Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)23:12



Responder  [ 41 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 primeiras dionaea 
Autor Mensagem

Registrado em: 29.03.2010(Seg)14:20
Mensagens: 16
Mensagem 
ola pessoal, sou novo aqui

comprei uma dionaea, para minha filha que quer cuidar, andei lendo algumas coisas, mais mesmo assim fiquei com receio de fazer errado.

vou transplanta-la para um vaso maior e com cores vivas, ja li que isso ajuda ela a atrair suas presas.
comprei turfa e musgo verde, mais vejo muita gente usando musgo morto, tem algum problema ?

o metodo que eu ja avia lido não sei aonde encontrei, mais basicamente seria colocando argila no fundo do vaso, perlita (acho que é isso, não tenho certeza) turfae por ultimo o musgo.

isso procede? falta alguma coisa? grato pela ajuda.

eu ja tenho o vaso, a turfa a argila e o musgo verde.

Carlos


29.03.2010(Seg)14:28
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 15.01.2010(Sex)9:12
Mensagens: 342
Localização: Laranjal Paulista
Mensagem 
Esta dica peguei no site www.ladin.usp.br/carnivoras :
"Os principais componentes para o preparo do solo (utilizados no Brasil) são: pó de xaxim, musgo (do gênero Sphagnum) e areia. Há os que utilizam pó de xaxim e musgo na proporção 1/2:1/2; outros, utilizam os três componentes, numa proporção 1/3:1/3:1/3 (a areia melhora a drenagem do solo, tornando este mais próximo ao tipo de solo natural em que algumas carnívoras crescem)."
Mas como não se encontra mais pó de xaxim, usa-se fibra de coco ou pó de casca de coco. Mas se preferir a turfa e o musgo verde pode ser usado sem problema.


29.03.2010(Seg)14:35
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
Tente dar uma pesquisada aqui no fórum, esse tópico mostra como fazer a semeadura de Drosera, mas serve também para Dionaea.

http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -1489.html

Se preferir pode usar apenas musgo sphagnum.

Cuidado com a turfa, pois se não for a turfa loira (resultante da decomposição do sphagnum) ela é rica em matéria orgânica e pode matar sua dionaea.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


30.03.2010(Ter)7:16
Perfil

Registrado em: 29.03.2010(Seg)14:20
Mensagens: 16
Mensagem 
obrigado pela dica amigos, agora fiquei assutado, a turfa que encontro aqui em são paulo é uma só em todo logar, da marca dimy, algo assim ela vem em caixa amarela, agora não sabia que era de sphagnum ? na caixa esta escritio terra especial.
o sphagnum que comprei é o musgo verde, tem problema? não é o musgo morto.

achei o tutorial que eu estava seguindo é este aqui http://www.karnivoras.com/articles/15/1 ... ea-de-vaso

outra duvida, não achei a perlita, mais por acaso pesquisando na internet vejo fotos daquelas pedrinhas brancas tipo usado para aquário, é isso perlita? se for eu tenho em casa um monte, vejo falando para usar perlita tb, porem não diz em nenhum lugar como, se misturado com a turfa, se colocado por cima, se colocado no fundo, etc.

grato pela forca pessoal.

Carlos


30.03.2010(Ter)9:12
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 29.05.2009(Sex)19:37
Mensagens: 128
Localização: Porto Alegre - RS
Mensagem 
Carloss escreveu:
obrigado pela dica amigos, agora fiquei assutado, a turfa que encontro aqui em são paulo é uma só em todo logar, da marca dimy, algo assim ela vem em caixa amarela, agora não sabia que era de sphagnum ? na caixa esta escritio terra especial.

Cara, se o que tu comprou for isto http://www.produtosdimy.com.br/substratos.html, é rico em matéria orgânica. Ou seja, não é adequado, pois pode matar tua planta, já que ela se desenvolve em solos pobres.

Citação:
outra duvida, não achei a perlita, mais por acaso pesquisando na internet vejo fotos daquelas pedrinhas brancas tipo usado para aquário, é isso perlita? se for eu tenho em casa um monte, vejo falando para usar perlita tb, porem não diz em nenhum lugar como, se misturado com a turfa, se colocado por cima, se colocado no fundo, etc.


A perlita e/ou a vermiculita são usados na mistura que vai compor o subs. Já essa pedrinha que tu falou, deve ser aquelas coloridas graos maiores usados no fundo do aquiário.. Tem o quartzo de aquário, com granulação menor, tipo areia de rio. No entanto, difere da funcionalidade da Perlita/vermiculita que funcionam como esponjas, mantendo a umidade do solo.

Ps.: Tem um disbribuior aqui em PoA, se quiser te passo o contato. Eles enviam.

_________________
--
Felipe Chaves
GrowList/Wishlist
Flickr: Carnívoras e outras


30.03.2010(Ter)11:37
Perfil

Registrado em: 17.03.2010(Qua)14:22
Mensagens: 260
Localização: Campinas - SP
Mensagem 
Poede ser usado areia de filtro de piscina, não eh muito caro (saco grande, deve tá uns 15 - 20,00) misturado com o musgo


30.03.2010(Ter)12:11
Perfil

Registrado em: 29.03.2010(Seg)14:20
Mensagens: 16
Mensagem 
fel09 escreveu:
Cara, se o que tu comprou for isto http://www.produtosdimy.com.br/substratos.html, é rico em matéria orgânica. Ou seja, não é adequado, pois pode matar tua planta, já que ela se desenvolve em solos pobres.


Fala Felipe, não é este produto não, é deste fabricante mesmo, porem curiozamente ai no site deles não tem o produto que comprei, a embalagem é igual da argila expandida deles, só que esta escrito "Turfa". se eu estivesse em casa agora ia ler a embalagem, mais estou no trabalho e só poderei ler a noite se ele é rico ou não em materiais orgânicos.

sobre as "perlitas, as que falo que tem são exatementes brancas e miuduinhas, não são coloridas.

quando pesquisei no goolge por perlita, achei esta imagem e é assim o que tenho em casa:

Imagem

valeu Felipe, pela ajuda, estou ficando com pé atraz com esta Turfa, o pior que foi caro esta porcaria, ehehehe
e tb comprei um vaso colorido de ceramica, mais não reparei ele não tem furo no fundo, que droga.

abs

Carlos


30.03.2010(Ter)12:12
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 29.05.2009(Sex)19:37
Mensagens: 128
Localização: Porto Alegre - RS
Mensagem 
Achei um tópico (aqui) do Paulo sobre teste feito com a bendita, dá uma lida e/ou pergunta para ele. Acho mais garantido com alguém que já testou e blabla.

_________________
--
Felipe Chaves
GrowList/Wishlist
Flickr: Carnívoras e outras


30.03.2010(Ter)14:09
Perfil

Registrado em: 29.03.2010(Seg)14:20
Mensagens: 16
Mensagem 
eu tb achei este tópico, eeheh estou lendo ele.

os vaos para elas precisam ter furos em baixo para drenagem da agua? ou no caso desta planta é desnecessário?

grato

Carlos


30.03.2010(Ter)14:18
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 15.01.2010(Sex)9:12
Mensagens: 342
Localização: Laranjal Paulista
Mensagem 
Sim, os vasos precisam ter furos embaixo, já que a planta vai absorver a água do pratinho que deve está sempre com água. De preferencia vasos de cor clara já que ela fica em sol pleno, assim o vaso não aquece muito.


30.03.2010(Ter)15:29
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 41 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 35 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB