PLANTAS CARNÍVORAS BR
http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/

dionaea em perigo
http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=13&t=5809
Página 1 de 2

Autor:  marcomaia [ 12.10.2009(Seg)12:07 ]
Título:  dionaea em perigo

Olá pessoal,
Como comentei antes, ainda sou novo no forum (growlist e fotos em breve!), comprei minhas (duas) primeiras PCs na Leroy em Porto Alegre, mas aparentemente uma não vai vingar :(
As duas mudas estavam judiadas, mas uma delas tá verde e grandona, e a outra tá murchando, meio pálida e com folhas queimadas. Tratei as duas do mesmo jeito (fora a caule floral que cortei da que está bem), então assumo que a culpa não é minha.
Vocês poderiam dar uma opinião do que fazer, se é que tem algo que possa ser feito pra salvá-la? Vou postar fotos da saudável lá no forum de fotos...

Imagem
Imagem

Obrigado e abraços,
Marco

Autor:  Maurício Ervilha [ 12.10.2009(Seg)12:13 ]
Título: 

Olha, não sei não, mas acho que essa já era. É comum as Dionaeas que são vendidas em lojas morrerem, elas ficam muito tempo sem água e clima adequado. Acho que você deveria ver a raíz e o rizoma, se ambos estiverem podres ai já era mesmo. Se não estiverem podre, plante ela em um substrato mais adequado e espera pra ver se ela se recupera.

Abraços

Autor:  marcomaia [ 12.10.2009(Seg)13:34 ]
Título: 

Pois é, vou sair à caça de sphagnum amanhã e vou transplantar e torcer pelo melhor.

Autor:  tilemonteiro [ 03.11.2009(Ter)6:50 ]
Título: 

parece q essa não tem mais solução o jeito é comprar uma nova.

Autor:  teush [ 13.01.2010(Qua)9:14 ]
Título: 

Nossa, Fico triste pelo estado de sua dionaea.Você já tentou replanta-la em um substrato de sphagnum com areia
Espero ter ajudado
Abraçosss!!!!

Autor:  vitor meireles [ 13.01.2010(Qua)9:20 ]
Título: 

bom o estado dela realmente e deploravel!... :cry: tente fazer de tudo deixea tomar muito sol agua so destilada ou da xuva , pratinho em baixo, e corte a haste floral dela rapido! pois pode tar ajudano a matar sua planta! coloque sphagnum no substrato para dar mais humidae! um conselho é não compraraas de supermercado pois realmente as veses vem quase mortas.... :?

Autor:  Liza [ 13.01.2010(Qua)9:49 ]
Título: 

Olá marcomaia!

Eu penso um pouco diferente do pessoal, não sei qual caminho você irá tomar, mas vale a pena ponderar todas as opiniões :wink:

Eu não mexeria no substrato tão cedo. Este substrato me parece bom. Deixa a planta se estabilizar primeiro, depois vc mexe no substrato.

Não deixaria no Sol por enquanto, a planta fica na loja por muito tempo sem pegar Sol. Se colocamos no Sol de uma vez ela morre. O importante é ir acostumando a planta aos poucos. É bom colocar a planta num local com muita luz por pelo menos uns 7 dias. Depois vc vai levando a planta cada vez mais pra perto do Sol. Deixe pegar sol da manhã por mais uns 15 dias e depois disso vá deixando cada vez mais tempo.

A água: não precisa ser destilada. Pode ser da chuva ou da torneira mesmo, mas tem que ter muita água! Pelas fotos podemos ver o quanto o substrato está seco. Então seria interessante você colocar um prato mais fundo com muita água. O ideal para esta espécie é o solo encharcado, principalmente no verão.

Um abraço,

Autor:  luis.abj [ 17.01.2010(Dom)21:06 ]
Título: 

ola galerinha.Obrigado!
Estou precisando de uma ajudinha,
tenho uma dionaea que algumas armadilhas estão ficando pretas,
vocês poderiam me ajudar,toda ajuda é bem vinda,
Obrigado!

Autor:  teush [ 17.01.2010(Dom)21:14 ]
Título: 

Ola Luís.

O apodrecimento de armadilhas é muito comum, toda folha um dia morre.
Mas para que isso não aconteça frequentemente evite acionar suas armadilhas desnecessariamente.
Não dê agua mineral, isso é um veneno para elas. Utilize água da chuva ou então água de torneira descansada
por 48 horas.

Espero ter ajudado

Abraços

Tópico corrigido pela moderação do fórum, favor rever as fontes de informação antes de 'ajudar' - Carlos R.

Autor:  teush [ 17.01.2010(Dom)21:19 ]
Título: 

ok, precisando a galera do forum estara sempre aq para fornecer ajuda.
Boa sorte com sua dionaea !!!!

Página 1 de 2 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/