Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 20.05.2025(Ter)7:41

Responder  [ 9 mensagens ] 
 Qual o momento certo de mudar de vaso? 
Autor Mensagem

Mensagem Qual o momento certo de mudar de vaso?
:D Olá caros amigos, tudo blz?
Eu comprei a quase um mês uma dionaea muscipula, e fiz o que é pra ser feito. Coloquei um pratinho com água e no sol o maximo possivel e cortei a haste floral que já estava com +- 8 cm. Ela esta num vazinho.
Ela passou um tempo sem crescer, pegou alguns insetos, mas eu achava que algo estava errado.Porem creio que era só adaptação.
Não era possivel ser a hibernação pois este verão esta de rachar aqui em são luis, então na semana passada observei que algo estava nascendo e durante estes dias ela já esta com 7 pequenas folhinhas, muito legal ela esta se recuperando a todo gás.
Agora a minha pergunta: eu posso neste momento fazer a mudança para um vaso maior? Ou espero as folhinas terminarem de se desenvolver?
:lol:

20.11.2009(Sex)9:54

Mensagem 
Oolá Wener, se possível poste fotos da sua Dionaea para termos uma noção de como ela está.. Porque você quer mudá-la de vaso? Questão estética? Muitas vezes não é necessário trocá-la de vaso.. (: Mas poste fotos para vermos :D

20.11.2009(Sex)17:56

Mensagem 
filhas da mãe! eu comprei minha dionaea e
percebi que a haste floral esta cortada :evil:

21.11.2009(Sáb)12:12

Mensagem 
:) Jackie, veja como ela estava. (foto)
Como já estava a algum tempo, querendo muda-la de vaso (ela estava num bem pequeno) pra poder proporciona-la um melhor desenvolvimento, nesta sexta feira fiz a mudança. Eu fiquei esperando a orientação de alguem mas não tive. E como já estava com tudo pronto... mudei ela pra um vaso maior com substrato novo. :roll:

Imagem

Eu vou postar uma foto dela na sua nova casa.
Mas nestes 2 dias em que mudei, notei que (claro) ela sentiu e o crescimento paralizou, antes as folhas estavam crescendo bem rapido agora nestes dias ela simplesmente não deu um passo. Espero que ela se recupere logo.

Pra fazer o substrato eu comprei este musgo (veja foto), alguem pode identifica-lo? É o sphagnum?
Imagem

Comprei também a casca de pinus, que depois do trabalho que dá de tratar pra tirar o tanino e sem saber se o que eu comprei já vinha tratado, desisti de usar, comprei tambem a Argila Expandida e a Vermiculita. A argila espandida usei como base e misturei o musgo (70%) com a vermiculita (30%).
Creio que vem dar certo. Quando retirei ela do vazinho com muito cuidado, tratei de retirar tambem todo o substrato antigo. Ela ficou um pouco muchinha mas acredito que vá se recuperar.

Editado pela última vez por wener7 em 23.11.2009(Seg)10:44, em um total de 1 vez.

23.11.2009(Seg)10:21

Mensagem 
Celso escreveu:
filhas da mãe! eu comprei minha dionaea e
percebi que a haste floral esta cortada :evil:

:D Fala aí mano, tudo blz?
Cara, até onde eu tô sabendo a haste floral da Dionaea Muscipula deve ser cortada. Por que?!
A haste pra se desenvolver desprende um esforço bem grande da planta que dependendo do seu estado pode até morrer após a florada.
Na natureza deve ser assim, pois ela se propaga com as sementes geradas, mas nos cultivadores a queremos sempre saudavel e pegando insetos.
Eu comprei a minha com a haste, achando que esta era a melhor logo que soube que a haste deve ser cortada assim que identificada eu mesmo cortei.
Ela após isso se recuperou e se adaptou bem ao clima de São Luis.
Agora, se a sua ideia seria gerar as sementes, bem então é outra história.
Se possivel, posta fotos é sempre bom vermos estas curiosas plantas.
Valeu.

23.11.2009(Seg)10:36

Mensagem 
Wener, agora que já tá feito é mais torcer do que orientar x)

Pela foto, parece que a minha Dionaea está em um vaso do mesmo tamanho que o seu, e até hoje ela tem se desenvolvido muito bem.. (:
Realmente 'estressa' a planta a mudança de vaso e talvez seja por isso que ela parou o desenvolvimento.. No entanto, você também deve ter certeza de que não danificou as raízes dela.. Se tiver danificado isso também pode atrasar o desenvolvimento da planta e até matá-la dependendo do grau do dano e a saúde da planta..
A argila expandida não era necessária, se não me engano ela é mais usada para Neps. e bogs [a pesquisar]... Esse musgo não está me parecendo sphagnum mas use este tópico para confirmar: http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... ++sphagnum

Espero que a planta se recupere saudável :roll:

23.11.2009(Seg)12:15
Destaque

Mensagem 
Citação:
Pra fazer o substrato eu comprei este musgo (veja foto), alguem pode identifica-lo? É o sphagnum?

Não é sphagnum não. Esse musgo geralmente é usado para enfeites e não retém muita umidade, nem sei se pode ser classificado como musgo mesmo.

abraços

23.11.2009(Seg)13:31

Mensagem 
:( Ô Maurício meu caro, será que por não ser o sphagnum ela não vai resistir? Puts! :x

23.11.2009(Seg)17:46

Mensagem 
acabei de transplantar todas as minhas PCs, só transplantei a nepenthes
por que eu queria um vaso de parede xD e o resto por que estava com um
substrato que não estava retendo agua, botei 10% de vermiculita 30% de fibra e 60% de sphagnum
depois eu vejo os resultados :P

23.11.2009(Seg)19:01
Responder   [ 9 mensagens ]