Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 19.03.2024(Ter)5:12



Responder  [ 15 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Avaliação "médica" da minha Dionaea 
Autor Mensagem

Registrado em: 14.06.2015(Dom)20:29
Mensagens: 7
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem Avaliação "médica" da minha Dionaea
Olá a todos,

Meu nome é Claudia Morgana e caí "de paraquedas" no mundo das plantas carnívoras, pois vi a minha Dionaea por acaso na fila para o caixa da Leroy Merlin de Curitiba e a comprei no dia 31/05. No vasinho que ela veio, tinha escrito apenas "Planta Carnívora P09". Não sei qual Dionaea é esta.

De lá para cá, vim pesquisando algumas coisas sobre plantas carnívoras, troquei substrato, estou deixando água descansar para poder encher o pratinho da Dionaea, porém creio que estou sendo uma má cultivadora devido ao espaço precário que tenho para dar sol (quando ele aparece) a ela, o que me obriga a movimentá-la. Durante esse período, algumas folhas começaram a ficar pretas e eu as cortei antes de ficarem pretas totalmente.

Gostaria que me ajudassem a avaliar a saúde da minha Dionaea. Tirei fotos delas em intervalos de alguns dias para acompanhar a situação dela (saber se estava melhorando ou piorando de saúde). Agradeço a todos se puderem me ajudar a saber se ela está saudável ou não. De cara já sei que ela está precisando de muito sol. Mas como ela é pequena e estamos no inverno, não sei dizer se ela está entrando em dormência ou se está definhando.

Agradeço a todos pela colaboração, paciência e ajuda.


Foto dia 31/05

Imagem


Foto dia 12/06 (após troca de substrato)

Imagem


Foto dia 26/06

Imagem


Foto dia 10/07

Imagem


Obrigada novamente.

_________________
There will come a day in which men no longer cheat each other. And on that day we will see what mankind is truly capable of.


10.07.2015(Sex)14:59
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Re: Avaliação "médica" da minha Dionaea
Olá.

É uma Dionaea muscipula típica e está em boas condições. Agora no inverno o metabolismo desacelera e dependendo da região em que estiver o cultivo entram em dormência natural.

Quando fez a troca de substrato, reparou se o rizoma (a parte branca) estava saudável?

O ideal é escolher um local ensolarado e deixa-la quieta, pois plantas em geral não gostam de ficar mudando de lugar.

Boa sorte! 8-)

Abç

_________________
Imagem


10.07.2015(Sex)18:13
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 21.05.2015(Qui)8:57
Mensagens: 12
Localização: Belo Horizonte - MG
Mensagem Re: Avaliação "médica" da minha Dionaea
Acho que vc já deveria induzir a dormencia :mrgreen:


E ai onde vc mora é geladeira NELA se queres prolongar a vida de sua planta creio /geek


11.07.2015(Sáb)5:38
Perfil

Registrado em: 14.06.2015(Dom)20:29
Mensagens: 7
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem Re: Avaliação "médica" da minha Dionaea
Olá para todos.

MarcielS, na troca do substrato o rizoma estava branco com um "fio" meio marrom bem comprido. Não sei se é normal, mas não parecia estar apodrecendo.

Sael, mesmo eu morando numa das cidades mais frias do Brasil (tem ano que o inverno parece ter 9 meses) eu preciso colocar ela em dormência induzida?

Perdão pelas perguntas e agradeço a todos.

_________________
There will come a day in which men no longer cheat each other. And on that day we will see what mankind is truly capable of.


12.07.2015(Dom)19:01
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Re: Avaliação "médica" da minha Dionaea
Oi Claudia.

Se estava branco, ótimo sinal. Aproveite que as temperaturas aí são baixas e deixe a planta ao natural neste primeiro inverno com você. Apenas evite (fique de olho) hastes florais nesse momento. Caso apareça alguma terá de cortar logo de início, do contrário vai perder a planta. 8-)

Abç

_________________
Imagem


13.07.2015(Seg)12:51
Perfil

Registrado em: 14.06.2015(Dom)20:29
Mensagens: 7
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem Re: Avaliação "médica" da minha Dionaea
Bom dia a todos,

Estou assustada com a minha Dionaea. Ela passou por muitas coisas nesses últimos tempos, inclusive com a minha desatenção.

Tivemos uma mudança brusca de temperatura nas últimas semanas (fez muito sol, muito calor), começou a nascer uma haste floral, de início me pareceu uma folha comum, mas quando ela saiu de dentro do sphagnum e que deu para perceber que realmente era uma haste, ela já estava apodrecendo. Eu a cortei assim que consegui identificar que era uma haste, porém essas coisas deixaram minha plantinha muito fraca, creio que ela vai morrer... Ainda para ajudar, faz 2 ou 3 dias que está fazendo frio por aqui.

Dentro desse período de veranico que deu aqui, eu a deixei bastante no sol durante a manhã, dei água, porém vejam como ela está :( ...


Foto dia 20-08

Imagem


As armadilhas que nasceram durante esse período não cresceram e algumas apodreceram. Ainda existe alguma possibilidade de salvá-la? O que devo fazer?

_________________
There will come a day in which men no longer cheat each other. And on that day we will see what mankind is truly capable of.


20.08.2015(Qui)10:06
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Re: Avaliação "médica" da minha Dionaea
Oi Claudia.

Não me parece que a planta está morrendo. Tem jeito de que está dormente. Não é só a temperatura que induz a dormência, o fotoperíodo mais curto também informa a planta sobre a época do ano.

Diminua um pouco as regas, alternando dia sim dia não. Este é um período que a planta não consome tanta agua.

No mais, continue de olho, acompanhando diariamente as condições da sua Dio. 8-)

Abç

_________________
Imagem


21.08.2015(Sex)17:45
Perfil

Registrado em: 14.06.2015(Dom)20:29
Mensagens: 7
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem Re: Avaliação "médica" da minha Dionaea
Olá Marciel e perdoe-me pela demora.

Não sei quanto tempo demora para a planta sair da dormência, porém ela está estranha. Por favor veja as fotos dela e me diga o que acha que está acontecendo ou se eu estou fazendo algo de errado.

Foto 29-09-2015


Imagem


Foto 06-10-2015


Imagem


Foto 14-10-2015

Imagem


Será que estou paranoica ou tem algo de errado mesmo? Outra dúvida, porque as folhas estão fazendo essa "espiral" ali perto do rizoma como aparece circulado na foto do dia 14-10?

_________________
There will come a day in which men no longer cheat each other. And on that day we will see what mankind is truly capable of.


14.10.2015(Qua)14:26
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem Re: Avaliação "médica" da minha Dionaea
Olá Claudia.

Acredito ser falta de insolação. Dionaea precisa de sol pleno, quanto mais horas melhor.

A folha em espiral pode ser uma haste floral, mas a imagem não ajuda muito e aparenta ser muito pequena para ter certeza. 8-)

Abç

_________________
Imagem


14.10.2015(Qua)15:27
Perfil

Registrado em: 14.06.2015(Dom)20:29
Mensagens: 7
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem Re: Avaliação "médica" da minha Dionaea
Obrigada Marciel por toda a sua ajuda.

Realmente faz algum tempo que não consigo dar um solzinho pra ela. Além de estar muito nublado, a janela que pega mais sol não está recebendo muito sol ultimamente.

Acho que me expressei mal na questão da espiral. Na realidade estou com dúvida sobre as folhas grandes mesmo. O jeito que elas nasceram, folhas em cima de outras folhas, meio encavaladas, não atrapalha em nada? Pode ser que tenha brotado outra planta?

_________________
There will come a day in which men no longer cheat each other. And on that day we will see what mankind is truly capable of.


14.10.2015(Qua)15:41
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 15 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB