Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 21.05.2025(Qua)9:42

Responder  [ 9 mensagens ] 
 1ª Dionaea 
Autor Mensagem

Mensagem 1ª Dionaea
Caros,
Após meses sumidos voltei, isso porque encontrei uma Dionaea a venda no mercado! (Pague Menos- Indaiatuba/SP)
Agora to na correria pra cuidar dela... o substrato que ela tá é meio feio... parece ser pó de xaxim mas deve ter terra junto, alem de ter um musgo verde daqueles que da em pinheiro...
já comprei Sphagnum seco e vou replantar, vou fazer um susbstrato Sphagnun+xaxim, creio que fique bom.

Creio que a resposta seja sim, mas vou perguntar, é melhor eu esperar a primavera para replanta-la?
Ela esta bem pequena, possui umas 10 armadilhas e ocupa metade de um vaso dos pequeninos, deve ocupar uns 5-8 cms de um lado à outro.

Achei um pedaço de musgo bem verde no meio do sphagnum seco... vou tentar rebrotar.

Abraços!!

:D

Não use xaxim plante Sphagnum

"Meu ídolo morreu na Cruz, e o seu??"

14.07.2009(Ter)10:54
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Acho que não haveria necessidade de esperar a primavera.
Cultive ela normalmente por um mes mais ou menos,e veja se houve alguma mudança na planta,caso houver tente tira-la e replanta-la em Sphagnum desidratado,se não houver mudança nenhuma deixe ela por mais um mes,depois replante-a.
É claro que trocando o substrato a planta sofrera pela mudança,mas tente deixa-la onde sempre deixou e cultiva-la do mesmo jeito que estava cultivando antes.
Espero ter ajudado :D

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak

14.07.2009(Ter)11:12
Destaque

Mensagem 
Rafael, a primavera é a melhor época para replantar. Não aconselho você a replantá-la agora, deixe ela por enquanto no substrato que está e vá mantendo. A Dionaea precisa de um período de descanso, dormência, então não faça ela gastar mais energia nesse período. Não utilize xaxim para compor seu substrato, ele está em extinção e deve ser preservado. Comprar e vender xaxim é crime! Tem vários substitutos como fibra de coco, areia, perlita, vermiculita, esses também são tão eficientes quantos o xaxim.

Abraços

14.07.2009(Ter)11:20

Mensagem 
Eu aconselho o hor substituto do xaxim é o pó de fibra de coco.

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak

14.07.2009(Ter)11:22

Mensagem 
Maurício Ervilha escreveu:
Rafael, a primavera é a melhor época para replantar. Não aconselho você a replantá-la agora, deixe ela por enquanto no substrato que está e vá mantendo. A Dionaea precisa de um período de descanso, dormência, então não faça ela gastar mais energia nesse período. Não utilize xaxim para compor seu substrato, ele está em extinção e deve ser preservado. Comprar e vender xaxim é crime! Tem vários substitutos como fibra de coco, areia, perlita, vermiculita, esses também são tão eficientes quantos o xaxim.

Abraços

Maurício,
O pó de xaxim que tenho já é antigo, tenho ele a muito tempo, de outra forma optaria por outro material. De fato, procurei perlita e vermiculita mas não achei, e fibra de coco não procurei... quem sabe até use ela, pois estou desconfiado que meu pó de xaxim ta com terra tambem... rsrs
Areia? como substituto do xaxim? legal, achava que era só pra dar sustentação no substrato uma vez que não absorve água.

abraços, obrigado pela dica.

14.07.2009(Ter)11:27
Destaque

Mensagem 
Rafael, areia grossa bem levada com sphagnum, não use areia fina porque ela vai compactar o solo. Aqui eu uso pra algumas plantas e elas vão muito bem. Mas se misturar a fibra de coco no meio ainda, ai sim fica melhor. Fibra de coco é fácil de achar, de uma procurada que você encontra sim. Se for realmente utilizar esse xaxim, dê uma fervida nele então :)

Abraços

14.07.2009(Ter)11:33

Mensagem 
Areia grossa, seria a arei normal de construção não é?
Eu to usando um poco do xaxim pra tentar brotar o Sphagnun (alias, o musgo precisa de sol?)
Vou procurar a fibra de coco, foi falta de ideia, ontem andeia a tarde inteira atras do Sphagnum (andei pacas...)

abraços

14.07.2009(Ter)11:35
Destaque

Mensagem 
Isso, pode ser essa ou pode ser a de fundo de rio também. Essa de construção deve ser peneirada e bem lavada. Geralmente a que eu uso aqui eu penero muuuito, grande parte da areia eu perco porque é fina, só fico com os grãos maiores. O musgo precisa sim, mas deixa num sol filtrado com sombrite de preferência. Como você mora em Campinas, no CEASA dai é possível você encontrar musgo e talvez fibra de coco lá, é possível achar algumas PC's na Leroy Merlin também.

Abraços

14.07.2009(Ter)11:49

Mensagem 
Atualizando

A Dionaea ta ficando mais forte, com menos de uma semana de água e sol ela ta muito mais bonita...
to indo pra segunda semana com ela, já tenho musgo e pó de fibra de coco pra fazer o substrato e replantar. Vou passar bara um vaso de barro maior, pensei no seguinte (Do topo até o fundo vai...) >Sphagnum seco | fibra+sphagnum | argila expandida< o vaso é em barro puro sem revestimento, garantindo uma boa umidade, alem de evitar que o substrato esquente muito no sol intenso (o que gera perda de umidade).

Vou postar umas fotos mais pra frente quando for fazer a transferencia de vaso. Vou aproveitar e fazer um mini-charco num pote de barro que encontrei... é to inspirado.rs

abraços

p.s.: desisti de procurar areia... todas me parecem muito finas... rs

21.07.2009(Ter)15:19
Responder   [ 9 mensagens ]