Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.04.2024(Seg)1:49



Responder  [ 9 mensagens ] 
 Troca de vaso? 
Autor Mensagem

Registrado em: 23.12.2009(Qua)2:33
Mensagens: 4
Mensagem Troca de vaso?
Olá,

Recentemente comprei uma Dionaea em uma exposição de plantas em minha cidade, e comprei mais outra pela carnivoras.net, e gostaria de colocar as duas em um vaso só, a exemplo de um tutorial que vi no karnivoras.com. O motivo para a troca de vaso, além de estético, é poder utilizar um substrato correto, visto que não tenho certeza da procedência do original, além juntar as duas em um vaso só.

Sendo assim, fica a pergunta: será que é muito cedo para fazer essa troca de vaso? Pretendo fazer o esquema de colocar argila expandida no fundo, seguido de substrato e sphagnum.

Também estou em dúvidas sobre qual vaso utilizar, acabei comprando estes dois:

Imagem
O cartão é só para dar uma ideia da dimensão dos vasos.

O quadrado, esteticamente, me agrada mais, mas temo que ele seja pequeno para as duas plantas. O que dizem?


Ah, estou tentando seguir esse tutorial aqui de troca de vaso:

Imagem
Mudar a Dionaea de vaso

Agradeço as respostas.

Abraços.


23.12.2009(Qua)17:39
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem 
O vaso maior ficaria melhor para colocar as duas juntas, acho que um substrato de Sphagnum + Xaxim fica legal ou algo que substitua o xaxim que não apodreça tão rápido, pode misturar um pouco de areia bem lavada tmb que acho que fica legal!
boa sorte!

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


23.12.2009(Qua)22:03
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Não esqueça que mesmo plantando em vasos grandes, ano que vem, no inverno, vai ter que tirar as Dionaeas do vaso e colocá-las na geladeira para o período de dormência. Qualquer dúvida acesse a ferramente busca!

Abraços

_________________
Imagem


23.12.2009(Qua)23:56
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21
Mensagens: 398
Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
Mensagem 
:D acho que deve usar o grande! pois no pequeno elas vao se apertar com o decorer do desenvolvimento delas :wink:

_________________
.


24.12.2009(Qui)11:48
Perfil YIM Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem 
eu acho melhor o pequeno, pois as suas plantas tem raizes curtas, e vc colocando no vaso maior vai ficar mai dificil da agua chegar ao topo do vaso a não ser que vc tenha um prato bem grande... não se esuqueça que elas gostam de muita umidade...
Deve-se comprar um vaso mais largo não mais fundo... as raizes da maioria das carnivoras são pequenas e precisam de muita agua....


24.12.2009(Qui)12:31
Perfil ICQ YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem 
uma dica se você não tem prioridade com a aparência, compre um pote desses de guardar alimentos, eles são mais baratos do que VASOS normais e podem ser usados tambem como o prato para um vaso grande desses por exemplo!

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


25.12.2009(Sex)10:10
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem 
sabe qual vaso que eu achei o melhor de TODOS, foi o do Vanish que minha mãe usa aqui, eu acho ele do tamanho ideal e minha mãe usa muito depois que eu vi pedi ela para guardar todos para mim :D


25.12.2009(Sex)10:26
Perfil ICQ YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 24.01.2010(Dom)18:45
Mensagens: 64
Localização: (RS) PORTO ALEGRE
Mensagem 
eu vou fazer mesma troca q tu de vaso, só ta faltando o sphagnum, olha o tamanho do meu, e vo colocar 3 mudas kkkk a raiz de uma Dionaea cresçe em medi DE 7 A 10 cm entao ao tem problema!

segue a foto embaixo!!! o vaso tem 10cm de profundidade e 8 de largura!

Imagem

Imagem
[/img]


depois q eu trocar vou documentar e tirar fotos kkkkk abraço!!!


29.01.2010(Sex)1:56
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Troca de vaso?
bardomudo escreveu:
Recentemente comprei uma Dionaea em uma exposição de plantas em minha cidade,
e comprei mais outra pela carnivoras.net, e gostaria de colocar as duas em um vaso só, a exemplo de um
tutorial que vi no karnivoras.com.


Boa escolha de planta, seguir o tutorial é uma boa.

Citação:
Sendo assim, fica a pergunta: será que é muito cedo para fazer essa troca de vaso? Pretendo fazer
o esquema de colocar argila expandida no fundo, seguido de substrato e sphagnum.


A regra geral é transplantar após a dormência, caso na sua cidade o inverno seja ameno não é necessário
retirar a planta e colocar na geladeira. Complete o teu perfil para ser ajudado de modo mais eficaz.
Lembre de verificar se a água está subindo através da argila, senão terás que colocar um 'prato' mais profundo.

Citação:
Também estou em dúvidas sobre qual vaso utilizar, acabei comprando estes dois:

O quadrado, esteticamente, me agrada mais, mas temo que ele seja pequeno para as duas plantas. O que dizem?


Esteticamente, o quadrado também me agrada, talvez porque vejo muitas imagens de plantas em vasos quadrados.
Funcionalmente eles ocupam melhor os espaços das bandejas.

Um bom lugar para olhar é na ficha de cultivo dessa espécie: http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... t-125.html

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


29.01.2010(Sex)6:43
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 9 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 41 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB