PLANTAS CARNÍVORAS BR
http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/

dúvida sementes de dionaea
http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=13&t=7607
Página 1 de 2

Autor:  maks [ 14.10.2010(Qui)14:40 ]
Título:  dúvida sementes de dionaea

olá amigos.

eu plantei no dia 5 de outubro de 2010 uma semente de dionaea com luz artificial,

e agora quase dez dias depois pude observar que no fundo da semente ( na parte mais fina) esta aparencendo uma massinha branca bem minúscola. isso seria um sinal de eclosão da semente, ou não?

Autor:  Caio Vinicius [ 14.10.2010(Qui)15:10 ]
Título: 

Oi maks.
É provável que esta massinha q vc está falando seja fungo. Outra coisa, nove dias para germinação é pouco tempo. Dá uma lida no Fórum mesmo sobre germinação de Dionaea. Usa a ferramenta "busca" que está no topo da página, abaixo do logo do Fórum. Ah!... Aproveita e completa o teu perfil. Blz?
Abs. :wink:

Autor:  maks [ 14.10.2010(Qui)15:25 ]
Título: 

ok,

na curiosidade eu fui futucar a semente, a massinha sumiu mas pela lupa eu pude perceber que a semente está um pouco rachada, será que existe um tópico com imagens do processo de germinação. ou a plantinha aparece de uma hora pra outra de repende.

Autor:  Edirlessandro Arruda [ 14.10.2010(Qui)16:56 ]
Título: 

maks , tem esse tópico que pode ti ajudar existe um link dentro desse tópico que tem umas fotos da germinação ,ok,espero ter ajudado :wink:
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... +++dionaea

Autor:  maks [ 14.10.2010(Qui)22:30 ]
Título: 

Olá Edirlessandro Arruda,

Obrigado pela ajuda, mas infelizmente, a foto postada mostra já os raminhos, das pcs, eu queria algo como um processo pelo qual a semente vai passando ao longo dos dias até chegar aquele ponto, eu vi outra semente minha que também está com essa massa branca só que um pouco mais, mas estou com um dilema, pois como a amigo em cima falou pode ser fungo, mas e se for algo da propria semente, pois eu acho que o raminho não aparece do dia pro outro, pela lógica a semente vai passando por um processo, mas talvez eu esteja errado, se alguém poder ajudar fico muito grato, infelizmente as fotos que eu tirei ficaram sem nitidez.

Autor:  maks [ 14.10.2010(Qui)22:33 ]
Título: 

será que seria uma boa ideia aplicar em cima da semente um fungicida.

outra coisa que tenho duvida também é que em ambas as sementes a massa está posicionada no fundinho da semente, será uma mera coincidencia? o fungo ataca a semente, ou o substrato, ou ambos?

Autor:  Felipe_Chaves [ 14.10.2010(Qui)23:24 ]
Título: 

Cara, posta as fotos sem foco mesmo, o pessoal é bom de olho por aqui. Depois, quando tu tirar fotos melhores, tu substitui.

Ps.: respondi tua mensagem e encaminhei um link.


Autor:  maks [ 14.10.2010(Qui)23:52 ]
Título: 

infelizmente, impossivel postar fotos, elas só saem uns borrões

Autor:  Graco [ 15.10.2010(Sex)8:16 ]
Título: 

Maks, muitas vezes já aconteceu exatamente a mesma coisa comigo. Muito provavelmente é um fungo pq as sementes em que isso ocorreu nunca germinaram. Use um fungicida pra prevenir que aconteça com as demais semetnes.

Autor:  Edirlessandro Arruda [ 15.10.2010(Sex)8:46 ]
Título: 

Maks use um fungicida sem cobre na sua composição.

Página 1 de 2 Todos os horários são GMT - 3 horas
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
http://www.phpbb.com/