dionaea muito Debilitada!!!
Autor |
Mensagem |
André Urdhamuck
Registrado em: 22.05.2008(Qui)12:49 Mensagens: 56 Localização: SP,Guarulhos
|
Entao hoje comprei o sphagnum,devo ja colocar a minha na geladeira ou devo colocar um pouco em volta e esperar ela se recuperar um pouco mais ??
|
11.04.2009(Sáb)14:12 |
|
 |
Bode
Moderador
Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14 Mensagens: 862 Localização: São Carlos - SP
|
 andreurdhamuck
Colocar sphagnum em volta da sua planta não vai valer muita coisa, o máximo que vai acontecer é deixar o meio um pouco mais ácido, isso dependendo da composição do substrato, e talvez nem isso faça, então se você está achando que sua planta está mal e vai suportar entrar em dormência por 8 semanas, manda ver, caso contrário, faça uma mini-estufa e deixe ela se recuperar até mais perto do inverno, e aí sim você coloca ela na geladeira.
Francisco Eduardo, tenta filmar os macaquinhos dando um show nos cães e posta pra gente dar um pouco de risadas.
Abraços.
_________________ Abraços, Bode (Eduardo).
|
11.04.2009(Sáb)17:18 |
|
 |
tuiu silver
|
sou estudante e estou fazenu um projeto com esta planta mas tenho a seguinte duvida: o substrato não tem musgo sphagnum mas ta brotanu novas folhas eu devo deixar assim mesmo? eu não estou usando agua destilada nem de chuva eu estou fazenu o seguinte: pego agua filtrada (sem cloro) e ainda levo a fervura por 1 minuto e depois de esfriar eu aplico nela sera que ja é o suficiente pra planta fazer isso com a agua? ou eu ainda to aguano errado e precisa ser destilada ou de chuva? é que eu moro do lado de BH e sera que não tem problema ser agua da cidade grande? caso seja necessario a destilada é possível encontrar para comprar? um obrigado antecipado a quem me responder
|
05.05.2009(Ter)10:10 |
|
 |
Bode
Moderador
|
tuiu silver, o substrato não precisa necessariamente ser composto por sphagnum, ele pode contre outras coisas, como areia, fibra de coco, vermiculita e até pó de coco.
Essas folhas que estão brotando nele são da Dionaea ou são de outra planta? se possível, poste fotos pra podermos ver o que é.
Quanto a água, o ideal é usar água de chuva, no entanto, pode usar água de torneira descansada (para evaporar o cloro). Acho que a fervura só serviria para acelerar o processo de evaporação do cloro, uma vez que já está usando água filtrada.
A água destilada é encontrada para venda sim, só que é muito cara.
Sobre usar a água de cidade grande, não sei, precisaria saber a composição dela, avaliando os níveis de sais de cálcio, que podem tornar o substrato da planta alcalino e matá-la.
Abraço.
|
05.05.2009(Ter)10:25 |
|
 |
tuiu silver
|
está brotanu da propria Dionaea entao quer diser que eu posso continuar dando a planta esta agua certo? obrigado pelas dicas
|
05.05.2009(Ter)10:30 |
|
 |
Bode
Moderador
|
tuiu silver, se é broto da própria planta, então pode deixar, não tem problema.
Se a água que está usando não é rica em sais de cálcio, então acredito que não tem problema.
Abraço.
PS: Coloque no seu perfil de que cidade é, facilita quando pedir alguma dica sobre plantas.
|
05.05.2009(Ter)10:48 |
|
 |
tuiu silver
|
me ajudem pelo amor de deus!!!!!!!!!!1
todas as folhas da minha Dionaea estao ficando pretas e aí este preto se espalha e mata a folha que que eu devo fazer pra minha se recuperar?
|
05.05.2009(Ter)16:59 |
|
 |
Bode
Moderador
|
tuiu silver, primeiro, onde esta planta está? no sol, na sombra, sob sombrite?
Segundo, ela está com o substrato totalmente molhado ou está colocando água algumas vezes por semana?
Terceiro, você ou alguém ficou estimulando as armadilhas a fecharem?
Se tiver uma foto do local onde ela está e da planta e puder postar, ajudará.
Abraço.
|
05.05.2009(Ter)18:17 |
|
 |
tuiu silver
|
Primeiro tomei a providência de transplantar ela retirando pela raiz todas as folhas com esta cor preta, mas replantando no mesmo lugar com o mesmo substrato.
Ela esta em cima de um telhado de um canil recebendo luz solar direta.
Sim o substrato esta sempre molhado.
Será que agora que eu transplantei elas se recuperarão?
Editado pela moderação do PCBR
|
05.05.2009(Ter)19:03 |
|
 |
Bode
Moderador
|
tuiu silver, Na realidade você apenas retirou ela do vaso para retirar as folhas mortas, o que não era necessário, isso é um fator estressante pra planta, mas pode ser que ela se recupere, mais você colocou ela agora sobre o telhado do canil ou ela já estava lá? Como ela está num local que tem muito sol, é bom manter o substrato dela sempre muito molhado, colocando água fresca pelo menos umas 3 vezes ao dia. Por outro lado, se a planta não estava acostumada com todo esse sol, é bom acostumá-la aos poucos. Abraço. PS: Dê uma melhorada no portuguès usado, pois fica difícil entender o que está querendo dizer. 
|
05.05.2009(Ter)21:13 |
|
 |
|