Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 17.06.2025(Ter)12:59

Responder  [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Dionaea secando 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Dionaea secando
Oi pessoal, sou iniciante e comprei uma Dionaea a um mes e meio e a coloquei exposta ao sol direto no período da manhã, sendo regada c/ água da chuva que eu coleto. Nos primeiros 30 dias tava tudo bem mas agora as armadilhas e as folhas estão ficando amarelas, posterirmente pretas e secas. Esse sintoma pode ser devido ao excesso ou falta de água?
Grato, FranPan

31.03.2011(Qui)20:48

Mensagem Re: Dionaea secando
Isso é normal !
As folhas das dionaeas morrem com o tempo mesmo, mas nascem otras no lugar !

31.03.2011(Qui)22:20
Destaque

O melhor seria fotos, e vc informar um pouco mais sobre o cultivo dela ai...

31.03.2011(Qui)23:54
Perfil YIM
Destaque

Nildo Rodrigues escreveu:

Ok Nildo estou enviando duas fotos p/ sua avaliação. Acho que o problema está relacionado c/ a rega pois é difícil de saber quando o substrato está úmido o suficiente porque não uso o pratinho c/ água. O substrato que usei é pó de xaxim. Grato pela sua atenção.
Imagem

Imagem

05.04.2011(Ter)19:44

Olha quero te alertar para uma coisa, isso ai não é pó de xaxim e sim casca de pinus, primeiro que hoje em dia não se acha xaxim a venda tão facilmente já que ele está em extinção, então alguns substitutos, como casca ou pó de pinus, pó de coco, fibra de coco, são utilizados no lugar.
Na minha opinião sua Dionaea necessita de uma troca de substrato, pois no que ela está agora não é o ideal. Procure na sua cidade em floriculturas e lojinhas de 1,99 o musgo shagnum ou musgo branco, ou tambem chamado de musgo para enfeite.
Ele é oideal para se plantar, e a ele podem ser adicionados areia de rio lavada, vermiculita, perlita, etc.

06.04.2011(Qua)0:00
Destaque

Tb acho uma boa ideia começar a fazer uso do pratinho de água embaixo...Assim é facil você saber se está molhado ou não, pois terá como ainda você medir o nível da água.
Então esse nível deve ficar pelo menos na metade do vaso...

Té.

06.04.2011(Qua)9:56
Perfil YIM
Destaque

Eu sempre fico me perguntando, se as plantas crescem até este tamanho neste subtrato, por que ele seria ruim para ela? aqui sempre deixo as Dioneas e plantas neste substrato que vem e vão bem... até queria saber o que é realmente para usar também caso seja mais barato ou mais fácil de encontrar, mas em fim, pode ser também que ela esteja entrando em dormencia, começando a paralisar o crescimento e secar as folhas em volta, como as minhas aqui.

você poderia molhar ela mais, deixar até metade do substrato encharcado com água, e colocar sua planta no sol direto para ela ir se acostumando, o sol da manhã até umas 11 horas seria suficiente por enquanto.

Depois pode ir almentando até que ela se acostume, ai você deixa ela sempre com substrato encharcado e no sol direto o dia todo que ela vai se desenvolver muito bem.

Boa sorte.

06.04.2011(Qua)16:12
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

FranPan escreveu:
Nildo Rodrigues escreveu:

Ok Nildo estou enviando duas fotos p/ sua avaliação. Acho que o problema está relacionado c/ a rega pois é difícil de saber quando o substrato está úmido o suficiente porque não uso o pratinho c/ água. O substrato que usei é pó de xaxim. Grato pela sua atenção.
Imagem

Imagem

Valeu pessoal, vou trocar o substrato e usar o pratinho c/ água pois realmente todas as informações e fotos que vi até agora o pratinho sempre é utilizado. Vou bolar um sistema p/ que a água do pratinho não fique exposta porque aqui temos o problema da Dengue. Tbem vou aumentar a exposição ao sol gradativamente e acompanhar os resultados com muita esperança de que ela se recupere logo. Sou muito grato pela ajuda e qualquer alteração farei novo contato. Abraço p/ vcs.

06.04.2011(Qua)21:14
Destaque

você pode ultilizad este vidro para sua muda, nem precisa de prato em baixo de vaso dai, como ela gosta de ficar encharcada você pode até trocar o substrato, ela irá gostar mais, Sphagnum e Areia bem lavada 1/1 fica ótimo, assim você enche o vaso até a metade do substrato de água não corre o risco de dengue e o vaso segura umidade para aplanta.
O unico problema é se você enchar car de mais a planta, terá que retirar a água em exesso, só não sei como hehe
se bem que esta planta as vezes chega a ficar quase submersa na natureza.

boa sorte

07.04.2011(Qui)13:26
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Felipe_Pinho escreveu:
você pode ultilizad este vidro para sua muda, nem precisa de prato em baixo de vaso dai, como ela gosta de ficar encharcada você pode até trocar o substrato, ela irá gostar mais, Sphagnum e Areia bem lavada 1/1 fica ótimo, assim você enche o vaso até a metade do substrato de água não corre o risco de dengue e o vaso segura umidade para aplanta.
O unico problema é se você enchar car de mais a planta, terá que retirar a água em exesso, só não sei como hehe
se bem que esta planta as vezes chega a ficar quase submersa na natureza.

boa sorte

Ok Felipe, toda dica é bem vinda mas achei melhor usar o convencional que é o vaso de plastico c/ o pratinho pois fica mais fácil de manter o nível da água adequado e tambem a troca do substrato para não correr nenhum risco. Espero que todas essas medidas funcionem para um bom resultado. Depois mando outra foto de como ficou. Abraço.

07.04.2011(Qui)23:07
Responder   [ 11 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo