Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.04.2024(Seg)1:52



Responder  [ 41 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 primeiras dionaea 
Autor Mensagem

Registrado em: 29.03.2010(Seg)14:20
Mensagens: 16
Mensagem 
então, isso que minha esposa falou, mais se estiver correto mesmo, pra que usar então a argila expandida no fundo do vaso? isso vai contra o metodo postado neste site http://www.karnivoras.com/articles/15/1 ... ea-de-vaso

no caso ai ele manda deixar a mangueira com agua, se houver um furo no fundo do vaso, isso seria impossível, certo?

obrigado

Carlos


30.03.2010(Ter)16:31
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 15.01.2010(Sex)9:12
Mensagens: 342
Localização: Laranjal Paulista
Mensagem 
As minhas eu só uso musgo fibar de coco e areia, sem argila expandida ou mangueira, e sempre com prato com água embaixo.
A argila melhora a drenagem, conserva a umidade e a temperatura, mas se não quiser usra não precisa. A mangueira não sei pra que serve.


30.03.2010(Ter)16:37
Perfil

Registrado em: 17.03.2010(Qua)14:22
Mensagens: 260
Localização: Campinas - SP
Mensagem 
Correto Carlos, dessa maneira com o vaso sem furo obviamente você não coloca o pratinho de agua embaixo e a mangueira faria "as vezes" do pratinho, mas pelo que tenho observado aqui no forum o pessoal prefere deixar o pratinho embaixo, aparentemente por manter mais úmido (menos manutenção por assim dizer), provavelmente com a mangueira você tenha um pouco mais de trabalho para não faltar agua (sempre destilada ou da chuva ou descansada por 48 hrs para eliminação do cloro)


30.03.2010(Ter)16:52
Perfil

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Eu uso sphagnum puro, é um bom substrato, mas acumula algas, então coloco fibra de coco. O vaso sem furo, dependendo do tamanho, pode ser usado para um bog de sarracenias, vale a pena guardar.

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


30.03.2010(Ter)20:26
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
Primeiramente sobre a água, um tópico meu: http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -5672.html

Segundo, vasos de barro não são indicados por serem de barro, a argila pode liberar sais minerais no substrato e matar a planta.

Sobre o substrato, o sphagnum verde (vivo) cresce mais rápido que as plantas, podendo encobri-las e matá-las, então o mais indicado é usar o sphagnum morto mesmo.

No caso de vaso furado/sem furo, o melhor é o furado, pois pode ser feita a drenagem e lavagem do substrato, pois muitas vezes o substrato fica com um cheiro desagradável por conta da água parada.

A mangueira nos vasos sem furo é para monitorar o nível de água e fazer o acréscimo de água sem afundar as sementes no substrato.

A argila no fundo é para diminuir a quantidade de substrato utilizado, uma vez que a maioria das raízes das droseras comuns não é tão funda e por isso não é necessário ter um substrato tão profundo assim. Outros métodos para fazer render o sphagnum, que está cada vez mais caro e raro, é misturar areia, fibra de coco ou pó de fibra de coco. Pedras básicas como areias de mármore, podem alterar o pH do substrato e matar a planta.

A preferência pelo pratinho é por conta do mais fácil monitoramento do nível de água e pela limpeza deste e do substrato sempre que necessário, fora que é mais fácil baixar o nível de água quando algas aparecem.

Uma informação observada com minhas plantas, o sphagnum vivo plantado nos vasos com plantas adultas ou já maiores impede o aparecimento de algas na superfície dos vasos.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


30.03.2010(Ter)20:27
Perfil

Registrado em: 25.03.2010(Qui)23:59
Mensagens: 13
Localização: Niterói RJ
Mensagem 
Tirei minhas duvidas com o Carloss, obrigado galera, minha esposa achou uma dionaea hoje numa loja no centro do RJ e me trouxe, mas achei q ela ta meio sacrificada, vou criar um tópico depois pro pessoal que sabe mais me ajudar a salvala ou ver se ela ta mesmo precisando de socorro. abs


30.03.2010(Ter)21:45
Perfil

Registrado em: 29.03.2010(Seg)14:20
Mensagens: 16
Mensagem 
grato a todos pelas explicações.

só uma coisa, se eu não posso colocar o musgo verde, poruqe ele vai crescer mais que a planta, o que vou fazer com ele agora, tenho uma caixa de uva cheia, e foi caro, 7 reais, contra 1 real do pacote de musgo morto. :shock:
ou posso colocar ele sem encher o topo do vaso ? deixando ele crescer junto com a carnivora? tipo coloca apenas alguns pedaços dele, eu pretendia encher o topo do vaso, pois eles são bonitos vivos.

vou tirar algumas fotos para vcs verem .

outra coisa que esta pesando, aqui em São Paulo é proibido pratinhos de plantas com agua, quase sempre aparecem alguém da vigilância sanitária aqui em casa.

abs
Carlos


30.03.2010(Ter)21:52
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 15.01.2010(Sex)9:12
Mensagens: 342
Localização: Laranjal Paulista
Mensagem 
Eu cobri o prato das minhas com aquele plástico que se usa na cozinha pra embalar alimento, cortei uma tira comprida e enrolei em volta do pratinho.


30.03.2010(Ter)21:59
Perfil

Registrado em: 25.03.2010(Qui)23:59
Mensagens: 13
Localização: Niterói RJ
Mensagem 
Pode colocar argila expandida no fundo do pratinho e não encher de agua ou areia de filtro de piscina e colocar a agua antes de encher o pratinho.


30.03.2010(Ter)22:19
Perfil

Registrado em: 27.03.2010(Sáb)13:54
Mensagens: 34
Localização: Severinia - SP
Mensagem 
e se eu não tenho sphagnum??? poderia plantalas só em substrato de fibra de coco?


31.03.2010(Qua)8:06
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 41 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 39 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB