Re: Nepenthes gracillima X rafflesiana nivea aparenta proble
Olá Rafael. A meu ver o que está acontecendo com sua nepenthes é extremamente normal e acontece com praticamente todas as plantas: as folhas mais velhas vão perdendo a função na planta e começam a secar e no caso do caule é o mesmo. Você já viu um broto de goiabeira?

Se você reparar o galho que segura as flores está escuro na parte mais baixa (ou mais velha) e verde na ponta assim como no caule da sua neps. Eu já me esqueci o porque isso acontece e o nome da coisa, mas é normal.
Você deve se preocupar se a a parte superior começar a definhar (amarelar, etc) e aparecer fungos na parte do caule que está ficando escuro.
Veja como está minha N. bicalcarata que comprei do Wesley do Orquistudio na minha
galeria de nepenthes. Até onde eu sei ela está saudável e começando a se aclimatar a nova casa, mesmo com o caule escuro na base.
Por mais que seja normal, não dá pra ter certeza apenas com fotos (na minha opinião) por isso mantenha os olhos abertos e veja se ela se desenvolve normalmente produzindo novas folhas com armadilhas.