Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 20.05.2025(Ter)10:51

Responder  [ 6 mensagens ] 
 Momento certo pra colheita das sementes 
Autor Mensagem

Mensagem Momento certo pra colheita das sementes
Alô pessoal, tudo bem?

Me surgiu uma dúvida, embora eu tenha tirado-a parcialmente com o Bode: minhas Dionaeas já estão com as cápsulas da sementes todas secas, inclusive uma delas, já dá até pra ver as sementes, todas brilhantes. Afinal, qual o momento certo para a retirada das sementes? tem algum prazo ou é só no olhômetro mesmo? alguém tem alguma foto explicativa ou site pra explicar melhor? a base da cápsula é aquela "coroinha" que parece uma arruela?

Ah, e não fiz polinização manual, e acho dificil ter acontecido naturalmente, visto que moro em apartamento (6º andar). Ou isso não tem nada a ver? se tiver algum jeito de saber se as sementes são "férteis", postem aí :D :D

Bom, é isso aí.
Abraços a todos.

Growlist / Wishlist

09.12.2009(Qua)23:22
Destaque

Mensagem 
:arrow: http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... ght=#59215

Abraço e boa sorte!

10.12.2009(Qui)0:24

Mensagem 
Que maravilha, Rafael! fato é que aqui, quando busquei por "sementes" na busca do fórum, apareceu que nenhum resultado foi encontrado e, logo depois, em nova pesquisa, a página deu erro.

Mas era isso mesmo que eu estava procurando.
Maravilha!
Obrigadão! :)

Growlist / Wishlist

10.12.2009(Qui)0:45

Mensagem 
Este forum é MUITO legal, antes todo mundo falando de flores, e agora estamos nós esperando as sementes... Mauzão, eu estou na mesma espera! Não vejo a hora de colher sementes e doar/trocar!
Este ano quero tentar cultivo celular, porque as plántulas crescem muuuito devagar em substrato. Em mais de um ano, elas estão com bastante armadilhas (fofíssimas) mas muito pequenas, com mais ou menos 1 cm de diâmetro... São muito bonitinhas, mas se tiver jeito de ter o mesmo diâmetro em 3 meses, eu topo! :p
Só para comparação, uma plántula que nasceu diretamente da haste de agosto 2008 (a Dionaea é falsa vivípara) já está grandona, deve ser uns 3-4 cm, e já come moscas-da-fruta :D
Abraços!
Roberto

10.12.2009(Qui)10:25

Mensagem 
Eu estou colhendo as sementes das minhas. Eu deixei 2 delas desenvolverem a haste floral. Uma das hastes deu só uma flor, a outra haste deu 11 flores!! Já colhi quase todas, faltam só 4 flores, já estou com aprox. 120/130 sementes.

Eu sempre ficava de olho pra ver qual o momento certo de colher, os frutos ficaram pretos e alguns dias depois quanto fui olhar eles se abriram e dava pra ver as sementes todas aparecendo. Foi aí que eu colhi.

Agora é semear pra ver quantas eu consigo germinar. Eu semeio só em musgo ou já preparo um substrato com areia junto???

15.12.2009(Ter)13:32

Mensagem 
Fala Roberto! pois é, este fórum é bacana mesmo. Dá até pra acompanhar os estágios dos usuário no quesito conhecimento/experiência!!

Rafael, quando as sementes estão "pra fora" da cápsula, é realmente o momento certo de colher..
Ah, e :D acho que 100% sphagnum já é mais do que bom

Abraços

Growlist / Wishlist

15.12.2009(Ter)15:10
Responder   [ 6 mensagens ]