Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 11.05.2025(Dom)22:52

Responder  [ 71 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 8  Próximo
 Germinação/Desenvolvimento de N. mirabilis "green" 
Autor Mensagem
Mensagem 
E é assim que eu vou aprendendo, pois por muito que nós julguemos saber, aprenderemos sempre até morrer (com os que sabem mais que nós, claro!.
Um abraço, e boa sorte, iremos trocando ideias, deste lado do Atlântico para essa banda. :arrow:

17.04.2009(Sex)15:38
Mensagem 
Já vi sua growlist. Parabéns!
E agora vou jantar, porque aqui em Portugal já são oito horas da tarde, e o dia está caindo!...
Um abraço.

17.04.2009(Sex)15:49
Destaque

Mensagem 
Mais um acompanhamento do desenvolvimento das Neps, mantidos os mesmos parâmetros.

Vaso 1: 100% Sphagnum

Vaso 2: 50% Areia; 50% Sphagnum

Vaso 3: 30% Sphagnum; 30% Areia; 30% Pó de fibra de côco e 10% pó de xaxim

Vaso 4: 50% Pó de fibra de côco; 50% Areia

O vaso nº 1 continua com um desenvolvimento bem melhor que os outros, seu pH é 6,00; o vaso 2 apresenta pH 5,00 bem como os outros 2 vasos. Durante esse último mês notei que a planta do vaso 2 está com o desenvolvimento estacionado e com aparência que vai partir para outra. No momento, aquí em Maceió estamos com 30º.

Vaso 1
Imagem

Vaso 4
Imagem

Minha Growlist

15.05.2009(Sex)14:15
Destaque

Mensagem 

Todas as bandejas apresentaram água com pH 5,0; usado teste importado (Germany) Macheney-Nagel de tira com indicadores coloridos.

As plantas foram colocadas nos vasos definitivos após sua germinação no dia 08/01/2009.

Decorridos 5 meses, o crescimento tem se mostrado favorável, não da forma que eu queria, porém, devido ao tempo aquí onde a chuva hoje predomina na nossa região, a planta do vaso 1 mostra´se cada vez mais adaptada ao clima e com um desenvolvimento maior que os outros, contudo, as outras plantas creceram muito mais que nos outros meses, as fotos abaixo confirmam. Presença de fungos no vaso 4.

Vaso 1
Imagem

Vaso 2
Imagem

Vaso 4
Imagem

Minha Growlist

16.06.2009(Ter)15:16
Destaque

Mensagem 
É Ivaldo no vaso 4 dá para ver os fungos tb dá para perceber pequenos fungos no vaso 2,ou é minha vista :shock: agora no vaso 1 nada de fungos 100% sphagnum e como vc falou o desenvolvimento foi mais favoravel no esgano,sucesso nas suas Nep´s Ivaldo.

16.06.2009(Ter)15:49
Destaque

Mensagem 
Olá Ivaldo!

Não consegui visualizar as fotos, mas vou deixar alguns pitacos.

A presença de fungos no vaso 4 pode ter algo haver com o fato de que o Pó da fibra de coco se decompor mais rapido do que os outros componentes do substrato juntamente com o fato de estar em um ambiente de alta umidade, favoreceu o surgimento de fungos nesse vaso.

Apesar das Neps suportarem quase tudo no substrato, os sedlings tem melhor performance em Sphagnum puro e em Sphagnum e areia (1:1), isso tambem ocorreu la em casa, acho que tem haver com o tamanho das raizes dos seedlings, no meio natural eles não teriam acesso ao substrato mais profundo, ou seja, são mais adaptados ao substratos de superficie, musgo deve ser um deles.

Vc notou algum efeito em relação a iluminação? Ambiente mais claros mesmo sem luz direta tem proporcionado um resultado melhor no crescimento, tem acontecido isso com vc? Os vasos estão sobre mesma iluminação?

Abraços

Minha Grow List

16.06.2009(Ter)16:04
Destaque

Mensagem 
PHD Pereira escreveu:
Olá Ivaldo!

Não consegui visualizar as fotos, mas vou deixar alguns pitacos.

A presença de fungos no vaso 4 pode ter algo haver com o fato de que o Pó da fibra de coco se decompor mais rapido do que os outros componentes do substrato juntamente com o fato de estar em um ambiente de alta umidade, favoreceu o surgimento de fungos nesse vaso.

Apesar das Neps suportarem quase tudo no substrato, os sedlings tem melhor performance em Sphagnum puro e em Sphagnum e areia (1:1), isso tambem ocorreu la em casa, acho que tem haver com o tamanho das raizes dos seedlings, no meio natural eles não teriam acesso ao substrato mais profundo, ou seja, são mais adaptados ao substratos de superficie, musgo deve ser um deles.

Vc notou algum efeito em relação a iluminação? Ambiente mais claros mesmo sem luz direta tem proporcionado um resultado melhor no crescimento, tem acontecido isso com vc? Os vasos estão sobre mesma iluminação?

Abraços

Arruda;

Fungos no vaso 2 não, mas muitas algas.

Paulo;

Sem dúvida o substrato apenas com sphagnum ou sphagnum + areia tem se apresentado com um resultado muito melhor que nos outros, quanto à iluminação, não estão levando sol direto mas a incidência de luz muda um pouco de um vaso para outro, não acho que seja muito significante pq os vasos estão um ao lado do outro. A diferença é que em cima tem algumas placas de cimento que usamos para proteção contra eventuais ladrões, aí pode acontecer de um vaso receber mais luz que outro por conta da sombra que aparece devido à essas placas. Quanto à umidade, pica quase que impossível controlar pq a região que eu moro já possui umidade elevada e com a chegada do "inverno" aquí no Nordeste fica mais difícil ainda controlar mpq só tenho esse espaço destinado às Pc´s. Mas contudo isso, o crescimento e desenvolvimento está sendo favorável e espero ter alguns jarros muito em breve, pelo menos até o a metade de 2010.

Minha Growlist

17.06.2009(Qua)13:56
Site Admin

Mensagem 
Ola
Ivaldo vc se importa de eu colocar fotos da minha?
Bom vou colocar se achar ruim eu tiro.

Ela foi semeada somente com musgo, demorou menos de 30 dias pra germinar. essa é a maior que eu tenho alem desse vaso, ainda tenho mais dois, todos só com musgo.

Visto do vaso de violeta.
Imagem

Imagem

Close do jarro.
Imagem

Imagem

abçs

17.06.2009(Qua)19:36
Destaque

Mensagem 
Muito bom André;

O crescimento está bem melhor que o meu, tenho notado que agora é que vai desenvolver melhor, estou com 10 vasos e mais ou menos o mesmo tamanho todas as plantas.

Minha Growlist

18.06.2009(Qui)11:21
Destaque

Mensagem 

Todas as bandejas apresentaram água com pH 5,0; usado teste importado (Germany) Macheney-Nagel de tira com indicadores coloridos.

Mesmo com um inverno maluco que temos aquí na minha cidade, o desenvolvimento do vaso 1 continua muito bom, os demais estão com desenvolvimento lento, porém, as plantas apresentam uma adaptação muito boa e estão em perfeito estado.

Vaso 1
Imagem

Vaso 2
Imagem

Vaso 4
Imagem

Minha Growlist

17.07.2009(Sex)15:29
Responder   [ 71 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 8  Próximo