Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)16:21



Responder  [ 10 mensagens ] 
 Avaliem minha Dionaea!! 
Autor Mensagem

Registrado em: 22.12.2009(Ter)23:20
Mensagens: 2
Mensagem Avaliem minha Dionaea!!
Olá pessoal!

Há algum tempo ganhei minha Dionaea, e tenho tido vários cuidados com ela desde então, mas não sei se estou fazendo certo. As fotos dela seguem abaixo. Ela pega luz pela manhã (ela até está virada mais pra um lado que pra outro), e tem água à vontade. Ela também já tentou soltar o pendão pra florescer, que cortei com cuidado. Ela tem crescido muito desde setembro, haja visto que minha cidade tem um inverno rigoroso, e nesta época ela ficou 'na dela', não cresceu quase nada. Noto que ela tem folhas estreitas e compridas, as armadilhas não são muito grandes, e agora algumas apresentam pequenas manchas vermelhas. Só tiro fora as folhas que estão secas quando elas preteiam.

Tenho ideia de tirar algumas mudas dela, e vi que o procedimento é simplesmente tirar uma das folhas (com um pouco de parte branca) e colocar no musgo. Isso funciona? Depois de quanto tempo ela realmente pode ser 'plantada' para iniciar uma nova planta?

Confiram as fotos, e opinem sobre o que ainda posso fazer para ela desenvolver mais ainda.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


23.12.2009(Qua)0:18
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 14.03.2009(Sáb)20:26
Mensagens: 117
Localização: Curitiba-PR
Mensagem 
Ola,

A sua planta precisa de muito sol. Se você quer que ela fique bonitona como nas fotos que você vê na net, vai precisar de, no minimo, 4 horas de sol direto :wink:

Eu não recomendaria mexer nela no momento, espere ela ficar mais forte (vermelha).

Abraço


Editado pela última vez por Anderson S. Alves em 01.01.2010(Sex)15:51, em um total de 1 vez.



23.12.2009(Qua)0:34
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem 
pelo o estou vendo e estou aprendendo no forum e aqui em casa, ela está com tudo certo, o substrato parce ser de pinhus com musgo sphagnum, vc viu os cuidados que deves ter com sua planta, tipo o tempo de iluminação e o tipo de agua que deve usar... procure nos topicos sobre a Dionaea que vc vai achar essas coisas... esse caso seu se não for falta de sol e por colocar agua sem ser destilada ou de chuva... As armadilhas dela estão muito caidas isso não é bom...


23.12.2009(Qua)9:35
Perfil ICQ YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 07.09.2009(Seg)17:26
Mensagens: 246
Localização: Fortaleza/Ce
Mensagem 
Se possivel coloque mais água pode ser até a metade do vaso,quanto mais água melhor para as dionaeas! e coloque em um lugar que ela pegue o máximo de sol diretamente possivel porque me parece que ela ta pegando pouco sol e por isso ta lançando folhas mais alongadas pra tentar "alcançar" o sol. Então é isso coloque em um pote mais fundo com mais água e em um lugar com mais sol diretamente por mais tempo.

_________________
http://www.flickr.com/marcel_lucena

Growlist&Wishlist

Fotos Minhas PC´s


23.12.2009(Qua)9:54
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 22.12.2009(Ter)23:20
Mensagens: 2
Mensagem 
Olá pessoal!

Agradeço as dicas e sugestões! De fato, preciso ter mais cuidado com a quantidade de sol que ela recebe, até já estou arrumando um cronograma pra ela: de manhã, quando saio pra trabalhar deixo ela no lado que nasce o sol, e a depois do almoço trasfiro ela pro outro lado do apartamento, pra receber o sol da tarde. Estou providenciando um jeito fácil pra conseguir água destilada ou chuva, pois moro em apartamento (ae é mais chato!), e ando sem muito tempo.

Vocês acham que com estas medidas (mais sol e mais água) ela vai desenvolver armadilhas maiores e mais fortes? Essa manhã ela pegou sozinha uma mosca pequena, mas já vi um dia uma joaninha escapar dela (failed! =[), justamente por causa do tamanho da armadilha.

To pensando também em cultivar outros tipos de plantas carnívoras, talvez Drosera, que são mais coloridas e chamativas. O esquema de cuidados é o mesmo pra maioria das espécies? Qual vocês me recomendam? Alguém me conseguiria também algumas sementes?

Abraços!


23.12.2009(Qua)11:58
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 07.09.2009(Seg)17:26
Mensagens: 246
Localização: Fortaleza/Ce
Mensagem 
O aconselhavel é deixar ela em um canto e não ficar mudando ela sempre de lugar porque cada vez que você muda de lugar uma parte da planta que não pegava sol diretamente vai pegar e outra que pegava não vai pegar. Mas se esse for o unico jeito pode ser que ajude ela! eu também moro em apart e por aqui não chove muito é so você colocar a água da torneira em garrafas e descansar por 48h para o cloro evaporar se tiver.

Sim com cuidados melhores ela vai ficar com armadilhas maiores e mais saudavel.

Droseras tem o mesmo esquema de cuidado sim da dionaea,em relação a água e sol, as espécies de fácil cultivo são várias como D.spatulata ,D.intermedia ,D.capensis... são várias. Eu to vendendo um ultimo pacote de sementes de D.spatulata que eu colhi recentemente se tiver interesse me manda um MP.

Abraço

_________________
http://www.flickr.com/marcel_lucena

Growlist&Wishlist

Fotos Minhas PC´s


23.12.2009(Qua)12:12
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem 
Vou te falar uma coisa a única que consegui germinar aqui em casa de semente foi a D capensis, a D spatulata, burmanii, intermedia e a Dionaea tipica tem mais de um mes que elas estão no musgo e nada de germinar... a D capensis germinou em 20 dias...

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


23.12.2009(Qua)12:31
Perfil ICQ YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 27.12.2009(Dom)18:45
Mensagens: 35
Localização: Nova Lima- MG
Mensagem 
ehh provavelmente precisa de muito sollll
rsrsr
espero ter ajudade
8-)


28.12.2009(Seg)12:57
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 16.01.2009(Sex)22:12
Mensagens: 221
Localização: Curitiba (PR)
Mensagem 
Concordo sobre o sol... só acrescentaria que a sua Dionaea são quase duas dionaeas, se você notar as folhas nascem de dois pontos diferentes... dé para ela só mais um tempinho e você vai ter duas plantas já adultas ;)
Sobre retirar folhas para obter novas mudas... olha, dá para fazer, mas o desenvolvimento não é rápido não... Mas é divertido :)

_________________
A red Dionaea is a state of mind.


28.12.2009(Seg)14:39
Perfil

Registrado em: 17.01.2010(Dom)20:34
Mensagens: 15
Mensagem 
Achei sua Dionaea linda,
ela deve ser bem cuidada


17.01.2010(Dom)21:46
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 10 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 36 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB