dionaea muito Debilitada!!!
Autor |
Mensagem |
rafiki
Registrado em: 01.08.2008(Sex)19:23 Mensagens: 133 Localização: Salvador/BA
|
O principal mesmo é instruir as pessoas que convivem contigo que podem atender o esquadrão anti-dengue a não deixar colocar o remédio!! A parte mais dificil é com as secretárias, elas sempre cedem às pressões :S
|
01.04.2009(Qua)22:20 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
Minerium, fique tranquilo, por alguns motivos, o mosquito transmissor da dengue tem um período de desenvolvimento larval de aproximadamente 7 a 10 dias, a fêmea não vai depositar os ovos na água do pratinho num dia e no dia seguinte todos da casa estarão com a doença, ainda mais se você está tomando o cuidado de trocar a água todos os dias. Outra coisa, o pH da água do pratinho é razoavelmente baixo, o que dificulta o desenvolvimento das larvas, muitas vezes até impede, digo isso por experiência própria dos vasos daqui de casa, não se esqueça que o sphagnum mantém o pH do ambiente pra planta bem baixo (isso também ocorre em alguns rio da amazonia, onde há grande quantidade de matéria orgânica nas águas e mantém o pH baixo, impedindo o desenvolvimento dos mosquitos, ou seja, pescaria maravilhosa sem nenhum mosquito atrapalhando).
Uma coisa que você pode fazer, e eu fazia aqui muito antes de montar minha bancada, é utilizar um fundo de garrafa de coca-cola de 2 litros, desde que seu vaso seja o nº 01 (de violeta), você corta o fundo um pouco acima daquela curvinha que ele tem na parte de baixo, e assim ele encaixará perfeitamente no vaso, não deixando que nenhum mosquito entre em contato com a água, aqui eu deixava até 15 dias os vasos com água sem trocar e não aparecia larva alguma. Caso não tenha entendido direito, posso postar umas fotos.
Desculpe se não fui muito claro na explicação.
Abraço.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
02.04.2009(Qui)6:25 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Olá ! em meio à explosão dos casos de dengue no ano passado aqui no Rio, optei pelos bogs para o cultivo das sarracenias, dionaeas e droseras (as nepenthes ficam suspensas, sem os famigerados pratinhos de água) ! achei a solução excelente, a água entra por um tubo cuja boca pode ser fechada por uma tela e fica no subsolo, onde os mosquitos não se interessam em depositar os ovos... e se depositarem a tela não deixa que eles subam depois... Dêem uma olhada nos tópicos de bogs, que ali se encontra uma grande variedade deles, para todos os tipos de plantas, todos os tamanhos e todos os bolsos, desde os bogs individuais até os coletivos. Espero ter ajudado. Um abraço a todos.
|
02.04.2009(Qui)6:59 |
|
 |
vhalveruth
Registrado em: 19.02.2009(Qui)0:39 Mensagens: 161 Localização: Ituporanga - SC
|
bom, eu moro em sc, aqui o problema da dengue não ta qu nem no rio, mas s que pra minha dionaea eu fiz um substrato de sphagnun em um vaso grande com uma bela camada de argila espandida, o vaso é um dakele mais compridos e mais altos.... sei q l´[a consegui colocar mais de um litro de agua e não deixar agua na superficie do substrato... hj vou transferir minha plantinha para este vaso
( tb acho que nãofui claro, mais é q tenho q sai pro trabalho)
|
02.04.2009(Qui)7:47 |
|
 |
Minerium
Registrado em: 26.03.2009(Qui)19:48 Mensagens: 25 Localização: BH/Minas Gerais
|
Bode , Francisco Eduardo e vhalveruth Olá ! Obrigado pelas dicas! Bode, quando vc tiver tempo quero ver sim as fotos, pois por enquanto só tenho uma dionaea. Quero ter certeza de que saberei cuidar para obter outras futuramente. Francisco Eduardo, vhalveruth, vou procurar saber melhor sobre bogs, ainda sei pouco sobre pcs. Mas do pouco tempo que estou aqui, aprendi muito e estou vendo que ainda há muito para aprender. O engraçado é que eu achava que já sabia alguma coisa pois, cultivo outros tipos de plantas...
Não posso deixar de comentar que um desses agentes sanitário esteve aqui a alguns dias e foi quase intransigente (estúpido),quanto aos pratinhos. Provavelmente ele deve ter ordens para isso. Isso virou uma neura aki na minha região ( Os casos realmente aumentaram ) . Se você se recusar a abrir sua porta eles vem com ordens judiciais...Mas, agora vem o curioso, em frente a onde moro, há um terreno de +- uns 5,000 m , murado etc... porém lá dentro tem entulho e lixo ( que a própia vizinhança joga ) e ninguém toma providência!!! Então eu falei para o agente: você tá achando ruim de um pratinho ,que eu cuido todos os dias? Você já olhou para dentro daquele lote? Aí a resposta dele: ... ... ... Não teve resposta. As campanhas são boas, as rádios falam sem parar, no assunto mass... nem todos fazem a sua parte... mas isso é uma outra conversa...rsrss Abs!
|
02.04.2009(Qui)9:21 |
|
 |
balbinow
Registrado em: 23.02.2009(Seg)11:01 Mensagens: 67 Localização: Rio de Janeiro - RJ (Zona Oeste)
|
Como o fernando disse, aqui pelo rio a dengue bateu forte ano passado ... agora a coisa esta feia tbm, mas a imprensa esta abafando. De qualquer forma fiz o mesmo que o fernando, optei pelos bogs ... so tenho 2 vasos com pratinhos embaixo, um com sementes de liniflora e outro com intermedia. Mesmo assim estou de olho. So um toque, no caso do mosquito da dengue ele passa do estado larval para o mosquito adulto em no minimo 3 dias (agua/temp favoraveis ... experiencia propria, cultivei mosquitos por muito tempo para alimentar peixes). Mesmo assim, ja vi um tópico por aqui mostrando como fazer "tampinhas" para os pratinhos ... não me lembro ao certo. Aqui pelo rio estou cansado de ver locais com agua parada ... terrenos cheio de lixo, canaletas de drenagem entupidas e por ae vai.
_________________ http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -4867.html (grownlist / wishlist)
|
02.04.2009(Qui)17:48 |
|
 |
nivaldo falcao
Destaque
Registrado em: 01.04.2008(Ter)12:19 Mensagens: 571 Localização: Campina Grande-PB
|
voltanto ao assunto da dionaea, você pode colocar ela na geladeira em dormencia, tinha uma que estava desse mesmo jeito, perdeu tudas as armadilhas, depois ficou debilitada, existe o periodo para propocionar a dormencia, agora como sua planta esta debilitada pode-se fazer esse metodo devido ao estado dela, retire todo o substrato das raizes, coloque um pouco de musgo novo e umido sem estar muito enxarcado , envolva num saco ziploc e deixe na geladeira por 8 semanas, fiz isso com a minha e o resultado foi bastante satisfatorio.
abraço.
|
03.04.2009(Sex)7:43 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
Como o prometido, algumas fotos de como fica o fundo da garrafa pet encaixada no vaso nº 01, claro que dependendo da forma que o vaso é feito, a altura de corte da garrafa é um pouquinho mais pra baixo ou mais pra cima de onde cortei, e nesse exemplo usei um vaso de cactus pra exemplificar como o vaso é encaixado. Qualquer dúvida é só perguntar.     Abraços.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
03.04.2009(Sex)14:26 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Citação: Não posso deixar de comentar que um desses agentes sanitário esteve aqui a alguns dias e foi quase intransigente (estúpido),quanto aos pratinhos. Provavelmente ele deve ter ordens para isso. Isso virou uma neura aki na minha região ( Os casos realmente aumentaram ) . Se você se recusar a abrir sua porta eles vem com ordens judiciais...Mas, agora vem o curioso, em frente a onde moro, há um terreno de +- uns 5,000 m , murado etc... porém lá dentro tem entulho e lixo ( que a própia vizinhança joga ) e ninguém toma providência!!! Então eu falei para o agente: você tá achando ruim de um pratinho ,que eu cuido todos os dias? Você já olhou para dentro daquele lote? Aí a resposta dele: ... ... ... Não teve resposta. As campanhas são boas, as rádios falam sem parar, no assunto mass... nem todos fazem a sua parte... mas isso é uma outra conversa...rsrss Rapaz, isso é cultural ! nossa tribo tem muito cacique e quase nenhum índio... quando se dá autoridade a quem não está preparado, acontece isso... é a mesma coisa na Justiça: os Juízes de primeira instância agora não querem atender advogado, ficam resmungando, essas coisas... aí, quando vc recorre, os Desembargadores te atendem muito bem... se vc vai ao Superior Tribunal de Justiça, os Ministros atendem com hora marcada e, no Supremo Tribunal Federal, até te oferecem um cafezinho... moral da história: o problema não está na lei, está nos barnabés contratados para cumpri-la. Pessoalmente, eu não tive nenhum problema com os fiscais da dengue... nunca apareceu nenhum por aqui... e olha que a rua é no meio do mato... Agora: se o terreno baldio está lá, e a própria vizinhança joga lixo nele, acho que fica demais exigir que a municipalidade vá tirar o que os vândalos colocaram... nunca entendi porque o pessoal que joga lixo nos terrenos abandonados e nos logradouros públicos não pode fazer um mutirão na hora de recolher... chamar a imprensa para reclamar que " as criança está brincano com os mosquito e os rato em cima e nóis fica doente" ficou bonito... deviam levar é multa ! O brasileiro está se esquecendo de que a cidadania não é um presente desse ou daquele governo, é uma conquista que custou a vida de muita gente boa tempos atrás e ainda está custando Brasil afora... e a cidadania, além dos Direitos, traz responsabilidades... mas essa segunda parte ninguém quer... Grande abraço.
|
03.04.2009(Sex)17:31 |
|
 |
vhalveruth
Registrado em: 19.02.2009(Qui)0:39 Mensagens: 161 Localização: Ituporanga - SC
|
outra ideia tb é vc pegar e cortar uma garrafa pet e usar a parte de baixo como pote pra agua e a parte de cima como vaso
faço assim pra deixar minhas plantas de aquario, as que to cultivando emersa
abraços
|
03.04.2009(Sex)18:21 |
|
 |
|