Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 18.06.2025(Qua)17:39

Responder  [ 9 mensagens ] 
 Plantas e Fungos 
Autor Mensagem

Mensagem Plantas e Fungos
Gente desculpa abrir um novo tópico, mas eu acredito que isso seja muito importante.
Ouve um tópico onde foi citado dois documentários onde apareciam plantas carnivóras, o Life do discovery channel e o The Privativy Life Of Plants da BBC, então eu resolvi baixa-los e uma coisa que me deixou intrigado foi no The Privativy Life Of Plants, ele está dividido em 6 episódios (Travelling, Growing, Flowering, The Social Struggle, Living e Surviving), no episodio Living veio falando das diversas especies de fungos e liquens, e lá fala que eles são muito importantes para a sobrevivencia das árvores.

Colocarei extamente o que o cara fala.

"Os esporos de fungos podem entrar em uma árvore através de um machucado no seu tronco."
"Eles infliltram-se dentro deste machucado e lentamente movem-se para o interior e começam a digerir a madeira."
"A árvore agora, como podemos ver, está como núcleo podre. Após algumas centenas de anos uma árvore pode ter seu interior comido por fungos, mas isso não é desastroso, pois o fungo so come tecido morto, eles deixam o tecido vivo intacto, e a arvore sobrevive com um tipo de cilindro exterior, onde ela continua a crescer e isto é tudo oque ela quer, porque o tronco oco é capaz de absorver grandes choques do que o tronco sólido, as raizes que ficaram no cilindro da arvore coletaram os nutrientes da madeira digerida e tmbem os nutrientes dos animais que vivem nesses troncos."

Bem gente sei que ficou grande e cansativo, mas tambem mostra outros vários tipos de ligação entre plantas e fungos.
E ai vai a minha duvido, então porque nós nos preocupamos tanto em eliminar o fungo, será que talvez ele não ajudaria nossas plantas??

13.06.2010(Dom)14:10
Destaque

Mensagem Re: Plantas e Fungos
Arthur Vinicius escreveu:
E ai vai a minha duvido, então porque nós nos preocupamos tanto em eliminar o fungo, será que talvez ele não ajudaria nossas plantas??

Esse exemplo é para árvores, pinheiros e orquideas, que precisam de um tipo de fungo para se nutrirem, crescerem ou nascerem, nas sementes da orquidea tem um fungo que nasce junto com elas e que ajuda elas sobreviverem e se nutrirem dele para crescerem, agora as Plantas carnivoras vivem em solos pobres e não se dão bem com os fungos, vai saber se eles não tentam ajudalás ? :lol: :lol:

Mas em fim, as sementes ficam sufocadas com fungos, e as plantas vão se deteriorando, pelo fato de semenrem mais frágeis que árvores.
Os pinheiros, não a santo que derrube, ele tem uma rezina muito forte que nem sequer o fungo curte hehehe.
Agora as pequenas PCs não tem muita defeza contra eles, elas são mais frageis e não resistem.

Por isso temos os cuidados com eles, e as algas tambem quando se formam nos VASOS sufocam as sementes e plantas.
É um pouco complicado o cultivo por estes motivos. :)

13.06.2010(Dom)14:51
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
teoricamente o sphagnum vivo tbm não sufocaria ?

18.06.2010(Sex)23:05
Destaque

Mensagem 
Não da mesma forma, sim se a semente cair entre os buracos do substrato e ficar enterrada nele, ai provavelmente ela não nasça. agora se o sphagnum estiver triturado por cima para que não aconteça isso, elas ficaram por cima e nada afetará fora os fungos e algas que poderam surgir.

19.06.2010(Sáb)0:00

Mensagem 
Queria resgatar este tópico, pois achei algo interessante e creio que vale a pena.
Bem gente o objetivo geral desse tópico é tirar duvidas sobre fungos e o relaçionamento deles com as plantas(Principalmente PCs).
E achei algo bem interessante, são os fungos micorrízicos ou micorriza. Micorriza é uma associação mutualista não patogênica entre certos fungos do solo e as raízes da planta. A planta, através da fotossíntese, fornece energia e carbono para a sobrevivência e multiplicação dos fungos, enquanto estes absorvem nutrientes minerais e água do solo, transferindo-os para as raízes da planta, estabelecendo assim a mutualista da simbiose.
E andei pesquisando bastante sobre as micorrizas e descobri que ela são usadas em reflorestamentos e tambem são capazes de se associar com qualquer planta.
Será que uma associação dessa seria possivel com as PCs? Acho que trazeria grandes beneficios a elas, já que são muito ligadas a agua.
Postarei algumas fotos mostrando as micorrizas.
Imagem

Imagem

Imagem

03.12.2010(Sex)23:05
Moderador

Mensagem 
Eu tenho esse problema, principalmente com algas! Q ficam parecendo um lodo verde em cima do substrato... Mas me parece q não se afeta a planta... Alguem por favor pode me dar dicas para acabar com esse problema?

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto

04.12.2010(Sáb)12:10

Mensagem 
canovaaugusto>
cara procura a ferramenta de busca tem um tópico que fala sobre algasnao custa nada .
não tem com eliminar pois assim como os fungos as algas tem esporos que vivem por todo o ambiente; há não ser que vc faça com suas pcs, parecido com um filme que eu vii um dia desse, que um garoto vivia dentro de uma bolha de ar controlada e esterilizado rsrsrsrs.
mas você pode amenizar controlando o excesso de luz pois isso facilita a propagação,deixando sua pcs por uma ou duas semanas em local sombreado.

04.12.2010(Sáb)16:24

Mensagem 
Mas as pcs são plantas não árvores, então não tem aquele tecido morto que envolve a árvore.
Sei lá.

04.12.2010(Sáb)17:55

Mensagem 
Celso escreveu:
Mas as pcs são plantas não árvores, então não tem aquele tecido morto que envolve a árvore.
Sei lá.

Isso é uma afirmação errada, pois as micorrizas não se associam somente com arvores, segundo um texto que li, os fungos são capazes de se associar com qualquer planta vascularizada, com exceção da familia da Mostarda (Brassicaceae) e do Junco (Cyperaceae).
E essa afirmação de que eles se associam somente com pinheiros, carvalho, salgueiros, é incorreta, pois são divididos em duas classes, as Endomicorrizas(associação com qualquer plantas vascularizada) e Ectomicorrizas( associados com pinheiros, carvalhos, etc).
Ainda creio que poderia haver uma associação com Pcs

07.12.2010(Ter)17:43
Responder   [ 9 mensagens ]