Autor |
Mensagem |
rafaeko
Registrado em: 24.01.2010(Dom)18:45 Mensagens: 64 Localização: (RS) PORTO ALEGRE
|
sandropriebe escreveu: Minha dionaea foi comprada em setembro ou outubro do ano passado, estava grande, cheia de armadilhas, bem vermelhas por sinal, tudo beleza... Mas de algumas semanas pra cá andou fazendo um calor absurdo (Porto Alegre - RS), chegou a fazer uns 48º! Não sei se foi por isso, se tem a ver, mas as armadilhas começaram a secar e pretear bem mais rápido, e a umas duas semanas começaram a aparecer armadilhas MUITO pequenas! No começo eram só algumas, bem embaixo, meio escondidas até, parecia ser outra planta, mas creio que não! Agora tem aparecido muitas, e todas minúsculas, e as maiores não chegam a ficar vermelhas, acabam secando antes disso! A foto não ajuda muito, é de celular, mas dá pra ver o tamanho! O que está havendo? Valeu, abraços!   cara é o seguinte provavelmente as tuas plantas forao criadas em recinto fechado com luz artificial, no momento q tu coloca elas na luz natural elas preteao e morrem mas as novas q comçao a crecer elas se acustumao e nsce novas plantas pode deixar no sol quanto mais melhor! e normal isso acontecer. ps: eu tanbem moro em porto alegre , onde tu compro as tuas dioneais?
|
26.02.2010(Sex)18:57 |
|
 |
sandropriebe
Registrado em: 31.10.2009(Sáb)14:25 Mensagens: 20 Localização: Porto Alegre - RS
|
Cara, tu não entendeu! Não é uma planta nova, já tenho ela a MESES, já está mais do que acostumada ao sol, estava cheia de armadilhas (chegou a ter umas quinze), bem vivas, grandes e vermelhas!!! De uns tempos pra cá é que ficou assim, ACHO que desde que começou o calor exagerado, e agora começaram a sair essas micro armadilhas!!
|
26.02.2010(Sex)19:28 |
|
 |
Bruno Millan
Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43 Mensagens: 1271 Localização: São Paulo - SP
|
Ja faz quanto tempeo que as micro nasceram?

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras: http://carnivorastop.blogspot.com/
|
26.02.2010(Sex)19:30 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
sandropriebe, provavelmente o que sua planta tem é falta de dormência, se já tem ela faz tempo, e não colocou ela na dormência no último inverno, então é bom preparar para comprar outra planta.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
26.02.2010(Sex)19:42 |
|
 |
sandropriebe
Registrado em: 31.10.2009(Sáb)14:25 Mensagens: 20 Localização: Porto Alegre - RS
|
Bom, eu comprei lá por outubro do ano passado, ela estava bem pequena e verde! Fui acostumando ao sol e ela foi ficando maior, com mais armadilhas e bem vermelha! Estava muito bem até duas ou três semanas atrás, quando começaram a aparecer as micro armadilhas! Dormência assim tão fora de época?
|
26.02.2010(Sex)20:44 |
|
 |
Bruno Millan
|
Achei que elas se adaptassem, pelo menos foi o que me disseram, que se adaptam e realizam a dormência naturalmente ou nem realizam.

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras: http://carnivorastop.blogspot.com/
|
26.02.2010(Sex)20:47 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
Sua planta não está entrando em dormência, ela está morrendo por falta de dormência.
Isso se ela não teve dormência no ano passado, já que comprou ela após o período indicado para dormência.
As plantas carnívoras não se adaptam para "pular" a dormência, elas obrigatoriamente precisam entrar em dormência, seja natural (com o frio do inverno), seja artificial (na geladeira).
O talvez possa salvar ela é ir pra uma dormência forçada agora, mesmo fora de época, coloca ela na geladeira, num saco plástico, com vaso e tudo, por uns 20 dias, aí vc tira ela da geladeira e vai readaptando ela ao sol novamente.
Não esquecendo que daqui alguns meses o inverno chega e ela precisará entrar em dormência novamente, o que talvez possa ser muito estressante para ela.
Só uma pergunta, essa sua planta produziu flores? independente se ela produziu sementes ou não, você deixou alguma haste floral crescer?
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
26.02.2010(Sex)21:17 |
|
 |
Bruno Millan
|
Verdade, a flor pode ter tirado sua força, ano passado minha planta morreu por causa de um problema em sua flor, que tirou muita força dela.

|
26.02.2010(Sex)21:47 |
|
 |
sandropriebe
|
Não, não produziu flores e nem mesmo a haste! Estranho é que ela estava super bem, com muitas armadilhas, bem vermelha, parecia bem saudável! Vou ver se ponho na geladeira então!
|
27.02.2010(Sáb)12:12 |
|
 |
sandropriebe
|
Outra coisa, com o frio que faz aqui no sul no inverno, como ela ficaria sem dormência?? Veio de outro lugar? Cresceu em estufa??
|
27.02.2010(Sáb)12:19 |
|
 |
|