Autor |
Mensagem |
thiago161
Registrado em: 19.12.2009(Sáb)22:29 Mensagens: 48 Localização: São Paulo - SP
|
 Ajuda um novato aqui
eu so super novo nessa coisa de plantas carnivoras, e eu não entendi muita coisa sobre a cultivaçao, so entendi q tem q deixar no sol, colocar um pratinho em baixo, regar todo dia, mas não entendi esses negocios de substrato. Quando nasce uma haste na minha pc eu devo cortar? o substrato eh um musgo? de pra planta substrato? precisa faze algum processo pra nasce a haste das sementes? Axo que e tudo isso. Brigado desde ja
|
19.12.2009(Sáb)23:34 |
|
 |
Jackie
Registrado em: 01.08.2009(Sáb)13:16 Mensagens: 54 Localização: Santo Anastácio, SP
|
Olá Thiago, seja muito bem-vindo!  Citação: eu so super novo nessa coisa de plantas carnivoras, e eu não entendi muita coisa sobre a cultivaçao, Não se preocupe, logo vc se acostuma com esse 'mundo' todo cheio de informações novas ;) so entendi q tem q deixar no sol, Não se esqueça de que a adaptação deve ser gradativa para não queimar as folhas colocar um pratinho em baixo, regar todo dia, Com o pratinho/pote/recipiente de água embaixo da planta não é necessário regá-la. Esse sistema de deixar o vaso no prato d'agua ajuda inclusive a distribuir melhor a água e manter sempre úmido mas não entendi esses negocios de substrato. O que exatamente? Geralmente, logo de início não há muito com o que se preocupar quanto a isso.. Mas se tiver alguma dúvida mais especifica, pergunte  Quando nasce uma haste na minha pc eu devo cortar? Isso vai de cada cultivador e de cada planta. Se sua planta não está muito saudável é aconselhaver cortar a haste, mas se você quer arriscar, arrisque. No entanto a planta pode até morrer, pois na floração ela gasta muita energia. Porém lembre-se sempre que isso NÃO é regra e vai da decisão de cada um. ;) o substrato eh um musgo? O substrato também pode variar dependendo da espécie e tbm do cultivador.. Ele pode ser composto de sphagnum (o musgo), perlita, turfa, areia e etc.. Basta lembrar que ele deve ser ácido e nunca adubado de pra planta substrato? Desculpa, não entendi precisa faze algum processo pra nasce a haste das sementes? Se precisa fazer algo para nascer a haste? Não, não.. Isso acontece quando a planta já está madura, aí ela estará pronta para as flores e logo, as sementes. Axo que e tudo isso. Brigado desde ja[b] Sempre que tiver dúvidas pergunte, mas antes lembre sempre de procurar o que deseja nos tópicos já existentes. ;) Boa sorte com sua Dionaea, e se possível poste fotos dela aqui mesmo para vermos como ela está e poder ajudá-lo melhor  Jackie
|
19.12.2009(Sáb)23:51 |
|
 |
thiago161
|
mais 2 coisas:
tipo qulquer coisa que eu procuro com a busca não encontra nada! me ajuda? e poderia me explica detalhadamente oq e o substrato? tipo: pra q serve, onde compra, se da pra faze, o que e.
e brigado por ajudar
ah e mais uma coisa:
tbm so de sp.. vc sabe se vende pc no walmart, leroymerlin ou esses supermercados? pq compra com o Marcos Ono não e muito facil pra mim.
|
19.12.2009(Sáb)23:59 |
|
 |
Jackie
Registrado em: 01.08.2009(Sáb)13:16 Mensagens: 54 Localização: Santo Anastácio, SP
|
Hm, as vezes a ferramenta Busca dá problemas..  Mas você também pode usar o Google, e provavelmente ele lhe trará resultados interessantes, as vezes até mesmo em páginas daqui do fórum. O substrato é o 'solo' da sua planta, é a 'terra' dela. Dá pra fazer sim o substrato ou comprá-lo pronto. Se você quiser montar o seu próprio pode comprar as substâncias para compô-lo (musgo sphagnum, areia, fibra de coco..). Entendeu? Você é de Sp capital? Coloque a sua cidade no seu perfil para todos poderem ajudá-lo melhor futuramente. Infelizmente na minha cidadezinha não tem nenhuma dessas lojas que você citou mas tenho a impressão de já ter lido alguns membros comentando que já compraram PCs em ambas. Para mim também não é muito fácil de comprar sempre com o Marcos Ono pelo alto preço do frete mas com ele é certeza de que a planta virá saudável. Geralmente nas lojas ou mercados as plantas estão mal-tratadas e você irá cuidar para recuperá-las antes de poder realmente desfrutar da beleza delas. No entanto, conselho particular, se encontrar compre! 
|
20.12.2009(Dom)0:23 |
|
 |
Celso
Registrado em: 05.11.2009(Qui)16:59 Mensagens: 287 Localização: Sorocaba - SP
|
Vender até vende mas talvez não em um estado tão bom quando os grandes cultivadores! Um bom lugar para comprar é o CEASA, inclusive o marcos ono está lá vários dias da semana!
|
20.12.2009(Dom)0:27 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
Walmart vende Dionaeas. Na Leroy&Merlin você possivelmente encontrará além das Dionaeas, Nepenthes também. O preço é um pouco salgado, R$40,00, eu fiquei na dúvida se comprava porque a planta não estava com ascídeos então não consegui identificar, mas parecia ser N. alata. E a planta vem grandinha já, não vem tão pequena se comparada as do Ono.
Abraços
Editado pela última vez por Maurício Ervilha em 20.12.2009(Dom)0:46, em um total de 1 vez.
|
20.12.2009(Dom)0:33 |
|
 |
thiago161
|
no walmart e na leroy vendem as dionaeas por 40 reais ou sao as Nepenthes de 40 reais?
ah e quando nascer a haste como e onde eu corto?
|
20.12.2009(Dom)0:39 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
Nepenthes = 40 reais. Dionaeas geralmente não passam dos 8 reais. Quando a haste possuir uma altura suficiente pra você cortá-la, você faz com uma tesoura bem afiada pra não 'mastigar' a haste e prejudicar a pc. Corta o mais rente possível da planta.
Abraços
20.12.2009(Dom)0:45 |
|
 |
thiago161
|
como assim ter uma altura suficiente pra corta-la?
ah entao qual vale mais a pena? compra do Marcos, que as plantas sao pequenas e bem cuidadas (mais tem q paga mais caro ou i ate o ceasa) ou compra de supermercado, que sao maiores mais mal cuidadas (com mais facilidade de compra) ?
|
20.12.2009(Dom)0:53 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
|
Quanto a haste tá muito pequena, é difícil cortar né, pode cortar a Dionaea junto sem querer. Por isso falei pra deixar ela crescer um pouquinho, pra depois cortar sem problemas.
Depende do mais comodo pra você. Geralmente as PC's de lojas e supermercados são mal cuidadas como você disse, mas nada que um mês ou dois sendo bem cuidadas não mostrem bom resultados. Eu até gosto de comprar PC's em mal estado pra ver depois de alguns meses como ela mudou e como ficou bonita. Acho que as PC's mais comuns você poderia comprar nesses supermercados mesmo e as mais difíceis de se achar, compre do Ono.
Droseras que se acha facilmente em floriculturas/Supermercados:
D. binata D. burmannii D. capensis D. intermedia D. spatulata
Neps:
Nepenthes alata Nepenthes khasiana x X mixta
Já vi usuários aqui do forúm comprarem Neps na Leroy&Merlin e ser espécies mais diferentes. É bom arriscar as vezes.
Abraços
20.12.2009(Dom)1:15 |
|
 |
|