Quando que realmente começa a dormência?
Autor |
Mensagem |
Vinícius Graça
Registrado em: 12.05.2009(Ter)13:10 Mensagens: 114 Localização: Passos, Minas Gerais - Franca, São Paulo
|
Eu vi de um amigo três vasos de Dionaea semana passada. Elas são cultivadas juntas e do lado de fora de casa. Apesar do frio que está fazendo uma delas estava entrando em dormência (perdendo armadilhas e folhas), outra estava dormente (praticamente só se vê o substrato) e a outra estava saindo da sua dormência (depois de um tempo sem crescimento nenhum, estava desenvolvendo folhas). Então, acho que não depende do clima, mas da planta.
_________________ Sempre quando há muita expectativa, há muita frustração, mas toda experiência é válida.
|
24.06.2009(Qua)1:14 |
|
 |
marcosono
Destaque
Registrado em: 28.02.2007(Qua)21:41 Mensagens: 346 Localização: cotia-SP
|
Tirei esta foto na semana passada para mostrar como ficam as minhas Dionaeas quando estão em dormência( ou quase)  A maioria das folhas grandes secam. Abs,
|
24.06.2009(Qua)7:25 |
|
 |
Tesla
|
Olá pessoal, também sou novo no cultivo de PCs, adquiri uma dionaea recentemente... Aqui na minha região o inverno não é rigoroso, se a minha planta não entrar em dormencia eu tenho que faze-la entrar em dormencia, colocando-a na geladeira???
Obrigado
|
31.01.2010(Dom)22:35 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
Tesla, primeiro complete as informações do seu perfil para nós conhecermos em qual região você mora. Todas as Dionaeas entram em dormência e em seu habitat de origem isso é um processo natural ocasionado por baixas temperaturas. Como no Brasil não temos temperaturas tão baixas que supram a necessidade de descanso da planta, colocamos ela na geladeira. Então, no início do inverno coloque sua planta na geladeira sim e deixe ela por lá umas 6 semanas.
Abraços
31.01.2010(Dom)23:18 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Maurício Ervilha escreveu: Tesla, primeiro complete as informações do seu perfil para nós conhecermos em qual região você mora. Todas as Dionaeas entram em dormência e em seu habitat de origem isso é um processo natural ocasionado por baixas temperaturas. Como na maior parte do Brasil não temos temperaturas tão baixas que supram a necessidade de descanso da planta, colocamos ela na geladeira. Então, no início do inverno coloque sua planta na geladeira sim e deixe ela por lá umas 6 semanas. Só uma retificação Maurício, há locais no Brasil que a dormência 'natural' ocorre, com a temperatura mínima identificada não será necessário 'chutar' cidade por cidade ou mesmo estados onde necessita a geladeira. Dei uma olhada rápida no Google e encontrei este sítio: http://www.world-of-carnivores.com/dionaeacare.htmlConsta que elas sobrevivem a períodos curtos a -23 graus Celcius (-10 graus Farenheit), desde que não congelem os rizomas, necessitam de temperatura de zero grau para hibernar, período de três a quatro meses, senão tem que ir para a geladeira. Espero que tenha ajudado, mas temo que esta informação seja solicitada novamente, repetidas vezes. Vou colocar o sítio no subfórum 'saiba mais em' com boas palavras-chave para ficar mais fácil de o encontrar com a 'busca'. O tópico é esse aqui. Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
01.02.2010(Seg)7:13 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
Carlos, não estou conseguindo acessar esse site que você passou. Sem dúvidas que essa dormência natural delas ocorra ai no Sul né? é claro que em algumas cidades mineiras e em Campos do Jordão, por exemplo, essa dormência também possa ser natural, mas a minha dúvida já que você mencionou as temperaturas se resume a variação dela. Por exemplo, a temperatura dessas regiões pode chegar a miníma paraa as plantas entrarem em dormência, mas geralmente as temp. não se mantém por 2, 3 meses, portanto essa dormência não seria completa, ou estou errado? Será que a planta reagiria bem a esse menor período de frio natural que ela recebe? Com suas Dionaeas e Sarracenias ae, como faz? Ficam fora da geladeira ou dentro no inverno?
Abraços
01.02.2010(Seg)9:10 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Olá Maurício, aqui o link abriu, veja se é algo com o computador, algo que realmente não entendo. O autor, no sítio 'linkado', indica a temperatura ideal para o público americano. As minhas 'dormentes' (droseras, sarras, darling) ficam a temperaturas entre -4 a 17 graus Celcius no inverno. Parece que é suficiente pois produzem flores e 'pitchers' em boa quantidade, sem geladeira. Talvez se fosse mais frio elas ficariam ainda melhores, não sei informar. Ainda sobre a temperatura, lembremos de Cotia-SP, onde está o Marcos Ono não é tão frio e as plantas têm crescido bem. Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
01.02.2010(Seg)10:18 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
|
Consegui abrir o site Carlos. A variação de temperatura que suas plantas ficam expostas é até grande, não sabia que suportavam tanto. Acho que seu pensamento está certo sim, se elas ficassem em uma temp. constante e baixa, o desenvolvimento seria melhor pós dormência, mas se assim elas está indo bem, não há porquê mudar. Realmente, se considerarmos a região que o Ono mora, vemos que a discrepância entre as temp. é até maior e lá elas vão muito bem. Parece que é tudo questão de aclimatação!
Abraços
02.02.2010(Ter)10:31 |
|
 |
thicianorogers
Registrado em: 12.06.2010(Sáb)19:29 Mensagens: 5 Localização: Fortaleza - CE
|
comprei minha Dionaea em novembro, de uma exposição da holambra em minha cidade (crato, interior do ceará). ela estava bem, crescia normalmente... cada semana que passava, criava armadilhas maiores. em janeiro me mudei para fortaleza, capital do ceará, mais quente que minha cidade, porem mais umido... ela aceitou muitissimo bem a mudança, começou a crescer mais rapido ainda. abria umas duas armadilhas por semana... tava linda. cuidava normal dela, aguinha no pratinho embaixo, solzinho por algumas horas por dia, e o resto do dia sol indireto... dai... de maio pra ca. ela começou a diminuir o ritmo do crescimento, e muitas folhas estão morrendo... agora, as folhas novas que nascem, estão nascendo beeeem devagar... como aqui é o pior lugar para se deduzir hibernação... fico na duvida, se é doença, ou se é a tal da hibernação... posso achar que é hibernação, por que junho e julho são os meses mais frios que temos aqui no ceará. se realmente for hibernação, como devo proceder??? tiro ela do substrato, corto as armadilhas e deixo dentro de um saco na geladeira?? o saco tem que ter umidade? tem que botar sphagnum tb? tem que ter furinhos ou todo fechado??? alguem pode me ajudar ai... por que pelo andar da carruagem, acho que ela ta indo embora... 
|
12.06.2010(Sáb)21:30 |
|
 |
nosferatufsa
Registrado em: 08.05.2008(Qui)16:25 Mensagens: 8 Localização: Feira de Santana, Bahia, Brasil
|
 Re: Quando que realmente começa a dormência?
_________________ O Filho deEmer
|
23.05.2011(Seg)12:30 |
|
 |
|