Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 15.05.2024(Qua)22:29



Responder  [ 5 mensagens ] 
 Broto lateral 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 15.01.2010(Sex)9:12
Mensagens: 342
Localização: Laranjal Paulista
Mensagem Broto lateral
Usei a ferramenta de busca mas não apareceu nenhum tópico sobre o assunto, por isso abri este.
Minha dionaea está com uns 3 ou 4 brotos laterais, não sei se o tamanho deles ou a época são bons pra fazer a separação.
Depois da dormência 3 das minhas 4 Dionéias morreram e não quero me arriscar com essa, a dormência fez bem pra Sarracenia, que está com o dobro do tamanho que tinha!
A dionaea está com 8cm de largura e 6 de altura, têm várias folhas não muito grandes. Separo ou não? Se eu separar devo por as filhas em dormência neste inverno?
ImagemImagemImagem

Imagem
Essa folha dobrada no meio da Sarracenia(ainda não sei a espécie) foi causada por uma Maria-fedida, o ácido fedido dele secou a folha onde ele tocou na hora!!


17.01.2011(Seg)14:10
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.04.2010(Sex)14:31
Mensagens: 86
Localização: Franco da Rocha - SP
Mensagem 
rapaz interessante mesmo o assunto, realmente sua duvida é de matar, pois um erro pode ser fatal para ela, acredito que deva separar e dependendo do tamanho do broto não deveria ser feita a dormência, mas gostaria de ver comentários de pessoas mais experiêntes

_________________
O que o homem faz em vida ecoa pela eternidade...

____________
Augusto Silva


17.01.2011(Seg)15:47
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 01.04.2008(Ter)12:19
Mensagens: 571
Localização: Campina Grande-PB
Mensagem Re: Broto lateral
Alessandro escreveu:
Usei a ferramenta de busca mas não apareceu nenhum tópico sobre o assunto, por isso abri este.
Minha dionaea está com uns 3 ou 4 brotos laterais, não sei se o tamanho deles ou a época são bons pra fazer a separação.
Depois da dormência 3 das minhas 4 Dionéias morreram e não quero me arriscar com essa, a dormência fez bem pra Sarracenia, que está com o dobro do tamanho que tinha!
A dionaea está com 8cm de largura e 6 de altura, têm várias folhas não muito grandes. Separo ou não? Se eu separar devo por as filhas em dormência neste inverno?
ImagemImagemImagem

Imagem
Essa folha dobrada no meio da Sarracenia(ainda não sei a espécie) foi causada por uma Maria-fedida, o ácido fedido dele secou a folha onde ele tocou na hora!!


muito simples, desenvasa a dionaea, depois separa os protos e torna a fazer o replantio, ai observa se vai ser preciso colocar em dormencia ou não.

_________________
Abraço.
Nivaldo Falcão


17.01.2011(Seg)16:01
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 04.01.2006(Qua)16:19
Mensagens: 9
Localização: Jundiaí - SP
Mensagem 
As minhas DIONAEA sempre dão brotos laterais e eu sempre separo eles no fim do inverno(agosto,setembro) poucos antes da planta despertar pra primavera, a mortalidade nesse período é quase nula e a maioria dos brotos ja têm raízes próprias. Como nós estamos no meio do verão e logo chega o outono e começa a esfriar, as DIONAEA ja vão se preparando pra dormencia, aí se vc separar os brotos agora creio q seja mais arriscado. Tenho umas quarenta DIONAEA hoje que originaram de uma planta só, tudo resultado de brotos laterais, tá parecendo drosera capensis já rsrsrs


17.01.2011(Seg)22:52
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 15.01.2010(Sex)9:12
Mensagens: 342
Localização: Laranjal Paulista
Mensagem 
Fiz o que o Nivaldo disse e já separei os brotos, consegui mais 3 Dionéias e ainda deixei um broto sem separar porque achei ele meio pequeno. Os outros estavam grandes e com raízes bem formadas e ainda deu pra fazer um leafcuting(não tem um termo em português?).
Marco, espero ficar com uma quantidade quase tão grande de Dionéias quanto as suas, a minha demorou um pouco pra formar os brotos depois da dormência, por falar nisso, talvez eu só ponha em dormência as duas maiores e deixe as outras, ou depende de como elas vão se desenvolver.
Obrigado pela ajuda!!
Imagem
Por isso que eu gosto dessas plantas, depois da dormência 3 delas morreram e de repente tenho 3 novas Dionéias!!!!


18.01.2011(Ter)12:13
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 5 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB