Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)12:50



Responder  [ 6 mensagens ] 
 ajuda com ascidio 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 28.05.2012(Seg)13:39
Mensagens: 253
Localização: praia grande sp
Mensagem ajuda com ascidio
tenho essa planta a cerca de 9 meses e ate agora nenhuma armadilha se formou completamente, todos n passaram disso:

Imagem

de inicio achei q fosse a umidade do ar, mas constate esi q n e, ja q na estufa a umidade chega a 99%, variando ate 55%. tambem achei q fosse o solo, mas n e, ele e composto de asphagnum puro. a uns 2 messes atraz eu fiz fertilizacao foliar ela deslanchou, vejam:

Imagem

tambem n sei sua id, comprei ela do carnivoras.net e ela veio sem. qm puder me ajudar, agradeco


03.11.2012(Sáb)10:38
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 25.03.2012(Dom)0:44
Mensagens: 2150
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Mensagem Re: ajuda com ascidio
E aí Jhoalef, tudo OK, pelo que já li a respeito e por minhas próprias experiências no cultivo deste género de PC, não só é apenas a umidade o fator decisivo no desenvolvimento dos ascídios. Existem algumas espécies de Neps que necessitam de condições análogas as existentes em seu habitat para gerar novas armadilhas. Mas afinal que condições seriam essas? Seriam:

1) A umidade - Que no seu caso está descartado.

2) A Temperatura - Cujo ideal deve ficar entre 22 e 34º C durante o dia e de 12 a 22º durante a noite. Algumas plantas deste género costumam ser mais específicas, porém creio que este não seja o caso da sua.

3) O Substrato - Que deve ser bem aerado, aqui em casa além do musgo uso areia de quartzo, porém existem alguns foristas que usam chip de coco esterilizado + perlita. Neste caso acredito que isto seja uma questão de gosto, cabendo a você decidir qual o melhor.

4) A iluminação - Parte fundamental para desenvolvimento destas plantas, pois existem algumas que suportam algumas horas de Sol e outras que definham até a morte. A quantidade de luz (e Sol) que uma Nepenthes recebe pode influir em seu desenvolvimento. De repente esta espécie que você tem aí estaria precisando de um pouco de exposição solar para formar os desejados ascídios.

5) A adubação foliar - É algo bastante controverso em nosso hobby. Existem alguns foristas que fazem uso desta técnica diluindo o adubo foliar numa proporção que não "envene" a planta, já outros acham isso arriscado e peferem não fazer uso de tal artífico. Quando fui presenteado com minhas Neps procurei ler tudo a respeito destas PCs e descobri que em alguns casos, quando a planta é adubada, a mesma não forma "jarros", uma vez que bem alimentada não teria motivos para criar novas armadilhas e, sendo assim, obter os nutrientes necessários a seu pleno desenvolvimento.

Bom essa é toda a ajuda que posso te fornecer Jhoalef, quanto a idenficação de sua planta, sem "jarros" formados fica díficil saber de que espécie é. Tente enviar um e-mail para o Carnívoras Shopping, pois tenho certeza que o Laudio irá te ajudar na identificação desta PC.

Obs.: Em alguns casos mesmo quando todas as condições de desenvolvimento são dadas para a planta, a mesma não gera ascídios. O porque isto acontece é um completo mistério que estou tentando solucionar para ajudar outro amigo.

Abs,

Rodrigo F. Costa

_________________
"O especialista é um homem que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, e por fim acaba sabendo tudo sobre nada."

George Bernard Shaw (1856-1950)


Editado pela última vez por rdrgobra em 03.11.2012(Sáb)12:38, em um total de 1 vez.



03.11.2012(Sáb)11:53
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 28.05.2012(Seg)13:39
Mensagens: 253
Localização: praia grande sp
Mensagem Re: ajuda com ascidio
muito obg pelas dicas rodrigo, quanto a iluminacao, dinha deichado ela pendurada na minha janela e a mesma comecou a queimar a folhas e difihar. agora mantenhoa sob a mesma iluminacao das minhas sarras( artificial), e ela esta gostando, algumas folhas estao meio bronzeadas, com uma coloracao avermelhada levemente, enquanto a adubacao, eu utilizei apenas uma vez e foi um adubo ja diluido e eu dilui novamente, ja para manter um baixa concentracao.


03.11.2012(Sáb)12:22
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 28.05.2012(Seg)13:39
Mensagens: 253
Localização: praia grande sp
Mensagem Re: ajuda com ascidio
o vendedor n sabe ao certo, mas acha q se trata de uma n. gracilis x mirabilis. /geek , mas olhando as fotos, acredito n ser essa especie.


04.11.2012(Dom)9:52
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem Re: ajuda com ascidio
sinceramente... tah com cara de ser falta de agua... ou foi excesso de nutrientes... se fosse eu no seu lugar faria umas estacas antes que vc perca a planta inteira...

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


27.12.2012(Qui)10:21
Perfil ICQ YIM
Destaque

Registrado em: 02.07.2009(Qui)14:17
Mensagens: 221
Localização: Goiânia - Goiás - Brasil
Mensagem Re: ajuda com ascidio
Olá,

Acho que o seu problema era o mesmo que o meu. Mesmo com umidade artificial alta, minhas plantas pararam de produzir ascideos, mas creio que seja pelo fator fotoperiodo, que é diferente em cada estação do ano. Minhas plantas agora que voltou a chover e os dias estão mais longos, estao voltando a produzir ascideos. Creio que o que você fotografou na primeira foto está em desenvolvimento e em breve abrirá.

Quanto a fertilização é verdadeira a informação que em altas doses pode ser letal , e bem proximo a dose letal a planta exibe o crescimento maximo e não desenvolve jarros. Mas creio que não foi o seu caso, pois já fiz varios experimentos e pra não ser letal e parar o desenvolvimento de ascideos, deve ser fertilizado constantemente, pois uma alta dose de uma vez queima as raizes.

Eu faço a anos a fertilização de algumas plantas, principalmente plantas que estao debilitadas e pequenas. Mas sempre com muito cuidado e atenção e nunca se faz na epoca de "dormencia" ou da diminuição do crescimento que é a epoca seca ou inverno.44

_________________
__________________________________________________________

Minha Grow list!


29.12.2012(Sáb)18:04
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 6 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB