|
Portal • Registrar •
FAQ
• Pesquisar • Entrar
|
Dionaea red piranha "NBA"
Autor |
Mensagem |
Marcelucena
Registrado em: 07.09.2009(Seg)17:26 Mensagens: 246 Localização: Fortaleza/Ce
|
Pedro Batalha escreveu: Todos disseram iluminação e foi o que pensei também, mas seguindo a lógica de que quanto menos iluminação, mais alongados, eretos e finos serão os pecíolos das folhas (como nesse caso - é como se a planta estivesse se esticando para procurar mais luz)... e o contrário também seria verdade: quanto maior a exposição à luz, mais curtos, largos e baixos, os pecíolos. Lembro de ter lido isso aqui no fórum, mas faz tanto tempo que posso estar me confundindo (se alguém puder confirmar...)
Seguindo essa lógica, se você der ainda mais luz, talvez ela volte ao estado "rasteiro". Mas pessoalmente falando, sendo essa uma planta tão especial, se você não quiser fazer essa experimentação com ela (por segurança), sugiro tentar com a variedade mais comum, mais fácil de ser encontrada. Dependendo dos resultados, você decide o que fazer...
De qualquer modo, a foto ficou muito bonita! Parabéns! Faz muito sentido isso que o Pedro falou! acho que realmente pode ser isso. Quando a iluminação não está adeguada as folhas se alongam pra tentar buscar uma iluminação melhor.Mas de qualquer forma ela ficou foi mais bonita assim hehehehe.
_________________ http://www.flickr.com/marcel_lucena
Growlist&Wishlist
Fotos Minhas PC´s
|
14.10.2009(Qua)9:49 |
|
 |
MarcielS
Destaque
Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36 Mensagens: 758 Localização: São Paulo - SP
|
Obrigado a todos que participam deste tópico.
Sobre a iluminação ter influência sobre este aspecto, é bom dizer que várias Dionaeas do cultivo do Marcos Ono tb tem essa caracteristica (ver no Orkut do Marcos).
E ele não usa luz artificial né?
Então é realmente algo a se estudar pois ainda não é certo que seja a quantidade da luz.
Abç
MarcielS
|
14.10.2009(Qua)10:02 |
|
 |
RTGR
Destaque
|
MarcielS escreveu: Iluminação: lâmpada econômica PLL 45w branca (6500k), 21w amarela (2700k) Marco: Agora eu li sobre a "especificação" da iluminação.... ela está boa, mas não está perfeita não.... talvez a dionaea esteja crescendo sim para procurar uma iluminação mais adequada... vc notou que ela perdeu coloração depois de um tempo ou não? Recomendo trocar a 21W amarela ou colocar outra de 21W.... o ideal é 80W e em torno de 11000k.... li um tópico sobre iluminação aqui, só não lembro onde...... se quiser, verifico prá vc! abs RTGR
_________________ GrowList/WishList
|
14.10.2009(Qua)11:38 |
|
 |
MarcielS
Destaque
Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36 Mensagens: 758 Localização: São Paulo - SP
|
Olá RTGR.
Realmente a luz que tenho não é suficiente para as Dionaeas, Dróseras, Sarras e Utricularias (alteração nas cores), mas parece ideal para Neps e Pinguiculas.
Estou montando um esquema mais Pró com lâmpadas "Grolux" para as Dionaeas. Por ora vou seguir a sua recomendação e acrescentar mais uma de 21w.
Abç
MarcielS
|
14.10.2009(Qua)12:01 |
|
 |
Pedro Batalha
Destaque
Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32 Mensagens: 534 Localização: Niterói-RJ
|
MarcielS escreveu: Olá RTGR.
Realmente a luz que tenho não é suficiente para as Dionaeas, Dróseras, Sarras e Utricularias (alteração nas cores), mas parece ideal para Neps e Pinguiculas.
Estou montando um esquema mais Pró com lâmpadas "Grolux" para as Dionaeas. Por ora vou seguir a sua recomendação e acrescentar mais uma de 21w.
E depois posta pra gente se houve alguma mudança (com fotos, se não for pedir muito! .gif) )
15.10.2009(Qui)12:01 |
|
 |
alanzanella
|
A minha vermelha tá linda tá assim  Agora a verde tá grudada no solo desde que chegou ou seja a um ano,ela ta assim:  [/quote] e a minha Tipica está assim:  Detalhe elas ficam uma da lado da outra...tudo iguazinho,sol,agua e etc.
|
16.10.2009(Sex)23:59 |
|
 |
PinguimN
Registrado em: 11.01.2009(Dom)18:23 Mensagens: 70 Localização: Maringá, Paraná
|
Parabéns MarcielS e alanzanella, vocês possuem excelentes exemplares!
Quanto ao tamanho da Dionaea, a minha começou alongada e com o tempo fou ficando "colada" no chão, pensei que fosse a iluminação, já que quanto mais ela "diminuia", mais as armadilhas cresciam...
_________________ By PinguimN. []'s
|
22.10.2009(Qui)23:32 |
|
 |
|