Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 08.05.2024(Qua)9:54



Responder  [ 5 mensagens ] 
 Me ajudem URGENTE, por favor! 
Autor Mensagem
Mensagem Me ajudem URGENTE, por favor!
Olá, sou novo no forum e também novo com plantas carnívoras, a 2 dias atrás consegui minha primeira dionaea, o substrato (nem sei qual é) chegou seco da loja onde comprei, e pelo visto não estava recebendo sol corretamente, mas ela ainda está bem verde e viva, mas tenho algumas dúvidas, aqui vão:

1. Eu li que elas precisam de água pura da chuva, mas não tem como usar água da torneira ou do filtro? E quanto à água natural de rio direto da mina?
2. Ela é meio 'lenta' na captura de insetos, mas ela já pegou 3 até agora, isso é um bom sinal?
3. Há necessidade de variar a sua 'alimentação'? em outras palavras, se ela só pegar formigas por exemplo, isso é prejudicial?
4. Ela pegou uma formiga hoje, agora a pouco, e a formiga começou a cortá-la pra escapar, para meu desespero, ela já havia fechado completamente, por isso eu apertei a armadilha pelo lado de fora de forma que esmagasse e matasse a formiga, para a mesma não poder escapar, isso pode ter sido prejudicial? :(
5. Eu li sobre o período de dormência, quando começa? E o que eu devo fazer? colocá-la na geladeira e deixá-la por quanto tempo? Devo retirá-la para colocar água? Há mesmo necessidade de colocá-la na geladeira? Estou num lugar bem frio e úmido no momento.
6. Não sei se ela já veio com o substrato ideal, por isso gostaria de transplantá-la, mas por ela estar um pouquinho 'fraca' eu suponho, pois ela não estava sendo tratada adequadamente, é melhor esperar a primavera pra isso? Qual o substrato ideal ? Encontro em lojas de plantas?
7. Qual o tamanho máximo que a planta atinge? E o tamanho de suas armadilhas? Por enquanto tanto a planta quanto suas armadilhas são bem pequenas.
8. Eu estou atento caso surja a haste floral para que eu possa cortá-la, em que época ela surge?
9. Devo arrancar as folhas amareladas ou espero ficar completamente escuras?

Por enquanto são essas minhas dúvidas, caso eu tenha mais postarei. Obrigado desde já! Estou adorando minha planta.

Tobias.


29.05.2009(Sex)19:54
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem Re: Me ajudem URGENTE, por favor!
TobiasBR escreveu:
Olá, sou novo no forum e também novo com plantas carnívoras, a 2 dias atrás consegui minha primeira dionaea, o substrato (nem sei qual é) chegou seco da loja onde comprei, e pelo visto não estava recebendo sol corretamente, mas ela ainda está bem verde e viva, mas tenho algumas dúvidas, aqui vão:

1. Eu li que elas precisam de água pura da chuva, mas não tem como usar água da torneira ou do filtro? E quanto à água natural de rio direto da mina? Deixe a água da torneira descansar por uns 2 dias e pode usar, ou pode tirar água do chuveiro e deixar esfriar até o dia seguinte, que ambos os processos são para a retirada do cloro, que é muito volátil.

2. Ela é meio 'lenta' na captura de insetos, mas ela já pegou 3 até agora, isso é um bom sinal? Não alimente sua planta, deixe ela se recuperar, as plantas carnívoras não precisam de insetos para se recuperar, e ficar alimentando ela só vai prejudicar a planta, que gasta muita energia para fechar a armadilha e pode acabar morrendo de vez.

3. Há necessidade de variar a sua 'alimentação'? em outras palavras, se ela só pegar formigas por exemplo, isso é prejudicial? Não precisa variar nada, aliás, não alimente sua planta.

4. Ela pegou uma formiga hoje, agora a pouco, e a formiga começou a cortá-la pra escapar, para meu desespero, ela já havia fechado completamente, por isso eu apertei a armadilha pelo lado de fora de forma que esmagasse e matasse a formiga, para a mesma não poder escapar, isso pode ter sido prejudicial? :( Sim, pode, no momento que apertou a armadilha para matar a formiga, pode também, ter danificado a folha, que morrerá, mais isso não é fatal para sua planta. Apenas deixe ela num lugar que tenha sol direto até umas 9 da manhã na primeira semana e mantenha o substrato muito molhado, de preferência mantenha a coluna de água até a metade da altura do substrato que rapidamente ela se recuperará. Vá aumentado em 1 hora de sol toda semana até a hora que a planta ficará o dia todo ao sol, as Dionaea gostam de muito sol direto.

5. Eu li sobre o período de dormência, quando começa? E o que eu devo fazer? colocá-la na geladeira e deixá-la por quanto tempo? Devo retirá-la para colocar água? Há mesmo necessidade de colocá-la na geladeira? Estou num lugar bem frio e úmido no momento. Use a ferramenta de busca, em "técnica de cultivo" existe um tópico sobre dormência das sarracenias, é o mesmo método, leia atentamente.

6. Não sei se ela já veio com o substrato ideal, por isso gostaria de transplantá-la, mas por ela estar um pouquinho 'fraca' eu suponho, pois ela não estava sendo tratada adequadamente, é melhor esperar a primavera pra isso? Qual o substrato ideal ? Encontro em lojas de plantas? Não replante ela agora, espere a primavera para isso, usando a ferramenta de busca você achará o substrato ideal para ela, que é igual ao das Droseras.

7. Qual o tamanho máximo que a planta atinge? E o tamanho de suas armadilhas? Por enquanto tanto a planta quanto suas armadilhas são bem pequenas. Elas estão pequenas (as folhas e as armadilhas) por provável falta de sol, mais a planta não fica com folhas maiores que 6 a 8 cm e dependendo da variedade não chega nem a isso, e o tamanho da armadilha também depende da variedade.

8. Eu estou atento caso surja a haste floral para que eu possa cortá-la, em que época ela surge? A haste costuma surgir após a dormência, na primavera, mais caso surja agora, é bom cortal.

9. Devo arrancar as folhas amareladas ou espero ficar completamente escuras? Espere que a folha fique totalmente marrom escuro, não arranque uma folha só porque a armadilha morreu ou por a folha estar amarelada, isso pode prejudicar ainda mais a planta.

Por enquanto são essas minhas dúvidas, caso eu tenha mais postarei. Obrigado desde já! Estou adorando minha planta.

Tobias.


Mais uma coisa, evite ficar mudando a planta de lugar e evite de alimentar e fechar as armadilhas da planta, isso gera um gasto muito grande de energia e pode acabar matando a planta.

Outra, use a ferrramenta de busca quando tiver alguma dúvida antes de abrir um tópico, existem tópicos onde já foi discutido assunto muito semelhante:
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -4904.html
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -4923.html

Abraço. :wink:

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


29.05.2009(Sex)21:16
Perfil
Mensagem 
Obrigado pela resposta e pela ajuda, só uma coisa, a planta pegou esses insetos mencionados naturalmente, é prejudicial se ela 'se alimentar demais' mesmo que seja de forma natural (sozinha, por conta própria)? Agora fiquei confuso e preocupado, se for o caso uso algum inseticida aqui pra matar os insetos antes que ela os pegue :lol: Estou numa chácara na zona rural, e devido a alta quantidade de mato aqui em volta sempre tá cheio de insetos e eu achava que isso era bom pra planta.

Uma perguntinha rápida: ela veio com 3 folhinhas bem pequenas e com armadilhas um pouco menores que uma cabeça de alfinete, isso quer dizer alguma coisa? Não encontrei nada sobre isso no fórum ainda :?

Pelo visto eu fiz tudo certinho até agora, já peguei água do chuveiro e vou esperar 24H antes de usar, creio que assim não será prejudicial a planta. Vou esperar a primavera pra replantá-la e até tentarei reproduzi-la usando um método que li aqui no fórum hehe!

Estou amando esse mundo das carnívoras, espero cuidar direito da minha planta!

Agradeço desde já!

Abraços,
Tobias.


30.05.2009(Sáb)1:14
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
TobiasBR escreveu:
Obrigado pela resposta e pela ajuda, só uma coisa, a planta pegou esses insetos mencionados naturalmente, é prejudicial se ela 'se alimentar demais' mesmo que seja de forma natural (sozinha, por conta própria)? Se é natural, então não tem problema.

Agora fiquei confuso e preocupado, se for o caso uso algum inseticida aqui pra matar os insetos antes que ela os pegue :lol: Estou numa chácara na zona rural, e devido a alta quantidade de mato aqui em volta sempre tá cheio de insetos e eu achava que isso era bom pra planta. Não use inseticida, pois pode acontecer de algum inseto envenenado cair na armadilha dela. Ela ficar cheia de inseto seria bom se ela estivesse saudável, como ela está debilitada, o gasto de energia pra fechar a armadilha pode ser prejudicial. O que pode fazer é uma estufa como essa: http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... estufa+pet irá aumentar bastante a umidade do ar pra sua planta e ela se recuperará mais rapido.

Uma perguntinha rápida: ela veio com 3 folhinhas bem pequenas e com armadilhas um pouco menores que uma cabeça de alfinete, isso quer dizer alguma coisa? Não encontrei nada sobre isso no fórum ainda :? Pode ser apenas falta de cuidados corretos, como muita água e falta de sol.

Pelo visto eu fiz tudo certinho até agora, já peguei água do chuveiro e vou esperar 24H antes de usar, creio que assim não será prejudicial a planta. Vou esperar a primavera pra replantá-la e até tentarei reproduzi-la usando um método que li aqui no fórum hehe! Fez correto em coletar água do chuveiro, só não use nunca aqueles removedores de cloro usados para tratar água para aquários, pois na reação química do componente ativo (tiossulfato de sódio) com o cloro da água há geração de sal (cloreto de sódio), que pode se acumular no substrato e matar a planta com o tempo.

Estou amando esse mundo das carnívoras, espero cuidar direito da minha planta!

Agradeço desde já!

Abraços,
Tobias.


Boa sorte com sua planta.

Abraço.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


30.05.2009(Sáb)10:09
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.05.2009(Sáb)11:45
Mensagens: 18
Localização: Belo Horizonte - MG/Brasil
Mensagem 
Obrigado pela dica da 'estufa', já estou preparando. Tudo bem, então não usarei inseticidas.

Abraços,
Tobias.

P.S. Não sei o que houve mas tive que recadastrar, pena que não posso mais editar o tópico feito.


30.05.2009(Sáb)11:53
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 5 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB