Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 19.04.2024(Sex)14:08



Responder  [ 7 mensagens ] 
 Debate existencial sobre substratos... 
Autor Mensagem

Registrado em: 06.12.2013(Sex)16:52
Mensagens: 35
Localização: Belford Roxo - RJ
Mensagem Debate existencial sobre substratos...
Galera, sabe-se que as dionaeas não podem ser plantadas em substratos "ricos" de nutrientes...
elas basicamente gostam de substrato umido e macio de forma a não ter muita dificuldade na hora de espalhar as raízes e se multiplicar...

o ideal encontrado é o musgo sphagnum...

porém, conversando com o último vendedor(sim, o primeiro me vendeu com casca de pinus e terra, esse segundo vendeu melhor) que fiz a aquisição da minha última muda de dionaea + Nepenthes + Drosera... ele foi bem honesto comigo em dizer que todas as dionaeas dele eram enviadas apenas em Casca de pinus triturada e as Nepenthes e Droseras ele enviava em sphagnum puro e vivo(sem ferver)...
daí eu perguntei a ele o pq de não utilizar o sphagnum na dionaea? então ele me disse que a casca de pinus é excelente para dionaeas, segundo ele, no início era utilizado pó de xaxim(isso confirmei na ladin.usp.br/carnivoras), mas, hoje é proibido devido a quase extinção do xaxim... então passou-se a adotar a casca de pinus triturada...

Então comecei a me perguntar, o q há de errado com a casca de pinus triturada???
bomm, seguindo a lógica,, teoricamente:
- ela vai ser mais aerada e menos úmida que o sphagnum... (consequencia que vai beber mais água q o sphagnum)
- será mais propícia a musgos de outras espécies e lodos(coisas características de ambientes úmidos, o q até agrega uma beleza à
estética visual da planta)
sobre a questão de gerar matéria orgânica(nutrientes) por ser madeira morta, acredito que as possibilidades serão similares em ambos os substratos, pois, a maioria de nós fervemos o musgo(matamos o sujeito, :lol: ) antes de bota-lo pra combate, então, parece q a possibilidade de geração de nutrientes póstumas são iguais...
Frente a isso, num vi ainda nada q condene a casca de pinus, contudo, gostaria de deixar a resposta para essa questão a voces que já estão nesse ramo a mais tempo...

também surgiram outras questões do tipo, e se usássemos mais minerais no substrato como a vermiculita e mais areia/brita fina??

Então, pensei em criar este tópico para debater com vc's que tem mais experiencia, os substratos e suas funções, aonde poderemos responder não apenas a estas questões, mas, esclarecer a função/propriedades dos substratos diversos e suas maiores utilizações num td... ex: vermiculita(mineral com propriedade de absorver água, indicado pra planta X e etc)... coisas q podem até servir para nossas outras plantas além das carnívoras...

então, além da casca de pinus, vou botar mais lenha na fogueira...

Dissertar um pouco sobre argila expandida...
algém já usou argila expandida sem areia??? com a conhecida densidade mais leve q a água da argila, sem o contra-peso da areia ou do musgo encharcado, há um risco enorme dela "pular" pro alto(como aconteceu com minha tentativa de brotar musgo)... tenho reparado q muitos utilizam a argila expandida para decoração de vasos(ocultando o substrato), ou em algumas vezes em plantas de interior, plantadas em aquário, aonde utiliza-se o mínimo de terra e 98% de argila expandida....
nas PC's, utilizamos a argila expandida como espaçador no fundo do BOG para criar um reservatório de água....

e aí, o que você tem pra agregar de informações sobre a argila expandida?

Bom, vamos nessa amigos, vamos debater sobre a base das plantas, literalmente, :lol:


12.12.2013(Qui)18:08
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Re: Debate existencial sobre substratos...
Thiago,

Em tese dá para cultivar até em hidroponia. 8-)

Abç

_________________
Imagem


14.12.2013(Sáb)17:57
Perfil

Registrado em: 21.01.2014(Ter)21:26
Mensagens: 13
Localização: Jacareí / SP
Mensagem Re: Debate existencial sobre substratos...
Sou novo no assunto e estou pretendendo montar um BOG. Achei muito interessante esse tópico.


23.01.2014(Qui)17:08
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Re: Debate existencial sobre substratos...
Olá.

Comércio = lucro.

Dito desta forma fica claro que os custos devem ser baixos para que a margem de lucro seja atraente.

Se a finalidade não é lucrar com o seu cultivo não vejo motivos de utilizar materiais alternativos colocando em risco a vida da sua planta.

Bem cultivadas as Dionaeas podem viver por mais de 20 vinte anos.

Para saber um pouco mais sobre os tipos de substrato leia Substrato - Opções ao uso do Xaxim

Abç

ps casca de pinus degrada muito rápido.

_________________
Imagem


23.01.2014(Qui)17:29
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.07.2013(Ter)12:52
Mensagens: 273
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Re: Debate existencial sobre substratos...
No meu cultivo uso musgo e areia, mas não acho esse substrato generico um vilão. Vejo muitas pessoas cultivando dios em pó de pínus e as plantas estao otimas, porem a longo prazo eu não arriscaria.

_________________
Galeria Thiago H. Camargo
Growlist Thiago H. Camargo

"Nós somos o resultado de um grande acidente cósmico." Marcelo Gleiser


23.01.2014(Qui)22:04
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Re: Debate existencial sobre substratos...
Oi Thiago.

Olhando a saúde e beleza das suas Dionaeas cultivadas em musgo e areia não vejo como as plantas possam ficar iguais em outro substrato que não seja este, rs. 8-)

Abç

_________________
Imagem


23.01.2014(Qui)22:51
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.06.2011(Qui)21:36
Mensagens: 311
Localização: canoinhas - sc
Mensagem Re: Debate existencial sobre substratos...
eu já fiz milhares de testes, como todo bom iniciante empolgado... :)
hoje eu defini os seguintes insumos como os mais eficazes: musgo, areia e vermiculita. se a planta tem no seu solo natural mais matéria orgânica eu acrescento mais vemiculita, para o composto ficar mais 'pastoso', se o solo natural é mais arenoso eu ponho mais areia e elimino a vermiculita.
recentemente, acompanhando o cpuk, tenho feito testes com pó de casca de côco e casca de pinus. o pó da casca de côco seria um substituto do musgo, visto que este último também é um recurso natural e pode vir a faltar devido ao nosso (da humanidade) costume de acabar com tudo. a princípio tenho tido bons resultados, embora ainda não tenha eliminado o musgo por completo.
já a casca de pinus tenho usado a casca picada (eu mesmo pico com uma tesoura) e não o pó. pelo que me informei serviria para dar mais leveza e aeração ao substrato, justamente por isso não usar o pó (este também decompõe mais rápido). analisando as plantas na natureza observei que as sarracenias, dionaea e algumas droseras crescem juntamente com pinus, talvez retirando desta árvore algum composto importante. da casca de pinus ainda não sei se funciona realmente, até agora não notei nada de errado....
nas pinguiculas mexicanas acrescento um pouco de mármore moído para alcalinizar o substrato.....
até mais.


24.01.2014(Sex)8:03
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 7 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB