Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 16.06.2025(Seg)18:24

Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 minha primeira tentativa com uma Dionaea 
Autor Mensagem

Mensagem minha primeira tentativa com uma Dionaea
ola pessoal, como todo marinheiro de primeira viagem , estou sujeito a erros, não me crucifiquem por isso, adora as plantas.
mais nunca achei que um ser que vem da natureza selvagem, necessitasse de tantos cuidados para ele sobreviver.

venho aqui descrever meu diário de uma Carnívora.

comprei para minha filha de 8 anos na Leroy Merlin esta pequena carnívora, que ela ficou encantada, eu até concordei, pois a algum tempo tb ja tive vontade de ter uma.

Diionaea como veio da loja;
Imagem

comecei uma pesquisa na internet , para conhecer melhor sobre esta planta e seus cuidados.
confesso que me espantei que ao contrario de outras plantas ele precisa de um substrato pobre em matéria orgânica.
e musgo, que nunca havia ouvido falar em vender.

achei um tutorial simples na internet e resolvi segui-lo, e resar para a sorte, pois aqui neste forum encontrei controversas a respeito do método e do material usado.

inicio do processo:
Transplante
Imagem
Imagem

Argila expandida no vaso
Imagem

isto é perlite ? não usei por duvida.
Imagem

o substrato
Imagem

o Musgo verde
Imagem

close do musgo para confirmação se é o correto:
Imagem

Dionaea ja no vaso
Imagem

Dionaea ja com o musgo.
Imagem

não sei se fiz certo, e nem se o musgo é o correto ou mesmo se a turfa é realmente indicada.
vejo plantas colocadas só nos musgos aqui, mais são mortos, não sei se poderia fazer isso com os meus verdes.

o fato maior, é que aqui em São Paulo o tempo fechou, e desde que transplantei ela não pude colocar no sol, pois não teve sol. ela esta bem abatida.
todas as armadilhas mortas que aparecem ai nas fotos eu ja retirei ela inteira até a parte branca.

existe algo que posso fazer?

grato

Carlos

03.04.2010(Sáb)21:45

Mensagem 
a tua planta não dura 2 meses neste substrato. Não é esse musgo mais serve para ter um aspecto melhor.

03.04.2010(Sáb)22:23

Mensagem 
ja to correndo atraz de musgo seco (morto) e fibra de coco, tenho areia de construção aqui tb, pode ser usada? (tenho um saco fechado que comprei para misturar ao substrato minhas pimentas.)

minhas tenho uma duvida, como fazer para tirar toda a terra ja presa a raiz dela ? tenho receio de rebentar a raiz e por tudo a perder.

ela esta ficando muito debilitada e a falta de sol esta cooperando cooperando com isso, ontem choveu a beça aqui, e eu me esqueci que colher agua da chuva ajudaria.
:?

vou tentar salvar esta dionaea, hoje ela ja apareceu com manchas pretas, inclusive novos brotos.

sabe me dizer se aquela foto que postei com o nome de perlite é ele mesmo, pesquiso na internet e as iamgens qeu aparecem são identicas.

outra coisa, vc diz não ser o musgo correto? ele é identico ao que o bode postou neste tópico http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -4831.html

Carlos

04.04.2010(Dom)9:22

Mensagem 
Não é perlite. Para tirar o substrato sem danificar a planta coloque as raízes na água e chacoalhe a planta e o substrato se desprende da raiz.

04.04.2010(Dom)10:01

Mensagem 
ok

estou dando uma lida no forum, para descobrir o substrato ideal, mais a muitas controversas, isso atrapalha um pouco na decisão.

e mesmo com relação ao musgo seco, vi varias pessoas aqui que tiveram resposta que o musgo não era esse, estou falando do seco, então fica dificil eu ir na loja e pedir musgo morto, e ele for o errado, preciso achar um foto correta do musgo correto, para não comprar outro.

vou comprar o musgo, fibra de coco, ou pó, e tentar achar vermiculita tb (pois perlite não achei) a argila expandida eu tenho bastante aqui.

e sobre a areia que tenho, posso usar para compor o substrato?

:?

obrigado pela força Adriel

abs

Carlos

04.04.2010(Dom)10:13

Mensagem 
Não tem erro se você usar só o musgo sphagnum e fibra de coco, mas se quiser pode usar um pouco de areia lavada, não esqueça de ferver tudo para evitar o aparecimento de fungos. Perlita ou vermiculita pode dispensar, as minhas só tem musgo fibra de coco e um pouco de areia e estão crescendo muito bem.

04.04.2010(Dom)11:47
Moderador

Mensagem 
Cuidado com essa turfa, ela pode ser adubada, e se você prestar atenção existe uma muda de Sphagnum no canto direito e no esquerdo do vaso da última foto, o sfano é o musgo comprido e "cabeçudo".

04.04.2010(Dom)11:55
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
ué isto que vc ta chamando de muda, ele veio junto com este musgo que comprei, me serve de muda então?

bem, não to achando o musgo seco para fazer o substrato, mais achei o substrato coquim.

este aqui Imagem

e tambem o pó Imagem

eu posso usar somente este substrato com a areia ? e colocar o musgo que tenho no topo ?

vou trocar tb de vaso, tb comprei um vaso da Coquim, que alem de bonito é ecologicamente correto, e para resolver o problema de Dengue, pois aqui é proibido pratinhos com agua em plantas, achei um anel de espuma que envolve o vaso e repousa sobre o pratinho retendo a agua e não deixando os mosquitos posarem nela . muito interessante, em breve posto fotos.

só me resta saber se, posso usar somente este substrato, uma coisa que achei interessante é que ele é um fungicida natural, evitando a formação de algas e proliferação de larvas.

o que vc acham, vale apenas tentar? mesmo com experiência?

se não tenho que esperar até amanha para procurar em outros lugares o musgo morto.

obrigado a todos

Carlos

04.04.2010(Dom)12:39

Mensagem 
Espera até amanhã, um dia a mais não vai fazer diferença. Dai você usa o musgo com esse pó de coco e areia. E usa o musgo vivo por cima pra enfeitar, se ele começar a ficar mais alto que a dionaea você dá uma podada nele.

04.04.2010(Dom)13:18

Mensagem 
valeu alessandro, vou esperar sim.

cristiano

vc tem razão, existe este ramo diferentes no meio deste musgo, e fui olha na caixa, achei mais umas 4 mudinhas , vou tentar cultiva-las, seguindo um tutorial que vi aqui, espero que de certo, se der posto fotos mais pra frente.

ainda estou com receio do musgo seco que eu vi, tb não ser o correto, ja que comprei este verde e ja vi que não é.

como saberei se o seco esta certo? lembro que ele parecia uma palha, algo assim.

Carlos

04.04.2010(Dom)17:59
Responder   [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo