Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 25.04.2024(Qui)3:47



Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Minha primeira PC 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 03.09.2008(Qua)8:49
Mensagens: 36
Localização: Chapecó - SC
Mensagem Minha primeira PC
olá amigos...

Adquiri minha primeira PC, uma Dionaea, fiquei muito empolgado e enquanto aguardo a chegada das sementes da D. Intermedia que foram doadas pela Liza comprei essa plantinha.

Mas acaba aí a minha empolgação. Aqui na minha cidade eles nem sabem os nomes delas, se alguem perguntar sobre Droseras, Nepentes, ..... vai escutar: "não senhor, só temos aquela rasteira, aquela comum". Fui então ver a qual se referiam, eram DIONAEA, em todas as floriculturas. Mas todas em péssimo estado, axo que nunca pegaram sol. Lá vão as fotos...

Vejam como ela está coitadinha... eu contei que ela teria 10 armadilhas, 02 tirei pq estava secas, e 03 folhas estava completamente pretas e ja estavam em decomposição....


Agora pesso que me ajudem a recupera-la.... se for possível... não quero perder minha primeira preciosa... posso usar aquele musgo que vendem em floriculturas, aquele que fica nas arvores um esverdeado, aki tem uma área de mata grande e não atrapalharia se eu tirasse um pouquinho de cada árvore... aguardo a ajuda de vcs...

Imagem

detalhe superior..... minha outra paixão...
Imagem

Imagem

_________________
Não viro vampiro, eu prefiro sangrar
Me obrigue a morrer
Mas não me peça pra matar


06.09.2008(Sáb)21:58
Perfil
Mensagem 
movido


Editado pela última vez por Nádia em 11.01.2011(Ter)1:07, em um total de 1 vez.



06.09.2008(Sáb)22:59
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 06.06.2008(Sex)17:26
Mensagens: 663
Localização: Camocim-CE
Mensagem Dene
Amigo posso está errado mas notei que o substrato não eatá tao umido ,o vaso da planta está SOBRE um prato com agua?elas gostao de umidade,valeu cara,boa sorte com ela.


07.09.2008(Dom)8:21
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 03.09.2008(Qua)8:49
Mensagens: 36
Localização: Chapecó - SC
Mensagem 
obrigado pela ajuda....

Leoninha..
pois é não sei se o substrato dela é o ideal, parece pó de xaxim, mas njão duvido que tenha terra junto...

edirlessandro arruda
Ele está bastante úmido, quando peguei a planta estava com o substrato praticamente seco. E depois de ler alguns outros tópicos sobre cultivo eu coloquei bastante agua pra dar uma lavada no substrato. Talvez ele não seja o ideal, seria o caso talvez de substitui-lo, ou aguardo que se recupere um pouco.

_________________
Não viro vampiro, eu prefiro sangrar
Me obrigue a morrer
Mas não me peça pra matar


07.09.2008(Dom)9:07
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 14.08.2008(Qui)18:51
Mensagens: 40
Localização: Curvelo - MG
Mensagem 
Parabens pelo seu começo.

Abs, Alan Willer
Sol é para todos, sombra so pra quem planta árvores.


07.09.2008(Dom)14:42
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 03.09.2008(Qua)8:49
Mensagens: 36
Localização: Chapecó - SC
Mensagem !!!!!!!TRAGÉDIA!!!!!
pessoal acabei de perder minha dionaea..... algo muito estranho... ela estava em ótimo estado até tinha muitas folhas nascendo, parecia tão bem de saúde, mas qual foi minha supresa hoje. Não sei ao certo oq aconteceu, simplismente ela murchou e começõu a ficar com um tom marron e se foi. Ontem ela estava normal e a pouco ja era...

aproveitando que ela foi-se, fiz um exame mais detalhado na mesma. as folhas estavam murchas, então puxei-as, elas soltaram-se facilmente como se estivessem podres na sua base, apenas uma folhas mais velhas estava melhor fixada, mas mesmo assim ja tinha parte da armadilha preta. Retirei as raizes do substrato e vi que a maioria delas estava morta, umas 03 estavam ainda em bom estado, mas creio que logo deteriorariam.

falta-me agora saber o porque disto ter acontecido, ela tomava sol regularmente durante a tarde, aprox da 13:30 até o fim do dia, além disso eu havia improvisado uma cobertura com garrafa pet, ficava uma mini estufa, que eu usava durante a noite.

se alguem souber qual foi o motivo me avise, não quero perder mais plantinhas, agora estou com muitas D. Intermedia que germinaram que é uma beleza, abraço a todos...

_________________
Não viro vampiro, eu prefiro sangrar
Me obrigue a morrer
Mas não me peça pra matar


06.11.2008(Qui)16:53
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 29.10.2008(Qua)13:28
Mensagens: 300
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Mensagem 
cara eu não muito sobre PCs mas o pelo o que sei, deve onde ela estava plantada devia ser um substrato fertio (terra vegetal, ou terra adubada), ate onde eu sei isso faz mal para as PCs...
espera mais um pouco que vem alguem mais experiente e fala com certeza...
boa sorte nas proximas PCs!


06.11.2008(Qui)20:25
Perfil
Mensagem 
movido


Editado pela última vez por Nádia em 11.01.2011(Ter)4:40, em um total de 1 vez.



08.11.2008(Sáb)13:39
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.08.2006(Dom)15:14
Mensagens: 344
Localização: Curitiba, Paraná
Mensagem 
Ela já apresentava sinais de podridão na primeira imagem que você postou...

Não devem ser fungos, eles não costumam se reproduzir no xaxim por este
conter muito tanino, geralmente eles atacam as folhas, é mais provável que seja
algum fertilizante.

Só relembrando, não use água mineral, use da torneira ou destilada, um pH alto
no substrato (6 para cima) deixa a plantas vulneráveis á doenças fora que os sais
presentes na água mineral podem matar a planta.

_________________
Até mais,

Clayton.

Growlist e Wishlist


09.11.2008(Dom)15:43
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
Acrescentando ao que o Clayton escreveu, não use anticloro, pois este reage com o cloro da água e se transforma em sal (NaCl) que com o passar do tempo se acumula no substrato da planta e acaba sendo como se você tivesse usado água mineral, o que acaba prejudicando a planta ou até mantando.

Abraço.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


09.11.2008(Dom)18:32
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB