Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)21:13



Responder  [ 8 mensagens ] 
 Dúvidas um tanto diferentes... 
Autor Mensagem

Registrado em: 06.12.2013(Sex)16:52
Mensagens: 35
Localização: Belford Roxo - RJ
Mensagem Dúvidas um tanto diferentes...
Galera, primeirissimo lugar, obrigado pelo trabalho de vc's, tem me ajudado muito na empreitada de novato nas carnívoras...

Tenho algumas dúvidas com relacão as dionaeas...

1 - como podem ver, sou morador do RJ e no verão é de 40º pra cima, tem lugar q fala q sol quanto mais melhor, ela pegar sol da tarde nessas temperaturas absurdas faria mal?
2 - tenho uma arruda que volta e meia aparece pulgões, ela fica longe da minha dionaea, no entanto, gostaria de uma opnião: Jogo inseticida natural(calda de fumo) na arruda ou ao espantar os pulgões ele poderia ver minha dionaea??
3 - em caso de pulgões na dionaea, posso usar calda de fumo??
4 - o q leva uma dionaea a ficar amarelada?? a minha está com um verde meio amarelo...
5 - posso usar água condensada de ar condicionado(teoricamente água destilada) para regar as dionaeas?
6 - minhas dionaeas passaram por um frete traumático(acho q o carteiro veio jogando basket, e inclusive o substrato caiu dentro de várias armadilhas causando fechamento acidental), após isso, consegui segura-la viva... segundo minha esposa(eu trabaio viajando e não pude acompanha-las nos últimos 14dias), disse q as armadilhas viviam abertas e nada de fechar, hoje matei formigas e no mesmo momento jogei na armadilha e dei uma mechida nos sensores dela, ela fechou e foi se alimentar na boa, pode ser esse o motivo do v erde fraco?? faz mal matar o inseto e jogar pra ela???
7 - DORMENCIA -> todos falam de indução de dormencia e coisas do tipo, mas, ainda num achei uma explicação do porque seria tão importante induzir a dormencia??? se não fizer dormencia ela pode morrer???
8 - dizem q o sol ajuda a deixa-la vermelha, mas, num acho q esteja adiantando... vejam fotos abaixo
9 - pelos tópicos do fórum,, as fotos do musgo sphagnum num parece nada com o substrato presente em minhas dionaeas, os meus parecem gravetos+terra+musgo mínimo possível, podem me dizer a opnião de vc's de acordo com as fotos abaixo??
10 - tá chegando o verão(época de dengue aki no RJ), tem como evitar formação de musquitos no prato da diionaea??
11 - faz mal regar a planta por cima???

acho q é só...

aki vão as fotos dela

Imagem
Imagem

Agradeço desde já a ajuda e peço desculpas se eu falei alguma besteira, mas, sou iniciante...


Editado pela última vez por ThiMax em 06.12.2013(Sex)20:40, em um total de 1 vez.



06.12.2013(Sex)20:02
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 12.02.2013(Ter)12:58
Mensagens: 152
Localização: Presidente Venceslau SP
Mensagem Re: Dúvidas um tanto diferentes...
ThiMax escreveu:
Galera, primeirissimo lugar, obrigado pelo trabalho de vc's, tem me ajudado muito na empreitada de novato nas carnívoras...

Tenho algumas dúvidas com relacão as dionaeas...

1 - como podem ver, sou morador do RJ e no verão é de 40º pra cima, tem lugar q fala q sol quanto mais melhor, ela pegar sol da tarde nessas temperaturas absurdas faria mal?
Olá, olha, elas aguentam temperaturas altas desde que estejam com um recipiente de água embaixo do vaso, aqui na minha região é bem quente também, e ao contrario da sua além do calor ainda a umidade do ar é baixa, e elas estão super bem.

2 - tenho uma arruda que volta e meia aparece pulgões, ela fica longe da minha Dionaea, no entanto, gostaria de uma opinião: Jogo inseticida natural(calda de fumo) na arruda ou ao espantar os pulgões ele poderia ver minha Dionaea?Não custa nada se precaver, apesar de nunca ter tido nenhum problema com parasitas vivendo nela.

3 - em caso de pulgões na Dionaea, posso usar calda de fumo?
Caso aconteça de aparecer pulgões, sugiro que deixe ela submersa em água pura por uns 30 minutos, já que elas aguentam bem mais tempo que isso na água, ou ainda tente tirar manualmente.

4 - o q leva uma Dionaea a ficar amarelada?? a minha está com um verde meio amarelo...
Vários Fatores,falta de sol,substrato incorreto,falta de dormência dentre outros.

5 - posso usar água condensada de ar condicionado(teoricamente água destilada) para regar as DIONAEA?
Sim, já usei e nunca tive problemas, mas atualmente uso somente água que armazeno durante as chuvas.

6 - minhas DIONAEA passaram por um frete traumático(acho q o carteiro veio jogando basquete, e inclusive o substrato caiu dentro de várias armadilhas causando fechamento acidental), após isso, consegui segura-la viva... segundo minha esposa(eu trabalho viajando e não pude acompanha-las nos últimos 14dias), disse q as armadilhas viviam abertas e nada de fechar, hoje matei formigas e no mesmo momento joguei na armadilha e dei uma mexida nos sensores dela, ela fechou e foi se alimentar na boa, pode ser esse o motivo do verde fraco?? faz mal matar o inseto e jogar pra ela???Infelizmente acontece essas coisas durante o transporte, cabe agora você cuidar dela dando as condições necessárias para sua recuperação. Não dê formigas pra suas dios, pois a mesma contem o acido formico que é prejudicial pra elas fazendo a armadilha escurecer,creio que em breve ira descobrir isso da pior forma /confusedII , e deixe que elas capturem alimentos por conta própria,pois onde vivem ninguém as ajuda :lol: , caso queira alimenta-las dê moscas vivas.
As minhas estão sem alimentos quase que nenhum, e estão super bem, dê sol,água e substratos corretamente e evite ativar as armadilhas para não estressar a planta.



7 - DORMÊNCIA -> todos falam de indução de dormência e coisas do tipo, mas, ainda num achei uma explicação do porque seria tão importante induzir a dormência??? se não fizer dormência ela pode morrer???
Essas plantas são nativas de uma pequena faixa dos estados da Carolina do Norte e Carolina do sul nos EUA, durante o inverno elas entram em dormência para descansar e repor as energias gastas com floração e produção de mudas que acontece nos meses quentes, caso você não dê dormência a elas, infelizmente elas vão morrer. Agora estamos fora da época,pois isso deve ser feito no final do Outono e durante o nosso inverno. Dê uma olhada aqui que ira entender melhor viewtopic.php?f=16&t=4615

8 - dizem q o sol ajuda a deixa-la vermelha, mas, num acho q esteja adiantando... vejam fotos abaixo
[color=#000080]Acho que é por estarem plantadas em substrato incorreto,você deve trocar ele o mais rápido possível, ou ira perde-las.[/color]
9 - pelos tópicos do fórum,, as fotos do musgo sphagnum num parece nada com o substrato presente em minhas dionaeas, os meus parecem gravetos+terra+musgo mínimo possível, podem me dizer a opnião de vc's de acordo com as fotos abaixo??
É o substrato incorreto,deve trocar ele ok ? Para todas as suas duvidas entre aqui viewforum.php?f=13
acho q é só...

aki vão as fotos dela

Imagem
Imagem

Agradeço desde já a ajuda e peço desculpas se eu falei alguma besteira, mas, sou iniciante...


Espero ter ajudado, abração e sorte com elas!

_________________
Liberty, equality and fraternity.


06.12.2013(Sex)20:38
Perfil

Registrado em: 06.12.2013(Sex)16:52
Mensagens: 35
Localização: Belford Roxo - RJ
Mensagem Re: Dúvidas um tanto diferentes...
Com certeza vc me ajudou muito Juliano!!!

só que editei o tópico adicionando as questões 10 e 11, caso vc possa me responder, agradeço +1 vez!!!

outra coisa, vc disse q eu descobrirei q formigas fazem mal da pior forma possível, isso quer dizer q a armadilha vai morrer, ou que vou perder a dionaea inteira??? o vi4do q me vendeu falou que podia dar tudo, formiga, aranha e etc, eu perguntei formiga de asa e ele disse q sim, affz...

comprei outra muda ontém, mas, em fornecedor diferente, vamos ver como vai chegar...
comprei também uma drosera binata e uma nepenthes, vamos ver como continuo...
o q posso dizer é q tem sido muito bom essa experiencia com carnívoras, sempre gostei de plantas, mas, carnívoras é uma maravilha ainda maior!


06.12.2013(Sex)20:46
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 12.02.2013(Ter)12:58
Mensagens: 152
Localização: Presidente Venceslau SP
Mensagem Re: Dúvidas um tanto diferentes...
Certo, a questão da formiga não compromete a planta inteira, mas quando comecei aqui com as minhas fiz a mesma coisa, pois ainda não conhecia o fórum, e dei muitas formigas, e as armadilhas ficaram pretas e secaram, mas elas recuperaram.
Tome muito cuidado com algumas floriculturas, pois eles querem é que elas morram pra você comprar mais, dai o porque que elas estão plantadas nesse substrato.
Bom em relação as questões 10 e 11, eu coloquei bastante musgo no prato, sendo assim não fica água em evidencia para os mosquitos, ou ainda pode optar pelo cultivo delas em bogs dê uma olhada aqui: viewtopic.php?f=9&t=10956&start=70, nesse modo de cultivo, você adiciona argila expandida no fundo do recipiente, com um pedaço de pvc pra colocar água, e depois você usa uma tampa de garrafa pet pra fechar, minhas plantas são quase todas cultivadas assim.
O risco de regar por cima é ativar acidentalmente as armadilhas,causando stress nelas, mas eu deixo as minhas tomarem chuvas leves para lavar um pouco o substrato, fica a seu critério também.


Abraços!

_________________
Liberty, equality and fraternity.


06.12.2013(Sex)20:59
Perfil

Registrado em: 06.12.2013(Sex)16:52
Mensagens: 35
Localização: Belford Roxo - RJ
Mensagem Re: Dúvidas um tanto diferentes...
Caro Juliano, vi seu Bog(diga-se de passagem está espetacular...)...

meu plano é usar uma jardineira e justamente fazer algo parecido... contudo, num entendi direito o lance da argila no fundo, a função da argila expandida num é facilitar a drenagem(ou seja, mesma função do pedrisco), e pelo q entendi, não tem furos no vaso(justamente para evitar a drenagem), então, o uso da argila seria apenas para criar espaço para água e evitar proliferação de fungos e coisas parecidas???

Juliano e outros Caros confrades do fórum

Pintou mais essa dúvida...

1- e esse anti-cloro de peixes(tiosulfato de sódio ou orto toluidina), algém já testou??? a ortotoluidina é poluente, cancerigeno e mutagenico, então num recomendo o teste, já o tiosulfato de sódio é quase inofencivo e costuma abaixar o PH(nesse ponto acho q seria até bom...), mas enfim, alguém já testou???


10.12.2013(Ter)12:38
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Re: Dúvidas um tanto diferentes...
Olá.

Sim, a argila expandida é utilizada em bogs para criar uma bolsa de água que terá a função de umedecer o substrato por capilaridade. Consequentemente a água ali contida é preservada de infestações em geral.

Evite o uso de anticloros na água que utiliza nas regas. Estes produtos já foram amplamente testados e não se mostraram adequados ao cultivo de pcs.

A água da chuva é o ideal para essa finalidade. Na falta desta pode usar a água que condensa do aparelho de ar condicionado.
Caso não tenha acesso a esses dois tipos de água, deixe descansando a água por no mínimo 24h para a evaporação do cloro.

O ph vai se manter ácido pelo simples fato do uso do musgo sphagnum como substrato.

Abç

_________________
Imagem


10.12.2013(Ter)16:58
Perfil

Registrado em: 06.12.2013(Sex)16:52
Mensagens: 35
Localização: Belford Roxo - RJ
Mensagem Re: Dúvidas um tanto diferentes...
Muito obrigado MarcielS...

Neste momento to lavando a areia, seguindo seu guia... ela se encontra no mergulhão fervendo...
diga-se de passagem, excelente seu guia!!! muito obrigado por ter compartilhado... (só num sei se vou conseguir fazer a parte de botar no forno pq to sem tabuleiro disponível...)

Outra coisa; ferver a água tb evapora o cloro livre, inclusive confirmei agora com o kit clorotest, infelizmente num tenho kit pra cloro total, mas, 99% de certeza de evaporação total... então, talvez essa água possa ser utilizada nas PCs...


10.12.2013(Ter)19:11
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Re: Dúvidas um tanto diferentes...
Você tem razão ThiMax.

Ferver a água retira rapidamente a maior parte do cloro. Acelera a evaporação do mesmo.

Mas o procedimento a médio e longo prazo torna-se inviável economicamente. Por essa razão é pouco recomendado.

Para o cultivo de poucas plantas, na falta de águas mais 'baratas', apenas momentâneamente daria para considerar a utilização do método.

Abç

_________________
Imagem


10.12.2013(Ter)20:07
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 8 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB