Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 31.10.2024(Qui)21:11

Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Dicas iniciais 
Autor Mensagem

Mensagem Dicas iniciais
Boa tarde a todos.
Moro no oeste de Santa Catarina, sempre quis ter uma planta carnívora (uma Dionaea) e vou comprar umas sementes esta semana. Porém, tenho algumas dúvidas:

1) Como elas reagem ao ar condicionado?
2) Para germinar as sementes, tenho de colocá-las na geladeira por algumas semanas, com subtrato, etc? (extratificação)?
3) Eu estava pensando em plantá-las em um vaso médio, com um pote de água embaixo, com musgo sphagnum e areia, está certo?

Valeeu (Y)

24.01.2011(Seg)14:59

Mensagem 
Compre uma planta adulta. É outra cosa: as sementes vão demorar anos para crescer num tamanho interessante.

De qualquer jeito,

1) Não sei, mas você está pensando em deixá-las por dentro de casa? Tem bastante luz? Se tiver, pode dar certo.
2) se forem recém-colhidas não, se forem velhas de alguns meses, sim.
3) sim, em princípio está certo. (areia de construção? de rio?)

Boa sorte!

Editado pela última vez por RobertoR em 24.01.2011(Seg)15:06, em um total de 1 vez.

24.01.2011(Seg)15:03

Mensagem Re: Dicas iniciais
vini.franke escreveu:
Boa tarde a todos.
Moro no oeste de Santa Catarina, sempre quis ter uma planta carnívora (uma Dionaea) e vou comprar umas sementes esta semana. Porém, tenho algumas dúvidas:

2) Para germinar as sementes, tenho de colocá-las na geladeira por algumas semanas, com subtrato, etc? (extratificação)?
3) Eu estava pensando em plantá-las em um vaso médio, com um pote de água embaixo, com musgo sphagnum e areia, está certo?

Valeeu (Y)

1 - Olha sobre o ar condicionado nunca vi nada aqui, mas não recomendo já que nessa época o ar condicionado é para esfriar e a planta no verão tem que passar "calor"(não vai torrar ela no sol)
2 - Pergunte para a pessoa que você vai comprar as sementes se elas já foram extratificadas, caso não coloque ela em algum lugar seguro e coloque na geladeira por algumas semenas, no fórum tem tópico explicando melhor e não coloque o subtrato junto
3 - Está certo, só que a primeira camada onde vão ser postas as sementes é aconselhavel ser musgo puro

OBS: não deixe as sementes torrando no sol, de prefência por apenas algumas horas de sol o resto do dia deixe em lugar bem claro com iluminação indireta(sem o contato com sol direto), sempre agua no pote(cuidado com mosquitos) e tomar cuidado com lugares com muita ventilação para não levar embora as sementes.

24.01.2011(Seg)15:04

rul3s0 escreveu:
vini.franke escreveu:
Boa tarde a todos.

Valeeu (Y)

1 - Olha sobre o ar condicionado nunca vi nada aqui, mas não recomendo já que nessa época o ar condicionado é para esfriar e a planta no verão tem que passar "calor"(não vai torrar ela no sol)
2 - Pergunte para a pessoa que você vai comprar as sementes se elas já foram extratificadas, caso não coloque ela em algum lugar seguro e coloque na geladeira por algumas semenas, no fórum tem tópico explicando melhor e não coloque o subtrato junto
3 - Está certo, só que a primeira camada onde vão ser postas as sementes é aconselhavel ser musgo puro

OBS: não deixe as sementes torrando no sol, de prefência por apenas algumas horas de sol o resto do dia deixe em lugar bem claro com iluminação indireta(sem o contato com sol direto), sempre agua no pote(cuidado com mosquitos) e tomar cuidado com lugares com muita ventilação para não levar embora as sementes.

Então rul3s0... pedi pra pessoa da floricultura, ela me respondeu o seguinte:
"Não estão estratificadas porque este lote é fresco, sendo assim não precisa. Basta semear em musgo sphagnum".

Como assim lote fresco?

24.01.2011(Seg)15:58
Destaque

vini.franke escreveu:
...Como assim lote fresco?

Sementes recém colhidas...

Ar-condicionado tira a úmidade do ambiente...

8-)

24.01.2011(Seg)16:04
Destaque

Mensagem 
Lote fresco quer dizer que as sementes foram colhidas recentemente. Se você semear as sementes logo após elas serem colhidas, elas não precisam de estratificação, que constitui num período de seis a oito semanas dentro da geladeira. Então quanto antes as sementes forem semeadas, maior a possibilidade de que uma alta taxa germine.

Abraços

24.01.2011(Seg)16:10

Mensagem 
Bom o pessoal disse tudo, basta colocar elas para germinarem com as informações que te passei acima e garanto que vai ter sucesso, se possivel use agua da chuva é a melhor, mas espere uns 15 minutos do inicio da chuva e só ai comece a coletar, o começo da chuva possui metais pesados devido a poluição.

24.01.2011(Seg)16:20

Mensagem 
Obrigado a todos pelas respostas...
Perguntei do ar condicionado porque eu praticamente vivo no escritório onde trabalho, e aqui eu poderia cuidar melhor da planta.
Tem aqui uma janela que pega sol a tarde inteira.

O que você acham que devo fazer, trazer a planta pro escritório ou deixar em casa pra eu cuidar a noite?

24.01.2011(Seg)16:21

Mensagem 
Acho melhor deixar em casa, sem umidade a planta morre e como o membro disse acima o ar condicionado tira a umidade

24.01.2011(Seg)16:24

Mensagem 
Então, comprei agora a poucoi minha dionaea!
Já dei uma boa pesquisada no que devo e não devo fazer, espero que dê tudo certo.

Catei uma mosca aqui e coloquei em uma armadilha... ela demorou bastante para fechar, e ainda não fechou direito (se a mosca for esperta ela consegue fugir).
As outras armadilhas nem se mecheram quando a mosca passou pelos pelinhos =/

Será que ela está fraca?
Já coloquei ela no sol!

25.01.2011(Ter)13:40
Responder   [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo