PLANTAS CARNÍVORAS BR
http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/

Dionaea Vegetariana
http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=13&t=5355
Página 1 de 5

Autor:  Trix [ 10.07.2009(Sex)19:40 ]
Título:  Dionaea Vegetariana

Gente socorro!!!!
Acho que sou a única pessoa do mundo a ter uma dionaea vegetariana...... ela simplesmente se recusa a comer insetos!!!
Depois de muito penar consegui caçar uma aranhinha pra ela e coloque com cuidado em cima do vasinho.
Pois bem a aranha passeou livremente por todas as armadilhas e nada dela "fechar a boca".
Aí pensei? Será que as armadilhas não estão funcionando?
Foi só encostar de leve um palito na armadilha que ela fechou....
Ou seja, acho q a minha dionaea prefere comer madeira..... :roll:

Brincadeiras a parte, já estou ficando preocupada.... tenho ela há uns 2 meses e ela nunca caçou um insetinho sequer. Sempre deixo ela no sol e as vezes coloco ela perto da fruteira aqui de casa pra incentivar que ela coma um mosquitinho de banana, mas sem resultado.
Como disse minha manicure... "Credo estão todas com fome... tudo de boca aberta"

Assim que eu aprender a usar o fórum direito vou postar umas fotos dela pra vcs avaliarem.

Obrigada

Trix

Autor:  Fernando Rivadavia [ 10.07.2009(Sex)23:08 ]
Título: 

Hmmm, mto estranho mesmo pois normalmente elas caçam sozinhas.... Que cidade sem inseto é essa q vc mora? Que tal se vc tentar colocar algum inseto diretamente dentro da armadilha e segurar com uma pinça por exemplo, até q feche?

Vc sabe que lá dentro de cada armadilha tem uns pelinhos sensíveis que precisam ser tocados 2 vezes em menos de 20 segudos p/ elas fecharem, né?

Abs, Fernando

Autor:  Vinícius Graça [ 11.07.2009(Sáb)1:24 ]
Título: 

20 segundos não é tempo demais, Fernando? :shock:

Autor:  Fernando Rivadavia [ 11.07.2009(Sáb)1:32 ]
Título: 

Faz mto tempo q não volto a ler esta literatura básica, mas esse é o número q ficou na memória. Fica de lição de casa p/ vcs verificarem!! ;)

Abs, Fernando

Autor:  Francisco Eduardo [ 11.07.2009(Sáb)4:27 ]
Título: 

Olá Trix ! na verdade, acho que vc deve considerar duas coisas:

a) a folha da dionaea é preparada para se fechar quando a presa possuir um tamanho razoável, assim compreendida aquela que, proporcionalmente à armadilha, vá ser útil à planta - por isso, se as armadilhas forem relativamente grandes e os insetos inversamente pequenos, ela não vai fechar mesmo, porque o fechamento e a posterior abertura demandam dispêndio de energia, que a planta só faz, normalmente, quando vale a pena (ou seja, quando o inseto tem certo peso);

b) como o Fernando disse, há "gatilhos" no interior da armadilha que obedecem a uma sequência de toques para permitir o acionamento da folha... se não fosse assim, qualquer pingo de água que caísse dentro da armadilha iria dispara-la, e a planta iria morrer.

Meu conselho: mantenha as condições de cultivo da planta, com bastante sol e umidade, além da água sob o substrato e deixe que ela mesma se preocupa com a obtenção dos insetos... e jamais use qualquer tipo de palito, etc, para fechar a armadilha, porque a planta não come madeira (rsrsrsrsrs) :wink: , ela simplesmente vai perder essas armadilhas !

Um grande abraço
PS - não se preocupe em "ensinar" a sua dionaea a "caçar". Ela faz isso há milhões de anos (muito mais tempo que a presença humana na Terra), sempre com muito sucesso... :lol:

Autor:  Vinícius Graça [ 11.07.2009(Sáb)18:30 ]
Título: 

Após vasculhar alguns sites, montei este pequeno texto sobre as armadilhas da Dionaea.
Como resposta ao Fernando, nada surpreso admito, ele estava certo, como vocês podem comprovar no texto.

Então, Trix, se a armadilha não se fechou na passagem na aranha, deve ser pelo motivos descritos. Já que você comprovou com o palito de madeira que funcionando as armadilhas estão sim.
E também dá pra entender porque não se deve dar uma presa morta.
Logo ela vai conseguir um belo almoço.
Quanto à sua preocupação sobre ela não comer nos últimos dois meses, acredite, ela se vira! Como o Francisco destaca.

Gostei da idéia de colocar o vaso próximo à fruteira para que ela se alimente. Fiz isso hoje a tarde e ela fechou duas armadilhas. Deve estar jantando agora. :lol:

Postei duas mensagens porque não havia caracteres o suficiente. :roll:
Aí vai:

Autor:  Vinícius Graça [ 11.07.2009(Sáb)18:31 ]
Título: 

Suas folhas são muito particulares, compostas de pecíolo e uma armadilha, divida em dois lóbulos, como uma mandíbula com longos "dentes" nas bordas. O pecíolo é achatado, verde e além de sustentar a mandíbula tem função fotossintética.

A superfície interna da armadilha, apresenta coloração vermelha e secreta néctar para atrair os insetos, nela também há importantes pêlos sensitivos, os tricomas. Estes pêlos têm a função de detectar a presença do inseto para que em uma fração de segundos a armadilha se feche e o inseto prisioneiro possa ser digerido lentamente.

Pelo menos dois pêlos sensitivos devem ser acionados sucessivamente em um curto espaço de tempo para que a armadilha funcione; assim a armadilha evita se fechar em vão com o toque de uma simples gota de chuva; ou um pêlo seja tocado duas vezes, evitando a possível tentativa de digestão de uma pedra ou graveto, desperdiçando energia. Somente movimentos constantes, como o andar de um inseto, a farão fechar, isto é, dois toques num intervalo máximo de vinte e cinco segundos.

Não é conhecido o porquê da coordenação dos dois lóbulos, mas pensa-se que é baseado em impulsos elétricos, como o sistema nervoso dos animais. A velocidade de encerramento depende diretamente da temperatura, e em climas tropicais a armadilha chega a ser de apenas 0,03 segundos!

Após fechar, o inseto é prensado contra as glândulas digestivas na superfície interna da armadilha, e o próprio movimento da presa estimula a secreção de sucos digestivos que servirá para que o inseto seja digerido.

Entre outras enzimas segregadas, encontram-se a chitanase, para amolecer o exoesqueleto do inseto, e enzimas proteolíticas, para decompor as suas proteínas. É segregado também ácido úrico, que mantêm a boca fechada e causa a libertação de enzimas digestivas.

Após a digestão a armadilha lentamente torna a abrir, mostrando os exoesqueletos de quitina. Este processo pode acontecer cerca de 3 a 4 vezes com cada armadilha, depois ficando permanentemente aberta e ocupando-se apenas da fotossíntese e então serão substituídas por novas folhas.


Imagem

Autor:  Ian [ 11.07.2009(Sáb)19:26 ]
Título:  Uma foto vale mais que mil palavras

Venus Flytrap Fail :lol:
Imagem
Fonte: http://failblog.org/2009/04/22/venus-flytrap-fail/

Autor:  MSMPINHEIRO [ 11.07.2009(Sáb)20:45 ]
Título: 

Fernando Rivadavia escreveu:
Vc sabe que lá dentro de cada armadilha tem uns pelinhos sensíveis que precisam ser tocados 2 vezes em menos de 20 segudos p/ elas fecharem, né?


eu li que era 2 toques em um intervalo de 6 segundos.

Autor:  Francisco Eduardo [ 12.07.2009(Dom)5:02 ]
Título:  Dois toques

Olá ! não quero jogar lenha na fogueira de forma nenhuma, até porque não li nenhum dos artigos e estou falando empiricamente. Mas, pelo que observo aqui nas minhas dionaeas, seis segundos é muito tempo para elas. Me parece que, ou elas fecham ou não fecham mesmo - mas esse processo me parece muito mais rápido do que descrito por todos aqui no tópico.
Outra coisa que noto: mosquitos, papa - moscas, pequeníssimas aranhas, etc, podem andar livremente pelas armadilhas porque, quando elas se dignam de começar a fechar, não se dão ao trabalho de concluir o serviço...
Um grande abraço a todos !

Página 1 de 5 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/