Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)5:57



Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Problema Desconhecido 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 19.10.2010(Ter)20:39
Mensagens: 20
Localização: RJ - Capital
Mensagem Problema Desconhecido
Bem, dentre as pc's que tenho, se encontram 3 dionaeas muscipulas.
Tomam sol das 9:00h até 14:30h, água sempre na altura correta, substrato de pó de xaxim/sphagnum seco e areia.
Dentre as 3, uma havia sido replantada logo que comprei. Estava plantada na serragem, e pensei que avaliaria o ritmo de crescimento de todas, tendo somente ela com o substrato diferenciado.
Todas as outras duas, logicamente, permaneceram na serragem misturada, pelo que vim a perceber, com um pouco de sphagnum.

Todos os dias (como imagino que a maioria aqui faz) vou observar o ritmo de crescimento das pcs, tratar de algas e etc...
E ando reparando que uma delas, justamente a que foi replantada, e que apresentava um crescimento ótimo, simplesmente parou de se desenvolver.
As folhas novas estagnaram o crescimento, e ela tinha 7 armadilhas já abertas. Em poucos dias, 5 delas começaram a ganhar aspecto amarelado.
Achei rápido demais. Pensei que poderia ser o substrato, e replantei em um substrato mais novo. Avaliei as raízes: Nenhum problema.
Pensei em cortar o broto lateral, mas fiquei temerosa devido à fragilidade da planta.

O que imaginam que seja? O substrato em que foi plantada estava lá por somente 4 meses.
E o curioso é que as outras duas estão crescendo muito bem, e desenvolvendo lâminas cada vez maiores!
E mais nenhuma pc apresenta problemas.
Em breve postarei fotos, mas agradeceria sugestões... será o calor inexoravel e as chuvas fortes e repentinas? Não creio.

Enfim, agradeceria a ajuda. :wink:


14.12.2010(Ter)14:55
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 09.09.2010(Qui)5:35
Mensagens: 7
Localização: Sobral- CE
Mensagem 
ACREDITO EU QUE SEJA A HORA DE SUA DIONEAE HIBERNA VISTO INÚMEROS TÓPICOS QUE TEM AQUI...
DEVE SER ISTO JÁ QUE VOCÊ AVALIOU TODO SUA ESTRUTURA E SUBSTRATO E NÃO ENCONTROU, FUNGOS E PARASITAS

ESPERE PELA OPINIÃO DOS MAIS EXPERIENTES ANTES DE TOMAR QUALQUER DECISÃO...


14.12.2010(Ter)15:24
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 19.10.2010(Ter)20:39
Mensagens: 20
Localização: RJ - Capital
Mensagem 
Não imagino que seja o caso. Tanto pela estação do ano e o calor associado à ela, quanto pela exposição ao sol.
E as outras apresentam nível acelerado de desenvolvimento.
Além de que, esse descréscimo de desenvolvimento não ocorreu paulatinamente...
E sim em 3/4 dias! Por isso me preocupo.

E, realmente, não há nenhum pulgão, nem nada. :?


14.12.2010(Ter)15:32
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36
Mensagens: 145
Localização: Currais Novos, RN, Brasil
Mensagem 
Savannah escreveu:
Não imagino que seja o caso. Tanto pela estação do ano e o calor associado à ela, quanto pela exposição ao sol.
E as outras apresentam nível acelerado de desenvolvimento.
Além de que, esse descréscimo de desenvolvimento não ocorreu paulatinamente...
E sim em 3/4 dias! Por isso me preocupo.

E, realmente, não há nenhum pulgão, nem nada. :?


mas não é uma questão da planta estar em dormencia, e sim PRECISAR entrar em processo de hibernação... sua planta ja entrou na hibernação esse ano? se não ela vai começar a morrer sem causa aparente e 4 meses boa e vim a definhar é motivo aparente para isso, sugiro esperar, se piorar mais... TACA A COITADA NA GELADEIRA! (ou verifica o substrato denovo e as condições da planta)


14.12.2010(Ter)16:01
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 19.10.2010(Ter)20:39
Mensagens: 20
Localização: RJ - Capital
Mensagem 
Gabriel Porto escreveu:
mas não é uma questão da planta estar em dormencia, e sim PRECISAR entrar em processo de hibernação... sua planta ja entrou na hibernação esse ano? se não ela vai começar a morrer sem causa aparente e 4 meses boa e vim a definhar é motivo aparente para isso, sugiro esperar, se piorar mais... TACA A COITADA NA GELADEIRA! (ou verifica o substrato denovo e as condições da planta)


Bem, em última instância, "tacarei a coitada na geladeira"! :lol:
Sei que há essa necessidade, mas tal planta foi comprada fazem poucos meses (5, especificamente), só pensei em induzir esse processo no inverno.
Não duvido das condições do substrato, avaliei hoje mesmo. Assim como da planta.
Faria isso com todas as dionaeas juntas. Enfim...
Devo arriscar cortar o broto lateral?


14.12.2010(Ter)16:14
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36
Mensagens: 145
Localização: Currais Novos, RN, Brasil
Mensagem 
Savannah escreveu:
Bem, em última instância, "tacarei a coitada na geladeira"! :lol:
Sei que há essa necessidade, mas tal planta foi comprada fazem poucos meses (5, especificamente), só pensei em induzir esse processo no inverno.
Não duvido das condições do substrato, avaliei hoje mesmo. Assim como da planta.
Faria isso com todas as dionaeas juntas. Enfim...
Devo arriscar cortar o broto lateral?


Não corta agora (alias, corta e manda pra mim, que to sem nenhuma pc no momento hashashahsasahashaushau) deixa ela se recuperar, e sim, ela esta a cinco meses com você, mas quem sabe a quanto tempo ela esteve a venda ou no criadouro? :roll:


14.12.2010(Ter)16:21
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 19.10.2010(Ter)20:39
Mensagens: 20
Localização: RJ - Capital
Mensagem 
Gabriel Porto escreveu:
Não corta agora (alias, corta e manda pra mim, que to sem nenhuma pc no momento hashashahsasahashaushau) deixa ela se recuperar, e sim, ela esta a cinco meses com você, mas quem sabe a quanto tempo ela esteve a venda ou no criadouro? :roll:


Nenhuma? Algum problema ocorreu? :shock:

Sim, mas estranho o fato de ela aparentar ser a mais nova, visto que desenvolve lâminas menores e tem um porte menor, porém se desenvolvia aceleradamente. Enfim, sei que muitas entram naturalmente, ela pode não ter sido uma dessas, ainda mais pelo clima aqui no RJ.
Qualquer coisa, vai ser geladeira mesmo.

Esperarei as condições dela ficarem mais favoráveis para a remoção do broto lateral, até ele parou de se desenvolver de maneira efetiva.


14.12.2010(Ter)16:35
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.09.2010(Qui)11:17
Mensagens: 148
Localização: Rio de janeiro-RJ
Mensagem 
Cara to achando que foi por que você replantou....quando comprei minha dionaea eu replantei ela no mesmo dia,durante alguns dias ela estacionou o crescimento,provavelmente porque troquei totalmente o substrato e não sobrou nada do antigo nas raizes dela e possivelmente eu teria danificado uma das raizes.
Se você replantou ela a pouco tempo deve ter sido os danos nas raizes que fizeram ela ficar mal e com folhas amareladas.
Quanto a dormencia pessoal é meio que dificil ja que geralmente os vendedores vendem as plantas com mais ou menos 1 ano e meio de idade por ai propagadas por leaf cutting ou brotos de raizes,e elas não fica doente so por causa de uma ano sem dormencia(claro que isso encurta muito a vida util dela.... :roll: )


14.12.2010(Ter)16:42
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 19.10.2010(Ter)20:39
Mensagens: 20
Localização: RJ - Capital
Mensagem 
guigacaldeirão escreveu:
Cara to achando que foi por que você replantou....quando comprei minha dionaea eu replantei ela no mesmo dia,durante alguns dias ela estacionou o crescimento,provavelmente porque troquei totalmente o substrato e não sobrou nada do antigo nas raizes dela e possivelmente eu teria danificado uma das raizes.
Se você replantou ela a pouco tempo deve ter sido os danos nas raizes que fizeram ela ficar mal e com folhas amareladas.
Quanto a dormencia pessoal é meio que dificil ja que geralmente os vendedores vendem as plantas com mais ou menos 1 ano e meio de idade por ai propagadas por leaf cutting ou brotos de raizes,e elas não fica doente so por causa de uma ano sem dormencia(claro que isso encurta muito a vida util dela.... :roll: )


Guiga, é natural que elas passem por esse período de "stress" quando se troca completamente um substrato por outro, mas logo se reestabelecem, e dependendo do substrato novo, passam até a se desenvolver melhor. Replantei com 2-3 semanas após comprar, e ela estacionou o crescimento por uns dias e logo retornou com uma atividade de crescimento maior que antes.

Com relação à dormência, concordo com o que disse, e por isso estranhei bastante.
Comprei 2 das 3 dionaeas muscípulas que tenho em uma mesma loja. Uma delas era mais velha, lâminas de um tamanho que era praticamente o dobro dessa que está com problema, além de porte bem maior... e está se desenvolvendo super bem! E geralmente um ano de dormência não faria com que ela sofresse esse desgaste surrealmente repentino.
Sim, isso desgasta a planta, mas é como disse, havia me programado para colocar todas em hibernação no inverno...
Vamos ver, né... Qualquer coisa, é Sr. Geladeira mesmo. O que tenho a perder? 8-)


14.12.2010(Ter)16:55
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 26.11.2010(Sex)12:36
Mensagens: 145
Localização: Currais Novos, RN, Brasil
Mensagem 
espera um tempo, se não melhorar você intenta outros metodos inclusive o sr. geladeira


14.12.2010(Ter)17:30
Perfil YIM
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB