Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 19.05.2025(Seg)15:58

Responder  [ 4 mensagens ] 
 Seedlings de dionaea 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Seedlings de dionaea
Olá ! uma vez mais com algumas fotos ! essas são dos seedlings de dionaea que vieram, como todas as mudas que pegaram, do Marcos Ono ! já têm quase um ano, parece que o crescimento delas é lento mesmo...

Um grande abraço a todos !

Imagem

Imagem

05.09.2009(Sáb)15:20
Perfil Visitar website do usuário
Moderador

Mensagem 
Olá Francisco, estive na casa do Paulo uns tempos atrás e ele me mostrou uma variedade de dionaea, que acredito ter aqui também, que não cresce, mostrei algumas fotos das minhas inclusive: http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -5431.html

Não seria o caso de suas mudas serem essa mutação? ou será que por estarem dividindo o vaso com a D. capensis elas não estão se desenvolvendo adequadamente?

Tente tirar elas desse vaso e colocá-las num outro sozinhas.

05.09.2009(Sáb)16:23
Destaque

Mensagem 
Olá Bode ! é verdade, muito bem lembrado ! vou tentar fazer isso ! talvez elas possam se desenvolver melhor estando em vasos individuais, e ainda tenho muitos vasos por aqui... mas, sinceramente, fico com medo de elas sentirem a transferência e virem a morrer no processo de transposição daquele bog de germinação para os vasos... vc teria alguma orientação a respeito de como fazer isso da forma menos traumática possível para as plantas ?
Um grande abraço.

06.09.2009(Dom)6:17
Perfil Visitar website do usuário
Moderador

Mensagem 
Francisco, as Dionaea são plantas muito resistentes, se você conseguir, com uma tesoura, cortar uns pedaços do substrato em volta das mudinhas, pelo menos separando elas da outra planta, ficará mais fácil, e depois vá desmanchando o "torrão" de substrato até retirar todas as mudas.

Eu costumo fazer isso, e depois pego um pouco de sphagnum bem molhado e envolvo as raízes e planto em outro vaso.

Caso vá deixar a muda alguns minutos fora do substrato, vale deixar ela dentro de um potinho com água para que as raízes não desidratem.

Tenho feito isso também, e nenhuma Dionaea minha até hoje teve problema.

Boa sorte com as mudinhas.

07.09.2009(Seg)11:24
Responder   [ 4 mensagens ]