Autor |
Mensagem |
PinguimN
Registrado em: 11.01.2009(Dom)18:23 Mensagens: 70 Localização: Maringá, Paraná
|
 [Help] Dionaea "Fraca"
Olá, Tenho uma Dionaea há cerca de 3 meses e no início, tudo ia bem. Contudo, com o passar do tempo, começou a crescer uma “armadilha” apontada para cima. Mais tarde as primeiras armadinha começaram a morrer, e a planta aparentava ter poucas energias. Demorei a perceber que a “armadinha que crescia para cima” era na verdade uma haste floral (primeira dionaea...), mais logo que percebi, tratei de cortar ela, e todas as armadinhas que estavam pretas, assim deixando a planta mais bonita. Dai pra frente que as coisas começaram a piorar. As armadilhas não duram tanto tempo em relação ao começo (Antes elas fechavam umas 7 ou 10 vezes para pretejarem, hoje chegam a fechar no Maximo 2 vezes). Coloco ela num lugar que vai bater sol o dia todo, mais vou trabalhar e só volto de tarde, e advinha? Meus pais sempre mudam ela de lugar! Falam que ela esta morrendo por culpa do sol e que a água chega a ferver das 12:00h as 14:00h (devido ela ficar muito tempo na sombra, as 2 ultimas armadilhas que nasceram ficaram minúsculas). Não sei o que tem de errado nela, li vários tópicos hoje e me ajudaram em algumas coisas, mais o que devo fazer para ela ter uma recuperação rápida? Devo alimentá-la? Deixar no sol o dia todo? Apenas tirar ela do sol as 12:00h as 14:00h? Dia 06/04 vou pegar uns dias de férias, e estava pensando em trocar ela para vaso bem maior, que caiba mais umas 2 ou 3 Dionaeas. Devo fazer isso com ela neste estado? Segue umas fotos para ver o estado que ela se encontra...  
|
22.03.2009(Dom)15:54 |
|
 |
balbinow
Registrado em: 23.02.2009(Seg)11:01 Mensagens: 67 Localização: Rio de Janeiro - RJ (Zona Oeste)
|
Bom, ela aparenta estar melindrada ... mas nada letal na minha opinião. Cara, eu não sou muito a favor do xaxim ... prefiro de longe o uso do sphagnum. De qualquer forma, se você for mudar ela de vaso tome cuidado para não traumatizar ela mais ainda. Cuidado com a raiz e evite tocar nas armadilhas. Com relação ao sol, dionaeas gostam bastante de sol ... o problema está no fato de que o calor excessivo pode ser nocivo a ela, pior ainda é o fato dos seus pais ficarem tirando ela do lugar. Toda vez que você recoloca ela no local você muda o ângulo que ela está recebendo luz (a não ser que você tenha tomando o cuidado de por ela extamente da mesma forma como estava antes dos seus pais mexerem), ou seja ... você acaba expondo partes da planta que não recebiam sol, ao sol forte de forma brusca. Sacou? Depois que a haste floral está com mais de 10-15 cm é capaz da planta não se recuperar mesmo  ... não é regra mas é o mais normal  . Espero ter te ajudado cara, sou novato na coisa também.
_________________ http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -4867.html (grownlist / wishlist)
|
22.03.2009(Dom)16:26 |
|
 |
PinguimN
|
Então Balbinow, cortei o haste com uns 6 ou 7 cm ^^ Valeu pelas dicas, vou pedir que meus pais não a muder mais de lugar. Não sabia que o substrato dela era xaxim, achava que era sphagnum morto. De qualquer forma, se eu trocar de vaso queria por sphagnum vivo, não deve haver problemas né? Outra coisa, o que seria "estar melindrada"? No demais ajudou sim, muito obrigado 
|
22.03.2009(Dom)17:09 |
|
 |
balbinow
Registrado em: 23.02.2009(Seg)11:01 Mensagens: 67 Localização: Rio de Janeiro - RJ (Zona Oeste)
|
O sphagnum "morto" ou seco é de cor clara ... o xaxim (seu substrato) está com um musgo qualquer, ae fica meio esverdiado e acaba engando mesmo  . Pode colocar sphagnum seco ou vivo sem problemas, mas muito cuidado com a raiz dela na muda de vaso ein. Nem precisa por em um vaso grandão não, pode usar um maior que esse ... mas não precisa ser gigante  . Bom, ela aparenta estar melindrada [magoada, batida, machucada, ferida] ...
_________________ http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -4867.html (grownlist / wishlist)
|
22.03.2009(Dom)18:12 |
|
 |
PinguimN
|
uhmmm, intendi.
Então vou fazer a mudança assim que eu tiver uns dias livres ^^
E mais uma vez, obrigado.
|
22.03.2009(Dom)18:49 |
|
 |
RobertoR
Registrado em: 16.01.2009(Sex)22:12 Mensagens: 221 Localização: Curitiba (PR)
|
Olá! Se quiser, coloque menos água no prato - não precisa ela estar tão encharcada assim, afinal as raizes precisam respirar. A planta poderia realmente estar sofrendo pelo ecesso de calor... estou vendo que o prato está apoiado em cima de madeira, isto é bom - uns tempos atrás eu realmente encontrei a água do prato quentíssima, porque eu tinha apoiado a planta em cima de tijolos escuros. Sorte que me toquei em tempo.
Boa sorte!
_________________ A red Dionaea is a state of mind.
|
22.03.2009(Dom)20:12 |
|
 |
Bruno Garcia
Destaque
Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10 Mensagens: 1338 Localização: Sertãozinho-SP
|
Olá, posso estar errado mais li relatos que quanto mais agua melhor para as DIONAEA... Acho que não há problemas em manter o nivel de agua nessa altura... Sobre o negocio de mudar de lugar é importante, quando uma planta se estabelece em um local é importante mante-la lá seja sol, seja chuva. Pode deixar deixar ela tomar esse sol sim, mais é importante que a planta esteja acustumada com esse sol! Não fique mudando ela de local a cada 2h se não ela vai piorar cada vez mais! Deixe ela em um local e esqueça dela, vai ser melhor para ela. Parece que dei uma bronca, mais só umas dicas Abraços e Boa sorte
_________________ Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:
http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3
Growlist Bruno Garcia:
viewtopic.php?f=24&t=2907
|
22.03.2009(Dom)20:53 |
|
 |
PinguimN
|
Toda informação é útil meus caros amigo  Então, em relação de mudar ela de lugar, já disse aos meus pais que é isso que esta matando ela (espero que eles parem com isso, meu pai é muito teimoso ^^, e quando coloca algo na cabeça é muitu dificil de mudar). Em relação a quantidade de agua, antigamente eu colocava menos, mais comecei a colocar mais porque meu pai falava que ela não aguentava o sol, então aumentei o nível de agua esperando mais umidade. É certo deixar no nível que esta ou tenho que diminui-lo?
|
22.03.2009(Dom)23:00 |
|
 |
balbinow
|
Uma experiência minha, que está dando resultados satisfatórios é manter o nível da água mais ou menos pela metade do vaso. EU costumo usar vasos mais largos e menos altos. A melhor coisa é observar ... espera ums 7-10 dias e note se algo muda nela, com pouco água e muita água  .
|
22.03.2009(Dom)23:24 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Hello Pinguim, A tua planta não tá tao feia não, hehehe! Mas tá meio verdinha, acho que ta recebendo pouco sol. Tbm me pareceu que ela está super-alimentada ou talvez alguem anda brincando demais com ela, fechando as armadilhas com mta frequencia.  Em geral Dionaea sao plantas bem resistentes e não deveriam sofrer com mudanças de local. Lembrem-se que na natureza o tempo tbm muda rápido, sol/chuva, nuvens passageiras cobrem o sol, etc. Eu mudava as minhas de lugar com frequencia e nunca tive problemas. O Marcos Ono tbm deve mudar mto as plantas que ele vende e não imagino que tenha problemas. E lá no sitio dele faz um bruta calor em dias ensolarados, a agua tbm chega a ferver ao redor dos vasos. O que eu não recomendaria é vc replantá-la! Se a planta já tá fraca, replantar **não É** uma boa idéia! Especialmente agora no outono, quando as plantas estao desacelerando. O ideal é replantar na primavera, quando estao em pleno crescimento. Mas mesmo assim, não vejo motivo nenhum p/ replantar tua Dionaea. O vaso não é pequeno demais e trocar xaxim por sphagnum é trocar alhos por bugalhos (no caso da Dionaea!). Abs, Fernando Rivadavia
|
23.03.2009(Seg)13:24 |
|
 |
|