acho que vou ter que assumir que minha dionaea é especial!
Estou colocando umas fotinhos dela (espero que sai direito pois não sei usar fórum muito bem)
Já estou com ela tem uns 4 ou 5 meses.
Quando eu comprei ela tinha o peciolo bem curto e as armadilhas estavam vermelhinhas.
Agora ela tá assim toda alongada e as armadilhas estão claras, além disso algumas estão viradas para fora e continuam pequenas.
Sempre deixo ela na janela pegando o sol da manhã e fiz um espécie de cachepo com um garrafa pet que sempre deixo cheio de água.
Não sei se ela está bem... vocês que têm mais experiência poderiam avaliar por favor?
Segue as fotos
OBRIGADA!!!

Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem Imagem

13.09.2009(Dom)23:54

Mensagem 
Olá Trix, bem vinda ao forum novamente! (:
Bom, sinto muito lhe informar, mas ela não está muito bem..
Como estava descrito na primeira pagina desse tópico pelo Vinicius Graça, a Dionaea tem seu interior vermelho, assim como quando você a comprou.. Quanto mais vermelha, mais saudável ela está!
Para que a sua se recupere é necessário alguns cuidados básicos:
- manter sempre uma vasilhinha com água em baixo dela. Preferencia à agua da chuva ou da torneira mesmo com 48h de repouso para que o cloro evapore.
- Dionaeas adoram sol pleno, inclusive é ele que garante a cor avermelhada dela. Acostume-a ao sol aos poucos para não "torrá-la". Por exemplo, adicione uma hora de sol por semana, evitanto os horarios mais quentes (11h às 15h). Após a adaptação ela pode permanecer o dia inteiro no sol.
- se for possível, adicione o musgo sphagnum sobre o substrato dela para ajudar na umidade ao redor da planta.
- me parece que tem uma armadilha que apodreceu ali, certo? se ela já estiver totalmente escura, você pode cortá-la, caso contrario ela pode entrar em decomposiçao e se transformar em adubo, prejudicando a planta [natural de solos pobres]
Acho que inicialmente, isso é o mais importante. Conforme as folhas forem voltando ao tamanho e cores anteriores (mais saudáveis), provavelmente você perceberá que ela irá capturar insetos sozinha. :wink:
Boa sorte com sua Dionaea, e pesquise mais sobre ela aqui no fórum!

PS: se eu estiver errada, os mais experientes me corrijam..

14.09.2009(Seg)0:30
Moderador

Mensagem 
Nossa Trux, tua plantinha tá TAO ruizinha q acho q eu tacaria direto no sol e de repente até adubaria, ela está precisando mudar de ambiente URGENTE.

Abs, Fernando

14.09.2009(Seg)1:46
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
AI SOCORRO!! Não sei o que fazer pois eu já deixo ela sempre pegando sol (na parte da manhã) e tb deixo sempre o vasinho dela mergulhado em água (é filtrada mas vou passar a deixar 48h pra perder o cloro). Sempre que uma folha apodrece eu retiro (mas somente quando ela tá toda pretinha)
O que eu faço? compro musgo e troco ela de vaso?
Acho que vou comprar agua mineral pra ela (pelo menos até ela se reabilitar)
Quanto a essa história de colocar adubo... isso não vai fazer mal a ela naum?
Acho que o problema dela é inanição... rsrs

14.09.2009(Seg)18:08
Moderador

Mensagem 
Trix, o mais importante agora é SOL!!! Obviamente tua planta não ta recebendo sol suficiente, ela tá verdinha demais. Mude tua planta de lugar e quando ela estiver melhor falamos de outras coisas q vc pode fazer.

Alias, considerando q estamos saindo do inverno no Brasil, vc lembrou de deixá-la pegar um friozinho durante os ultimos meses, p/ imitar a dormência pela qual elas normalmente passam nos seu habitat??

Abs, Fernando

14.09.2009(Seg)18:23

Mensagem 
Essa questão da dormência eu não fiz naum....
Quanto ao sol vou tentar mudar ela de lugar o problema é que aqui em casa é ruim de sol pra caramba!
Assim que tiver alguma mudança no estado dela eu posto novas fotinhos

14.09.2009(Seg)20:44
Moderador

Mensagem 
Onde vc mora? Dependendo da cidade, precisa ate colocar a planta na geladeira no inverno. Se não der dormencia eventualmente elas morrem. Pode ser por isso q a tua ta assi. quando vc comprou?

Abs, Fernando

14.09.2009(Seg)20:47

Mensagem 
Fernando aproveitando ai a deixa, qual a epoca pra colocar as Dionaeas na geladeira pra dormencia? ja que minha cidade Fortaleza/Ceará não tem epoca fria. de que Mês até qquanto tempo??

e Trix acho que não é aconselhavel dar água mineral para sua planta ja que as plantas carnivoras podem morrer devido aos minerais! Coloca ela em um lugar com bastante sol e água descansada por 48h se realmente não tiver sol acho que da pra fazer uma luz artificial pelo que vi em alguns topicos, mas ai uma pessoa mais experiente pode te explicar melhor que eu.Ou até quem sabe vc fazer uma mini estufa pra ela ai pode ser que de uma melhorada!

Growlist&Wishlist

Fotos Minhas PC´s

14.09.2009(Seg)23:28

Mensagem 
Marcelucena, desculpa intrometer mas já me intrometendo.. Como você mesmo disse, a dormência serve para imitar a época fria que as pcs passam no habitat delas, ou seja o inverno.. Você pode colocá-las na geladeira em junho, por exemplo, e deixá-las lá por dois meses.. pesquise mais no fórum, há muitas informaçoes sobre isso ;]

14.09.2009(Seg)23:44

Mensagem 
Jackie escreveu:
Marcelucena, desculpa intrometer mas já me intrometendo.. Como você mesmo disse, a dormência serve para imitar a época fria que as pcs passam no habitat delas, ou seja o inverno.. Você pode colocá-las na geladeira em junho, por exemplo, e deixá-las lá por dois meses.. pesquise mais no fórum, há muitas informaçoes sobre isso ;]

Que é isso Jackie pode se intrometer a vontade hehehehe! é o que eu imaginava mesmo mas queria uma certeza e ja dei uma procurada no forúm sim sobre isso mas é porque tem pouquissimas pessoas da minha região por aqui e como o clima aqui é tão diferente por isso que to perguntando e também ja vi algumas pessoas falando que tem algumas dionaea que não precisam da dormencia por ser "acostumada" a não ter, eu não acredito nisso mas custa nada tirar esta duvida neh?? Então deve-se colocar a planta na geladeira na parte inferior (envolvida por um saco plastico?) por 2 meses apartir de junho não é isso?

Obrigado Jackie!

Growlist&Wishlist

Fotos Minhas PC´s

15.09.2009(Ter)0:03
Responder   [ 47 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo