Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 18.06.2025(Qua)21:13

Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Flores x Polinização 
Autor Mensagem

Mensagem Flores x Polinização
Olá Rodgaba, para polinizar dionéias é preciso considerar que elas são plantas SI (Self-Incompatible). Traduzindo, é necessário polinização cruzada ou seja você tem que ter outra planta (geneticamente diferente) e que esteja em floração simultânea, e aí colocar pólen de uma planta no estigma da outra planta. O pólen você sabe é o pó amarelo. O estigma fica no centro da flor (da dionaea) e é o órgão receptor feminino. É uma operação delicada. Já obtive uma época mais de 400 sementes. Praticamente todas germinaram. Depois não tive cuidado com a agua e os seedlings foram enfraquecendo e tudo virou uma grande frustração. Agora dou muita importancia à agua para borrifar em todas as minhas PCs. Será que alguém do fórum tem experiência em efetuar com sucesso a polinização com uma única planta de dionaea? Ainda não tenho conhecimento de auto-polinização nas Fly-traps. Fica aí uma pergunta aos nossos biólogos! Se eu estiver enganado em alguma coisa fiquem à vontade para corrigir-me. Um abraço à todos do fórum! Pedro Ivo.

14.09.2010(Ter)16:11

Mensagem 
é só você encostar o polen no negocinho amarelo maior no centro, acho que o nome dessa bagaça é pistilo...é isso ?

14.09.2010(Ter)18:48

Mensagem FloresXPolinização
Fernando Rivadavia! Socorro!!
Somente você poderá nos salvar! Apareça!

15.09.2010(Qua)14:27

Mensagem 
@Pedro Ivo Pereira: Só uma coisa, eu tinha apenas uma Dionaea e sempre utilizei o polen da própria flor para polinização, sempre obtive sementes e grande maioria delas germinou.

15.09.2010(Qua)15:48
Destaque

Mensagem 
eu nem coloco a mão e sai um tanto de semente... e germina bem tb

Fotos das minhas plantas

15.09.2010(Qua)18:58
Perfil ICQ YIM

Mensagem FloresXPolinização
Interessante, pessoal! Eu nunca conseguí polinização com pólen da mesma planta/flor para as Dionaea. Qualquer oportunidade próxima vou tentar novamente. É...vivendo e aprendendo... Está aí então Rodgaba, vale a pena tentar! Abraços a todos. Pedro Ivo.

16.09.2010(Qui)11:20

Mensagem 
Deixe ver se eu lembro :?
Pedro Ivo, eu só tenho uma planta adulta, e ela já produziu sementes bem férteis por auto-polinização. Dois anos atrás deixei ela "se virar sozinha", mas não deu muitas sementes. O ano passado cuidei da polinização, e deu um montão de sementes (20-25 sementes para cada flor, e tinha umas 15 flores).
Só que, nas minhas mãos, quando o pólen de uma flor fica maduro, a mesma flor já não aceita mais pólen. Assim, se tentar encostar o pólen de uma flor na mesma, não vai obter muitas sementes (digamos, 4-5 por flor). Tem que pegar o pólen maduro de uma flor, e encostá-lo numa outra flor que acabou de abrir completamente as pétalas.
Rodgaba, a pinça é ótima. Vai ver que se a flor for fecundada, logo as pétalas vão murchar um pouco e ficarão enroladas e marronzinhas (enfim, murchas :lol: ). Daí, devagarzinho, devagarzinho, a parte central da flor (ainda verde) vai aumentar de tamanho, produzindo as sementes. Com o tempo toda a flor vai ficar bem preta e seca, mas cuidado! Tem que esperar pelo menos que um pouco da haste floral, perto da flor, vire preta também. As sementes estão protegidas por um "envelope" bem fininho, que no final, quando estiver bem preto e seco, acaba abrindo um pouco (daí você vai poder enxergar as sementes pretinhas e lisas). Neste ponto, pode retirar as sementes.
Demora, deixe pensar... um mês e meio? Mais ou menos...
Boa sorte!!
Roberto

16.09.2010(Qui)13:26

Mensagem 
É isso mesmo RobertoR, as minhas eu sempre pego quando abrem ou no máximo um dia após, e faço a polinização manual, sempre tiro em torno de 8 a 12 sementes.

16.09.2010(Qui)15:47

Mensagem 
RobertoR: Muito obrigado, explicação perfeita. Na minha sairam vaaaarias flores e algumas já estao com as pétalas enrrolando e ficando pretas e outras que estão abrindo e vou poliniza-las tambem, agora é esperar e torcer para dar sementes.

17.09.2010(Sex)11:05

Mensagem Flores x Polinização
Olá Rodgaba e demais que participaram deste tópico: Após troca de MPs com o Fernando Rivadavia o assunto ficou claro para mim; vejamos... na minha colocação dia 14/09/10 eu estava convicto que as Dionaea não eram capazes de produzir sementes por polinização com pólen da mesma flor; eu estava enganado, como podemos ver pelos relatos dos outros colegas que já obtiveram resultados satisfatórios; pudemos tirar conclusão também que através da polinização cruzada podemos ter um melhor rendimento (maior número de sementes por flor) e também maior taxa de germinação. É isso aí pessoal! Fiquei contente com esta redescoberta porque podemos obter sementes mais facilmente com apenas uma planta de Dionaea. Ficar atento quanto a maturidade dos elementos: pólen e estigma/pistilo podem ocorrer em dias diferentes, ou seja quando o estigma/pistilo (no centro da flor) está receptivo, o pólen já não está mais ativo... Um abraço a todos. Rodgaba: obrigado pela oportunidade de aprender um pouco mais...Até mais.

22.09.2010(Qua)9:19
Responder   [ 22 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo