Autor |
Mensagem |
Rita
Registrado em: 28.09.2010(Ter)20:28 Mensagens: 56 Localização: Guaratiba - Rio de Janeiro
|
 Preciso de ajuda com as minhas plantas!!
De carnívoras, só tenho essas 03 Nepenthes , já tem uns 2 anos. Antes elas ficavam na face norte da varanda, penduradas. Tinham bom aspecto. Mas achei que estavam estiolando e troquei para a face leste, onde pegam o sol da manhã. Durante um tempo ficaram bem, continuaram crescendo.... Mas esse mês saí de férias e fiquei 10 dias longe de casa. Quando voltei elas estavam muito "feias", com aspecto ruim mesmo. As cisternas(não sei se é esse o nome) tinham secado. E mais.....como agravante maior, a pessoa que cuidou da casa enquanto eu estava fora....colocou poliblen(fertilizante em grânulos) nelas. Retirei o poliblen, e coloquei por cima mais substrato de fibra de coco. As fotos são antigas, mas mostram como elas estavam antes:    E como elas estão agora:   
|
04.10.2010(Seg)12:17 |
|
 |
Rita
Registrado em: 28.09.2010(Ter)20:28 Mensagens: 56 Localização: Guaratiba - Rio de Janeiro
|
E então o que acham? Corto e tento fazer muda nova por estaquia? Troco todo o substrato? O que faço??? 
|
04.10.2010(Seg)12:19 |
|
 |
Alessandro
Registrado em: 15.01.2010(Sex)9:12 Mensagens: 342 Localização: Laranjal Paulista
|
Eu trocaria o substrato pra garantir a retirada de todo fertilizante e esperaria ela se recuperar. Pelo que você disse ela foi tratada de maneira errada, ela se recupera.
|
04.10.2010(Seg)12:27 |
|
 |
MarcielS
Destaque
Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36 Mensagens: 758 Localização: São Paulo - SP
|
Olá! Poh, que coisa heim Rita! As nepenthes são resistentes e pelo que dá para ver nas fotos ainda não foram afetadas pelo adubo. Eu trocaria tudo por um novo substrato. Espero que elas se recuperem! Boa sorte! Abç.
04.10.2010(Seg)12:27 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
Oi, Rita! A providência mais imediata é uma lavagem radical do substrato, daquelas de colocar uma mangueira em cima, deixando vazar a "cachoeira" embaixo! Depois, tente trocar o substrato. Mas, o fato de você ter colocado do lado que o sol nasce não prejudicou suas neps. Muito pelo contrário, costuma ser até melhor. Mas, pode ser que no lado onde elas foram colocadas agora tenha mais vento, e elas não gostam disso. Tanto é que o fato dos jarrinhos terem secado pode ser um sinal de pouca umidade, alé da adubação, é claro. Observe as características do local e informe para a gente! [ ]'s
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
04.10.2010(Seg)12:48 |
|
 |
Bruno Millan
Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43 Mensagens: 1271 Localização: São Paulo - SP
|
Uma troca de substrato deve rezolver o problema, mas não se esqueça de tratá-lo! Abraço

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras: http://carnivorastop.blogspot.com/
|
04.10.2010(Seg)16:17 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Olá Rita ! concordo, integralmente, com o Miguel. Lavando e depois trocando o substrato elas devem ficar bem. Aumente a umidade e crie uma barreira para que elas não fiquem expostas ao vento, que, com certeza, elas vão parar de secar os jarros. Um abraço e boa sorte.
_________________ Eu acredito em SACI
|
04.10.2010(Seg)19:12 |
|
 |
Rita
|
Obrigada a todos pela ajuda!! Dei o primeiro passo, tirei do substrato, e lavei. Amanhã saio para comprar o sphagnum, porque não tinha mais. Ganhei do dono do horto uma sacola pequena e acabou, porque usei numas orquídeas também. Mas amanhã, resolvo esse probleminha. Bruno, você falou em tratar o substrato...sei que o pessoal coloca o substrato em água quente. Mas, será que eu poderia fazer como faço com o substrato dos cactos....esterilizando em microondas por 8 minutos? Ou isso afetaria o substrato da PC? Miguel, falou uma coisa que é verdade. No local, virado para o sol da manhã, elas pegam vento. Como estavam na varanda da casa, se eu criar barreira, vai afetar o visual da varanda. Mas....tenho um local muito iluminado, protegido de ventos, com plástico agrícola protegendo das chuvas....e é um local quente. Será que posso colocar as Nepenthes no cactário?? 
|
04.10.2010(Seg)19:54 |
|
 |
Bruno Millan
Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43 Mensagens: 1271 Localização: São Paulo - SP
|
Que eu saiba pode tratar o substrato no microondas mesmo, não tem problema ^^
O que você fez com as plantas enquanto estão sem substrato? O.O
Acho que dá pra deixar no cactário sim, mas se der, passa a temperatura e umidade pra gente ter certeza ;)
Abraço

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras: http://carnivorastop.blogspot.com/
|
04.10.2010(Seg)21:46 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
Rita escreveu: ... Mas....tenho um local muito iluminado, protegido de ventos, com plástico agrícola protegendo das chuvas....e é um local quente. Será que posso colocar as Nepenthes no cactário??  Oi, Rita! O plástico agrícola é ótimo para proteger dos ventos, sim. Mas, não precisa proteger das chuvas... Neps adoram chuva! Não sei se um cactário seria um bom local... Eu me refiro à umidade alta, o que eu imagino não seja bom para cactos... Aí, então, é com você... Veja se vale a pena! [ ]'s
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
05.10.2010(Ter)8:20 |
|
 |
|