[Dúvidas] Sou iniciante no ramo das PCs...
Autor |
Mensagem |
SmylleAndre
Registrado em: 30.11.2010(Ter)16:55 Mensagens: 4 Localização: Rio Grande/RS
|
 [Dúvidas] Sou iniciante no ramo das PCs...
Olá a todos,
Primeiramente gostaria de dizer que sou novato no ramo das Plantas Carnivoras, estou planejando adquirir sementes de Dionaea muscipula, pois a planta tem uma aparência que me chama a atenção, "bem de planta carnivora mesmo", então gostaria que me aconselhassem desde a semeação até os cuidados com a planta. Já li algumas coisas e outras estou em dúvida, então vamos as dúvidas, que organizei em tópicos:
1ª)Ouvi já que algumas plantas necessitam que sua semente seja semeada bem abaixo da terra, outras acima, como ocorre a semeação e cuidados gerais com as sementes da Dionaea?
2ª)Já li que podem ser mantidas em vasos "pequenos" sem maiores problemas, isto resulta em algum problema para a planta ou diminuição na espectativa de vida?
3ª)Já li que necessitam estar em solo ácido com pH em torno de 4 - 4,5. É verdade? Como manter o pH ácido? Há algum produto ou teste para checagem do pH do solo?
4ª)Já li que elas são comuns de locais pantanosos e deve-se manter abaixo do vaso um pote com água, mas li sobre o fato da água da torneira ter muitos nutrientes, o que leva a planta a morte. Que tipo de água usar além de água da chuva?
5ª)É necessário mante-la sobre algum tipo de dispositivo de aquecimento? Moro em Rio Grande/RS, as vezes as temperaturas são de 19ºC em um dia e 28ºC no outro dia.
6ª)A intensidade da iluminação deve ser direta ou indireta? E durante quanto tempo?
7ª)Como se emprega o Musgo sphagnum no cultivo da Dionaea? A terra necessita de alguma nutrição especial?
8ª)Qual o porte máximo aproximado da planta e de suas flores e folhas?
É isto. Agredeço desde já toda a ajuda e por favor postem suas dicas e/ou experiências. Desculpe se fiz alguma pergunta idiota, mas não quero começar já matando as plantas... Obrigano novamente a toda a ajuda.
Aguardo por respostas. SmylleAndré.
|
30.11.2010(Ter)17:24 |
|
 |
fernandoidro
Registrado em: 07.05.2010(Sex)21:26 Mensagens: 41 Localização: Tatui-SP
|
4 SmylleAndre escreveu: Olá a todos,
Primeiramente gostaria de dizer que sou novato no ramo das Plantas Carnivoras, estou planejando adquirir sementes de Dionaea muscipula, pois a planta tem uma aparência que me chama a atenção, "bem de planta carnivora mesmo", então gostaria que me aconselhassem desde a semeação até os cuidados com a planta. Já li algumas coisas e outras estou em dúvida, então vamos as dúvidas, que organizei em tópicos:
1ª)Ouvi já que algumas plantas necessitam que sua semente seja semeada bem abaixo da terra, outras acima, como ocorre a semeação e cuidados gerais com as sementes da Dionaea?
2ª)Já li que podem ser mantidas em vasos "pequenos" sem maiores problemas, isto resulta em algum problema para a planta ou diminuição na espectativa de vida?
3ª)Já li que necessitam estar em solo ácido com pH em torno de 4 - 4,5. É verdade? Como manter o pH ácido? Há algum produto ou teste para checagem do pH do solo?
4ª)Já li que elas são comuns de locais pantanosos e deve-se manter abaixo do vaso um pote com água, mas li sobre o fato da água da torneira ter muitos nutrientes, o que leva a planta a morte. Que tipo de água usar além de água da chuva?
5ª)É necessário mante-la sobre algum tipo de dispositivo de aquecimento? Moro em Rio Grande/RS, as vezes as temperaturas são de 19ºC em um dia e 28ºC no outro dia.
6ª)A intensidade da iluminação deve ser direta ou indireta? E durante quanto tempo?
7ª)Como se emprega o Musgo sphagnum no cultivo da Dionaea? A terra necessita de alguma nutrição especial?
8ª)Qual o porte máximo aproximado da planta e de suas flores e folhas?
É isto. Agredeço desde já toda a ajuda e por favor postem suas dicas e/ou experiências. Desculpe se fiz alguma pergunta idiota, mas não quero começar já matando as plantas... Obrigano novamente a toda a ajuda.
Aguardo por respostas. SmylleAndré. Vamos as Resposta. 1 Primeiramente não se pode plantar nenhuma planta carnivora em terra e sim em musgo sphagnum, e pra semear as sementes nunca enterre as sementes e sim jogalas em cima do musgo. 2 não plante as em vasos pequenos e sim em vasos do tamanho medio, e plante as sementes afastadas um das outras , porque vai ser mais facil de replantas-las depois. 3 Em agropecuarias tem testes de ph de aquario para vender, eu uso o labcontest. 4 Pegue agua da torneira a coloque em um recipiente com um pano na tampa e deixe descansar por 48 horas, use agua da chuva e em ultimo caso o da torneira, a agua da torneira não vai matar as suas plantas, tem gente que usa e diz que nunca aconteceu nada. 5 não, acho que não precisa, mas deixe alguem mais experiente responder essa pergunta. 6 deve ser direta, mas para as sementes precisa ser indireta e se for possivel durante a manha. 7 você deve retirar todas as sujeiras do musgo como galhos e folhas que geralmente vem junto, depois ferva por uns 5 a 10 minutos e deixe esfriar e pronto pode usar, e não precisa de nutrientes nenhum, porque se tiver nutrientes a planta morre. 8 a planta demora pra crescer entao não se preocupe com isso, ela fica adulta aos 4 anos.
_________________ PCs, Aquarismo, Animais e outros.
|
30.11.2010(Ter)18:13 |
|
 |
thiagom
Registrado em: 23.04.2010(Sex)1:15 Mensagens: 154 Localização: Porto Velho - RO
|
 Re: [Dúvidas] Sou iniciante no ramo das PCs...
Primeiramente, seja bem-vindo! Segundamente, hehe, se você quer começar no mundo das PCs, não aconselho começar com sementes. Elas demoram para ficar adultas e você, que ainda não pegou gosto pela coisa, que quer ver acontecer com suas plantinhas pode ficar frustrado ou simplesmente esquecer delas. Dessa forma, compre uma dionaea adulta e mate ela (quase certeza que isso vai acontecer), pegue outra e dessa vez faça direito.  Aconselho também o uso da ferramenta busca. Acredite, tem muitos tópicos como o seu, sobre essas dúvidas iniciais e eles te responderão a maioria das perguntas. No mais, as mais difíceis eu respondo abaixo, em azul. SmylleAndre escreveu: 2ª)Já li que podem ser mantidas em vasos "pequenos" sem maiores problemas, isto resulta em algum problema para a planta ou diminuição na espectativa de vida? Não
3ª)Já li que necessitam estar em solo ácido com pH em torno de 4 - 4,5. É verdade? Como manter o pH ácido? Há algum produto ou teste para checagem do pH do solo? Sim, é verdade. Para manter o solo ácido use musgo sphagnum como componente predominante do substrato. Maiores cuidados são dispensáveis.
4ª)Já li que elas são comuns de locais pantanosos e deve-se manter abaixo do vaso um pote com água, mas li sobre o fato da água da torneira ter muitos nutrientes, o que leva a planta a morte. Que tipo de água usar além de água da chuva? R: Há muitos tópicos no fórum sobre água para PCs. Em minha opinião, só tenha cuidado com água (da torneira) com alto índice de dureza (grande quantidade de minerais dissolvidos), ou pH alto.
O resto das respostas você acha fácil! Abraços!
|
30.11.2010(Ter)18:27 |
|
 |
SmylleAndre
|
Olá fernandoidro e thiagom,
Obrigado pelas respostas e pela ajuda, tentarei usar mais a ferramenta de busca. Thiagom, não conheço locais proximos a minha cidade que vendam esta planta (nem nenhuma outra PC), sómente posso comprar as sementes através da internet (MC). Não vejo problema em dar atenção para as sementes pois, iram ficar em meu quarto, onde disponho de um certo tempo diário para cuidados com meu aquário, a planta não seria problema algum, muito menos seria esquecida.
Mais uma dúvida: Onde arranjo o sphagnum em quantidade suficiente? Creio que devo, periodicamente, adicionar mais sphagnum ao vaso, certo?
Obrigano novamente aos dois pela ajuda e agradeço desde já qualquer outra ajuda.
Aguardo por respotas. SmylleAndré.
|
30.11.2010(Ter)21:56 |
|
 |
RobertoR
Registrado em: 16.01.2009(Sex)22:12 Mensagens: 221 Localização: Curitiba (PR)
|
É, esquecer da planta é uma arte que aprende-se devagarzinho mesmo... A primeira você vai matar de cuidados, garanto, rsrs Confirmo, além das sementes, compre uma planta adulta. No primeiro ano, as plantinhas não vão fazer nada de especial. Sabe uma moeda de R$ 1,00? Minhas dionaeas tem este tamanho, com dois anos de idade, e só agora dá para interagir um pouco (dar alguma comida, etc). Boa sorte! Roberto
_________________ A red Dionaea is a state of mind.
|
01.12.2010(Qua)9:29 |
|
 |
SmylleAndre
|
Olá RobertoR,
Obrigado pela resposta. Conhece algum site que venda PCs para o Brasil inteiro? Moro em RS e não sei se as plantas chegam até mim em boas condições quando compradas por "desconhecidos" no ML...
Aguardo por respotas. SmylleAndré.
|
01.12.2010(Qua)11:05 |
|
 |
Felipe_Chaves
Registrado em: 29.05.2009(Sex)19:37 Mensagens: 128 Localização: Porto Alegre - RS
|
Opa! Bem-vindo, tche!
Quase fui até Rio Grande, esta semana, visitar as imediações do porto...
Abraço
_________________ -- Felipe Chaves GrowList/Wishlist Flickr: Carnívoras e outras
|
01.12.2010(Qua)11:28 |
|
 |
Gabriel Porto
Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36 Mensagens: 145 Localização: Currais Novos, RN, Brasil
|
RobertoR escreveu: É, esquecer da planta é uma arte que aprende-se devagarzinho mesmo... A primeira você vai matar de cuidados, garanto, rsrs Confirmo, além das sementes, compre uma planta adulta. No primeiro ano, as plantinhas não vão fazer nada de especial. Sabe uma moeda de R$ 1,00? Minhas dionaeas tem este tamanho, com dois anos de idade, e só agora dá para interagir um pouco (dar alguma comida, etc). Boa sorte! Roberto moeda de um real? não é muito pequena para esta idade? qual o tamanho maximo que a dionaea pode chegar?
|
01.12.2010(Qua)12:04 |
|
 |
SmylleAndre
|
Gabriel Porto escreveu: moeda de um real? não é muito pequena para esta idade? qual o tamanho maximo que a dionaea pode chegar? Desculpe a intromissão. Pelo que li, uma dionaea pode medir entre 10 e 14cm quando adulta. Espero ter ajudado. SmylleAndré.
|
01.12.2010(Qua)12:47 |
|
 |
rul3s0
Registrado em: 30.04.2010(Sex)14:31 Mensagens: 86 Localização: Franco da Rocha - SP
|
SmylleAndre escreveu: Olá RobertoR,
Obrigado pela resposta. Conhece algum site que venda PCs para o Brasil inteiro? Moro em RS e não sei se as plantas chegam até mim em boas condições quando compradas por "desconhecidos" no ML...
Aguardo por respotas. SmylleAndré. então eu conheço o site http://www.carnivoras.net/loja/index.phpeu comprei minhas sementes e lá e foi tudo na boa
_________________ O que o homem faz em vida ecoa pela eternidade...
____________ Augusto Silva
|
01.12.2010(Qua)12:54 |
|
 |
|