Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 19.05.2025(Seg)19:35

Responder  [ 29 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
 Cuidados com dionaea - sphagnum 
Autor Mensagem

Mensagem O que acontece com minha dionaea? (sem fotos)
Pois é Sabrina, juro que estava curioso pra ver como é a flor da dionaea...hehehe
Se não tem outro jeito, vou ter que cortar então.

Deixa eu perguntar. Será que o sol forte que faz aqui no interior de SP, não "fritaria" a coitada da dionaea? Falo isso, porque não tenho coragem de deixá-la no período das 10:00 hs às 15:00 hs. O sol está muito forte. :oops:

Agora tenho outro problema. Os passarinhos começaram a formar ninho dentro do forro de PVC da minha casa, entrando pelo lado de fora da minha casa, numa varanda, onde deixo meus vários pés de pimentas em vasos e minha dionaea no quintal, no sol.

Os passarinhos não gosta de dionaea, não é verdade? Diga quem sim, por favor!!!!! :?

Abraços

29.10.2009(Qui)9:40
Destaque

Mensagem 
Oi Sabrina. Oi Bagunero.

Tá aí uma foto de flor de Dionaea "sawtooth". Abriu agora dia 26/10.
Imagem

Sobre Dionaeas em geral:

Folhas: nascem e morrem sem parar (primavera/verão). Então não se preocupe pois para cada folha velha q ela perde em seguida vem outra novinha.
Alimentação: Elas se viram sozinhas (na natureza é assim).
Sol: pouco sol/planta fraca, então..., sol nela!
Cor: Tem Dionaea (type green) que é verde mesmo e não vai ficar vermelha por mais que vc der sol para ela.
Substrato: ácido (ph), de úmido à encharcado (as Dróseras tb gostam).
Dormência: no inverno ela estaciona (pára o desenvolvimento). Não precisa pôr na geladeira.

Abçs.
MarcielS.

29.10.2009(Qui)17:16

Mensagem Bacana a foto
Puxa. Bacana mesmo. Achei que as flores da dionaea eram pequenas como as do calanchoê (flor da fortuna).

Então não precisa colocar na geladeira? Achei que deveriam ser colocadas lá.
Pesquisando no fórum, percebi que a grande maioria dos membros ensinam e aconselham este procedimento.

Agora eu fiquei confuso.... :?

Mas de qualquer forma, obrigado pela informação e pela bela imagem.

Abraços

Vagner

29.10.2009(Qui)17:41
Moderador

Mensagem 
MarcielS escreveu:
Dormência: no inverno ela estaciona (pára o desenvolvimento). Não precisa pôr na geladeira.

Cuidado com as dicas, existem regiões no pais que é necessário sim colocar as plantas na geladeira, eu por exemplo, precisei, pois morava numa região do paraná que o inverno não foi suficiente para a dormência da planta.

Uma dica para os iniciantes é utilizar a ferramenta "busca" e dar uma olhada nas fichas de cultivo.

No caso, a ficha de cultivo da Dionaea tá aqui: http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... t-125.html e nela há um trecho: "Ciclo de vida: Apresenta dormência no inverno quando a planta reduz em tamanho, por vezes perdendo todas as folhas. Nas regiões mais quentes (tropicais), se possível retire o rizoma envolva em musgo novo umidecido e mantenha em saco plástico no compartimento inferior da geladeira.
É comum as folhas velhas apodrecerem rapidamente adquirindo cor preta, retire-as para evitar a formação de fungos."

29.10.2009(Qui)17:56
Destaque

Mensagem 
MarcielS escreveu:
Oi Sabrina. Oi Bagunero.

Tá aí uma foto de flor de Dionaea "sawtooth". Abriu agora dia 26/10.
Imagem

Sobre Dionaeas em geral:

Folhas: nascem e morrem sem parar (primavera/verão). Então não se preocupe pois para cada folha velha q ela perde em seguida vem outra novinha.
Alimentação: Elas se viram sozinhas (na natureza é assim).
Sol: pouco sol/planta fraca, então..., sol nela!
Cor: Tem Dionaea (type green) que é verde mesmo e não vai ficar vermelha por mais que vc der sol para ela.
Substrato: ácido (ph), de úmido à encharcado (as Dróseras tb gostam).

Dormência: no inverno ela estaciona (pára o desenvolvimento).
Não é preciso pôr na geladeira ("quase tomei uma bronca do Ono quando eu disse que fiz isso"), mas... cada caso é um caso...e no nosso país temos todos os tipos de clima... e eu estou na capital/SP... e aqui, em um mesmo dia temos inverno/verão/frio/calor.

Como disse o Eduardo (Bode), use a ferramenta busca, leia todos os tópicos possíveis e tire a sua própria conclusão.

Ps. Desculpa aí Bode. Na pressa eu não completei o comentário. Sorry man!

Abçs.
MarcielS.

!!! não sei porque saiu duplicado. Peço ajuda do moderador para tirar um dos dois. Pode ser?

29.10.2009(Qui)18:41
Moderador

Mensagem 
MarcielS, não precisa se desculpar.

Há regiões e regiões no país. :wink:

29.10.2009(Qui)18:47

Mensagem 
:D

Oi Gente, Já tinha um tempão que eu não colocava fotos da minha Néia né? Então estou colocando umas fotos q tirei hoje...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Obrigada a todos pelas dicas, pois ela está linda né?

Acho q não está bem vermelha ainda, mas ela pega todo o sol possível aqui em casa. Às vezes fico até com peninha dela de tanto calor e sol...

E eu achei estranho q tem uma folha q só tem uma área vermelha, é exatamente onde ela pegou uma mosca...

Ah e por falar em pegar mosca, agora ela "come" todo dia! Gente, ela atrai muitas moscas, muitas... Tem dia q eu até espantos as moscas dalí... rsrs

Já apareceu uma haste floral e cortei! Fiquei com medo dela enfraquecer, principalmente pq o meu gato pegou ela e até desenterrou ela... :( Mas graças a Deus ela resistiu firme e forte! :D

O q vcs acham da minha Néia? Ela está mesmo indo bem?
[/img]

07.11.2009(Sáb)17:51

Mensagem 
Marciel, adorei a foto q vc postou... A flor dela é linda!!!! Obrigada por matar nossa curiosidade!

07.11.2009(Sáb)17:52

Mensagem 
Sabrina, a sua plantinha já está ficando com uma cor boa mas ainda não está completamente saudável. Essas folhas estão longas demais; naturalmente, são menores. Tente aumentar mais o tempo de sol e o nivel de água e logo suas novas folhas estarão 100% :D

E se eu não estiver enganada, você já tem duas mudas de Dionaea nesse vasinho! :D

Lembre-se de editar sua mensagem quando quiser acrescentar algo, ok? (:

08.11.2009(Dom)16:51
Responder   [ 29 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3