Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 18.06.2025(Qua)17:26

Responder  [ 15 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Agentes mutagênicos 
Autor Mensagem
Moderador

Mensagem Agentes mutagênicos
Como vocês sabem existem inúmeras variedades de Dionaea, muitas são devido a pequenas mutações que ocorreram espontaniamente nas plantas e foram levadas adiante pelo homem, por isso gostaria de saber alguma dessas variedades poderia ter sido forçada com algum agente mutagênico, eu sei que parece exagero usar tais substâncias só para conseguir mais uma variedade de alguma planta sem valor comercial como a Dionaea, mas gostaria de matar a curiosidade.

18.10.2010(Seg)23:42
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Olá Cristiano ! confesso que sempre tive vontade de saber como conseguem tantos tipos de dionaea... partindo de uma única planta...

19.10.2010(Ter)10:03
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Às vezes nem são mutações, mas sim características naturais presentes no pool genético da espécie. Quem cultiva sementes já sabe que vai encontrar variações, não é uma ocorrência comum, mas acontece.

No campo das mutações, existem substâncias (p. ex. Colchicina) usadas para induzir essas transformações em plantas ornamentais. Mas elas tb podem ocorrer naturalmente (bem esporadicamente) por mutagênese somática.

Outra forma é a micropropagação in vitro, ninguém divulga isso, mas a taxa de mutações nesse sistema pode ser bem alta (esse defeito chama-se variação somaclonal). Acredito que seja esse o caso da Dionaea, cada defeito interessante que aparece vira uma nova variedade, rs.

Editado pela última vez por Ian em 21.10.2010(Qui)12:28, em um total de 1 vez.

20.10.2010(Qua)10:08

Mensagem 
Ian escreveu:
Às vezes nem são mutações, mas sim características naturais presentes no pool genético da espécie. Quem cultiva sementes já sabe que vai encontrar variações, não é uma ocorrência comum, mas acontece.

No campo das mutações, existem substâncias (p. ex. Colchicina) usadas para induzir esas transformações em plantas ornamentais. Mas as elas tb podem ocorrer naturalmente (bem esporadicamente) por mutagênese somática.

Outra forma é a micropropagação in vitro, ninguém divulga isso, mas a taxa de mutações nesse sistema pode ser bem alta (esse defeito chama-se variação somaclonal). Acredito que seja esse o caso da Dionaea, cada defeito interessante que aparece vira uma nova variedade, rs.

Colchicina? será a mesma que é feito certos remedios? :shock: to vendo mutações já ehIUAehiUHAEiuHAeiuHAeuihe

20.10.2010(Qua)11:34

Mensagem 
A dionaea típica tem pigmentação vermelha dentro da armadilha. O gene que dá essa característica foi isolado e colocado no lugar do pigmento verde, daí nasceu a Red Dragon. Por isso nem precisa usar outras plantas só ela mesma e vai separando os genes e montando uma nova variedade.

20.10.2010(Qua)11:44
Destaque

Mensagem 
pra mim noi natural, consegue-se mutantes através do cruzemento de cultivares diferentes ou seja cruzando uma planta com outra pode-se mutar mas é bem dificil... o mais interessante pra mim hoje em dia é usando a tecnica de biolistica, que se isere um gene de interesse e faz uma planta transgênica, com isso vc pode usar o gene de uma planta totalmente diferente em uma Dionaea, mas essa história de Transgênico é tão complicada para a natureza, tanta coisa pode acontecer se vc fizer um transgênico, pode ser bom ou ruim...

Fotos das minhas plantas

20.10.2010(Qua)13:06
Perfil ICQ YIM

Mensagem 
Northon Bruno escreveu:
pra mim noi natural, consegue-se mutantes através do cruzemento de cultivares diferentes ou seja cruzando uma planta com outra pode-se mutar mas é bem dificil... o mais interessante pra mim hoje em dia é usando a tecnica de biolistica, que se isere um gene de interesse e faz uma planta transgênica, com isso vc pode usar o gene de uma planta totalmente diferente em uma Dionaea, mas essa história de Transgênico é tão complicada para a natureza, tanta coisa pode acontecer se vc fizer um transgênico, pode ser bom ou ruim...

Com a auto fecundação ocorre mais.

20.10.2010(Qua)13:09

Mensagem 
Excluíram meu reply? :x

20.10.2010(Qua)23:43

Mensagem Rodrigobad
E usam isso como medicamento? Loucura! :shock:

A Colchicina é muito usada na indução de poliploidia. Tem um trabalho bem legal sobre isso aqui:

DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO IDEAL PARA INDUÇÃO DE POLIPLOIDIA EM MAMOEIRO (Carica papaya L.)
http://www.fundagres.org.br/eventos/cd_papaya2009/arquivos/8_Melhoramento_Genetico/lyziabio_arquivo1.pdf

É até possível fazer em casa, mas conforme mostrado no artigo não é assim tão fácil. E a Colchicina é uma substância bem tóxica, não se iluda pelo fato de ser usada como medicamento.

21.10.2010(Qui)0:55
Moderador

Mensagem 
Hahahaha... tem umas respostas bem "criativas", pra dizer o mínimo.... :lol: :lol: :lol:

O Ian está certo, a maioria das 'mutações' são variações presentes no pool gênico da espécie (genes que determinam comprimento do pecíolo, coloração, tamanho da armadilha...), no entanto, numa população natural, essas características extremas aparecem numa frequência muito baixa, talvez por não serem tão vantajosas assim para a sobrevivência na natureza.
Uma vez isoladas em cultivo, essas plantas diferentes são selecionadas pelo cultivador de forma a fortalecer determinadas características de interesse, por exemplo, se o cultivador quer plantas com uma coloração mais escura, ele seleciona plantas com essa característica e as cruza, obtendo, na geração seguinte, alguns indivíduos com essa característica reforçada, que são intercruzadas novamente e por aí vai, até que ele obtenha o fenótipo desejado (algo como uma 'Red Dragon', por exemplo).

Outras características, como o cup trap, que prejudica o funcionamento da armadilha e, consequentemente, reduz a captura de nutrientes pela planta, por exemplo, provavelmente surgiram e só se mantiveram em plantas cultivadas, uma vez que na natureza essa característica sofreria forte seleção e seria rapidamente eliminada. Sob as condições ideais oferecidas pelo ambiente de cultivo, essa mutação pode ser mantida e reproduzida.

Por fim, as mutações podem ser induzidas com colchicina, raios UV e micropropagação, mas muitas vezes essas mutações são deletérias, prejudicando a sobrevivência mesmo nas condições ideais de cultivo.

Sobre a colchicina, ela é usada no tratamento da gota, que é o acúmulo de ácido úrico no organismo, uma vez que ela age como anti-inflamatória, reduzindo as dores causadas nas crises dessa doença.

Abs,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

21.10.2010(Qui)12:01
Responder   [ 15 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo