Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)13:05



Responder  [ 4 mensagens ] 
 Nepenthes - Dicas de manejo e cuidados para um iniciante 
Autor Mensagem

Registrado em: 25.04.2013(Qui)9:48
Mensagens: 23
Localização: Chapecó - SC
Mensagem Nepenthes - Dicas de manejo e cuidados para um iniciante
Bom dia membros do fórum.

Adquiri 4 Nepenthes do Marcos Ono, e gostaria de receber algumas informações e cuidados com elas.
Adquiri as seguintes mudas:

Nepenthes Alata
Nepenthes Ananensis
Nepenthes Lady Pauline
Nepenthes Spendiana

Se possível, me enviem link's que falem sobre o manejo e cuidados.

Obrigado.
Jonatas


02.05.2013(Qui)9:20
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 27.03.2013(Qua)18:33
Mensagens: 48
Localização: Salvador/BA
Mensagem Re: Nepenthes - Dicas de manejo e cuidados para um iniciante
Certo, os cuidados básicos:

Substrato: Sphagnum puro. Não vejo necessidade de adicionar areia, perlita ou algo do tipo, desde que coloque argila expandida no fundo do vaso para que tenha boa drenagem. Ultimamente eu tenho utilizado camadas de substratos diferentes, mas é mais complicado. O básico é umidade sem afogar a planta.

Umidade: Sempre absurdamente alta. Quanto mais úmido, melhor. Algo acima de 80% seria o ideal, mas o pessoal normalmente mantém acima de 70% e as plantas vão bem. As highlands normalmente suportam umidades menores, mas eu não apostaria nisto.

Luminosidade: Muita luz. A luz é essencial para a coloração da planta. No entanto, essa luz deve ser filtrada ou artificial, uma vez que a luz solar direta acaba por queimar as folhas.

Temperatura: Varia muito de planta para planta. As nepenthes são divididas em lowlands, intermedias e highlands. Mesmo as highlands vão bem em temperaturas mais altas, desde que tenha queda de temperatura durante a noite (algo em torno de 10º). As lowlands irão sofrer se a temperatura baixar além dos 18º. A maioria das lowlands irá parar o crescimento durante o inverno.
As que você indicou são intermédias-highland, portanto suportarão temperaturas mais baixas.

Água: Recomendam água da chuva ou destilada. Eu não vejo necessidade nem aconselho. A não ser que você tenha acesso muito fácil a esses tipos de água, recomendo molhar com água da torneira e a cada duas semanas dar uma "lavada" com água destilada ou da chuva. As nepenthes são resistentes e precisam de muita água, logo, manter somente com água destilada vai ser muito custoso e difícil. Guarde a água destilada para as outras plantas carnívoras, que são mais sensíveis.

Fertilizantes: É possível de ser utilizado, mas não é recomendável. Melhor alimentá-las com insetos e deixar que elas retirem os nutrientes.

Quanto ao cuidado especial de cada uma dessas espécies que você tem, é melhor pesquisar na internet. Mas não deve ter nada de muito diferente dos cuidados básicos aqui explicados.

OBS: Creio que este tópico está no local errado. Acho que deverá ser movido para nepenthes.

_________________
Guilherme Nascimento


02.05.2013(Qui)11:37
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 06.11.2012(Ter)13:18
Mensagens: 275
Localização: Curitiba/PR
Mensagem Re: Nepenthes - Dicas de manejo e cuidados para um iniciante
Só add. Mais um item q me ajudou bastante... foi não deixar em local com mt vento,
E tentar burificar as folhas pelo menis 1x ao dia... q aqui to burificando 1x de manha... umas 7.. 8 hrs da manha....
Tive bastante resultado.. e agora no inverno eu as coloquei em sacos com agua dentro para manter a umidade alta e mais quente....

Abraco.. e me corrijam se estiver errado..

_________________
Gustavo


02.05.2013(Qui)12:38
Perfil

Registrado em: 25.04.2013(Qui)9:48
Mensagens: 23
Localização: Chapecó - SC
Mensagem Re: Nepenthes - Dicas de manejo e cuidados para um iniciante
Muito obrigado!

Creio que as principais duvidas que eu tinha, com essas dicas e concelhos já foram sanadas!

Abraço,
Jonatas


02.05.2013(Qui)13:40
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 4 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB