Alex Moura escreveu:
"Sol da manhã" isso significa até que horas? Pode ser até as 13:00 (como estamos no horário de verão na verdade é até o 12:00), será que vale a pena fazer este teste?
Exatamente! Até as 13:00 hs... Minhas
N. alata e
N. gracilis passaram o verão todo nessas condições, e como eu disse, elas praticamente dobraram o tamanho dos jarros, sem falar na coloração deles!
Devagarzinho, o sol começa a deitar mais para o sul e a sombra começa a chegar mais cedo... Nesta primeira semana de fevereiro só tem sol até as 12:00 hs (11:00 no horário normal).
Eu acho que vale a pena testar as plantas, sim. Mas tem que ter critério:
1 - Comece pelas espécies mais rústicas (
N. alata, N. gracilis. N. maxima, N. gracillima, N. rafflesiana ...);
2 - Submeta as plantas ao sol direto gradualmente, aumentando até o máximo (manhã inteira) depois de algumas semanas;
3 - Interrompa a experiência imediatamente se surgirem folhas amareladas ou queimadas.
Esse procedimento eu indico principalmente para os que tem neps e residem nos estados do sul ou em cidades montanhosas, onde o inverno costuma ser rigoroso... Tenham sempre em mente que as plantas desse gênero não são muito "chegadas" ao frio constante, e é saudável fornecer calor a elas nos dias de inverno!
[ ]'s