Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 20.05.2025(Ter)19:06

Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Dionaea não cresce? 
Autor Mensagem
Moderador

Mensagem Dionaea não cresce?
No começo do ano uma das minhas Dionaea produziu sementes e algumas vendi e outras plantei, das que plantei, todas as que germinaram estão se desenvolvendo bem, menos uma, que tem armadilhas mais avermelhadas e está com aproximadamente metade do tamanho das irmãs, ela solta novas folhas sem nenhuma deformidade ou alteração de cor, a não ser pelo fato dela ser mais avermelhada que as irmãs, só que ela não cresce, as armadilhas não tem mais que 3 milímetros, enquanto as irmãs estão com armadilhas de 5 ou 6 mm.

Já tentei mudar os vasos de posição em relação ao sol e até de local pra ter mais sol, só que a planta não cresce. O substrato é composto por areia e sphagnum e sobre o substrato há sphagnum vivo que não deixo crescer sobre a planta.

O curioso é que uma das irmãs dela, que está no mesmo vaso, está se desenvolvendo como se nada tivesse acontecendo.

Não acredito que seja dormência, pois mesmo antes do inverno a planta não crescia como as irmãs.

Alguém teria alguma sugestão do que pode estar acontecendo com essa planta? Se por acaso ela é "anã"?

Fotos postarei amanhã.

21.07.2009(Ter)23:38

Mensagem 
Não sei se é assim que acontece, de uma planta normal sai uma planta com mutação ex.: a sawtooth,
aqui no forum tem um tópico sobre uma mutação de dionaea que eh bem pequena, se for daquele jeito que eu disse que acontece esse tipo de coisa, pode ser ela neh?

22.07.2009(Qua)0:08

Mensagem 
Talvez um indivíduo mutante, geneticamente modificado, portador de um gene letal ou retardador.
Ou algo do tipo... :lol:
Espero ter ao menos dado uma luz.

Abraços

22.07.2009(Qua)2:56
Destaque

Mensagem 
Olá Bode ! fiquei curioso com a descrição do caso, até mesmo porque todos os indivíduos vieram de "pais normais", e não de qualquer tentativa de hibridização... vc poderia colocar uma foto dela ?
Seria uma variação natural ou uma variação decorrente de algum gene ressessivo ? não quero me aventurar nas hipóteses porque me falta conhecimento técnico, mas parece ser uma dessas coisas...
Um grande abraço.

22.07.2009(Qua)8:11
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
eduardo, li em algum local, só não lembro onde, que algumas plantas soltam um tipo de hormonio que inibi o crescimento de outras ao seu redor, tipo, solta no solo ao seu redor para fazer uma seleção natural, não sei se falo bobagem, será que pode realmente acontecer isso :?:, algum biologo de plantão para tirar essa dúvida.

22.07.2009(Qua)9:14

Mensagem 
Não sei se o tópico se refere apenas aos seedling mas, tenho uma dionaea que não cresce mais, acho que é o Sol que não aparece por uma semana, ele só da uma piscadinha quando dá. Mas tenho uma outra que ta crescendo rapido agora parece até que tem uma bomba ela fica parada durante umas semanas e quando vejo de 3 à 4 folhas nascem de uma vez dai para de novo.

22.07.2009(Qua)9:16
Moderador

Mensagem 
Como o prometido, as fotos.

Não sei se seria o caso de hormônios no substrato, ou um gene mutante ou algo do tipo, mais que a coisa está estranha, está.

No outro vaso existem 3 mudas irmãs, e elas estão se desenvolvendo normal, agora nesse vaso que só tem 2 mudas, vejam o que acontece.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As fotos não estão lá essas coisas por que bati elas rapidamente pois estava começando a chover, mais depois tento postar fotos melhores.

22.07.2009(Qua)10:30
Destaque

Mensagem 
Caramba ! a desproporção é grande mesmo ! muito maior do que eu pensava ! será que uma delas é anã ?

22.07.2009(Qua)19:22
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Imagina se for uma nova variedade?
Ela está bonita, mas é muito pequena...
Vamos esperar até ela dar flores e aí palntamos as sementes e vemos se sai igual...

22.07.2009(Qua)19:28
Moderador

Mensagem 
Se é anã eu não sei, só sei que não cresce. Agora se for uma nova variedade, foi muita sorte, pois todas as sementes foram colhidas da mesma planta.

Quanto a deixar ela florescer, acho que não, como a floração debilita muito a planta, talvez não seja uma boa idéia deixar ela florescer.

22.07.2009(Qua)23:07
Responder   [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo