
Reprodução assexuada de nepenthes
Este texto é de autoria de Carlos Marcelo Ribeiro.
Fiz o procedimento e obtive sucesso com minha Nepenthes.
Reprodução Assexuada das Nepenthes:Existem vários métodos para se propagar as Nepenthes, incluindo os mais modernos e difíceis como reprodução sexuada
por sementes, propagação in vitro e até mesmo por culturas de tecido.
No entanto a forma mais popular e simples de propagar as Nepenthes é por estacas. O procedimento passo a passo está descrito abaixo, mas lembre-se de que o mesmo só deve ser feito nos meses quentes, preferencialmente no período de outubro a fevereiro.
1. Escolha uma planta adulta e saudável para realizar a propagação. Com o auxílio de uma faca corte o galho escolhido. A faca deve estar bem afiada para evitar que os vasos condutores da planta sejam esmagados, o que prejudicaria o desenvolvimento da mesma.

2. Se o galho cortado possuir jarros, estes devem ser preservados e enchidos com água, desse modo funcionam como reservatório e ajudam a manter a planta hidratada. Se não houver jarros, corte as folhas reduzindo-as a 1/3 do original. Quanto menor a área de superfície, menor será a perda de água. É aconselhável que os cortes sejam feitos sempre na diagonal e sob a água, dentro de um recipiente.
3. O caule deve ser cortado a cada 2 ou 3 entrenós, assim aumentados a possibilidade de sobrevivência das futuras plantas. Acima das folhas, nos entrenós, estão localizados os pontos onde novas plantas irão brotar. O sucesso da propagação depende do tempo de vida do material (caule), pois quanto mais abaixo da planta você corta uma haste, mais difícil será para enraizá-la.

4. As mudas devem ser postas em vasos com pó de xaxim e musgo Sphagnum, sempre mantendo a umidade elevada. Devem-se manter as mudas em local quente, longe do chão e evitar luz solar direta. Alguns colecionadores preferem tratar as mudas com hormônios ou colocá-las em vasos cobertos por plástico, outros dizem que os métodos não resultam em grandes diferenças.

Fibra de coco (substituto do xaxim)

Sphagnum
5. Após três meses podemos passar as mudas em vasos definitivos utilizando o mesmo substrato em que estavam. Ao replantar devemos tomar cuidado com as raízes que são muito sensíveis e podem ser danificadas.

Bons cultivos a todos!