Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)23:08



Responder  [ 30 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Reprodução assexuada de nepenthes 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Eu uso estacas maiores; 15 ou mais cm; ou segmentos com 3 ou 4 gemas.


15.03.2008(Sáb)16:41
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem Como saber
Olá ! me desculpem a ignorância, mas queria aprender a reproduzir as neps... como sei quando há um galho adequado na planta, e como faço para medir os nós ? na verdade tenho apenas uma planta que posso considerar quase adulta, mas essa dúvida sempre me ocorreu... ela cria galhos laterais ?
Um grande abraço.


16.03.2008(Dom)8:36
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 08.08.2006(Ter)15:37
Mensagens: 1017
Localização: Uberaba/ Minas Gerais
Mensagem Re: Como saber
Francisco Eduardo escreveu:
Olá ! me desculpem a ignorância, mas queria aprender a reproduzir as neps... como sei quando há um galho adequado na planta, e como faço para medir os nós ? na verdade tenho apenas uma planta que posso considerar quase adulta, mas essa dúvida sempre me ocorreu... ela cria galhos laterais ?
Um grande abraço.


Depende muito do local que você vive Fernando, as nepenthes podem produzir muitos galhos ou nenhum por ano, a planta deve ter no mínimo 2 galhos (assim você não fica sem a planta, caso queira cortar e ela não brote mais).

As estacas podem ser cortadas a cada 3 folhas (se não quiser arriscar corta a cada 5 folhas), mas como eu disse depende muito do local que vive, se sua cidade é seca e fria elas dificilimente brotam sem ajuda de uma estufa, se vive em um lugar quente e úmido, soltam até quatro brotos por estacas, que é o caso de minha cidade!

Mais uma coisa todas as partes do caule servem para gerar novas plantas, até mesmo aqueles que não têm mais folhas (são bem mais dificéis de brotar, mas não impossível), as melhores partes são as de cima (de onde saem as folhas) estas quase nenca deixam de brotar e viram plantas adultas muito mais rápido que as outras partes.


16.03.2008(Dom)10:24
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Leonina;

Suas mudas estão sadias.......só não descuide da água.
No mais é só esperar para curtir sua nova planta !!!!!!!


16.03.2008(Dom)12:17
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Olhe aí 2 mudas que fiz como estão !!!!!
Imagem


16.03.2008(Dom)12:29
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem Caule
Olá Rodolfo ! obrigado pela sua resposta ! as minhas neps todas possuem apenas um caule; deve ser porque elas ainda são jovens, algumas são mesmo mudas, que comprei com o Marcos Ono há mais ou menos quinze dias... pelo que entendi, devo esperar surgir mais um caule para fazer a estaca, certo ?
Um abraço.


16.03.2008(Dom)19:10
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem Re: Como saber
Francisco Eduardo escreveu:
Olá ! me desculpem a ignorância, mas queria aprender a reproduzir as neps... como sei quando há um galho adequado na planta, e como faço para medir os nós ? na verdade tenho apenas uma planta que posso considerar quase adulta, mas essa dúvida sempre me ocorreu... ela cria galhos laterais ?
Um grande abraço.

Olá!
Eu pretendo escrever um tutorial, ilustrado e bem detalhado, e disponibilizar aqui no nosso forum!
Mas, só farei isso no início da primavera, pois tem a turminha mais apressada que pode resolver fazer isso agora, e vão fazer errado!
Fica tranquilo, que vc vai aprender fácil! :wink:
[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


16.03.2008(Dom)21:30
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem Tutorial
Olá Miguel ! fico esperando, então, ansiosamente (tão ansiosamente que, se vc por acaso terminar antes, pode me mandar)... :lol: grande abraço.
PS - voltei ao tópico depois de andar pelo forum... confesso que sou ansioso para aprender, mas não para aplicar o conhecimento. Minhas neps ainda são jovens, e não tenho como retirar galhos laterais porque eles não existem... dessa forma, vc pode me mandar o tutorial quando estiver pronto, porque não vou tentar fazer antes da época - acho que só posso fazer na primavera do ano que vem...


16.03.2008(Dom)21:38
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 15.03.2008(Sáb)21:08
Mensagens: 7
Localização: Ilha do Governador-RJ
Mensagem Achei o que procurava!
Entrei ontem nesse forum, atraves do amigo Miguel Pandini!
Achei-o no orkut, em uma comunidade, pois queria saber como faço pra diminuir um pouco a minha nephente.
Mas, vou esperar esse livreto, pois não quero mta-la e muito menos fazer algo que ainda não tenho segurança...
Tenho uma duvida, a minha nephente ja está comigo à 1 no e 9 meses, ela veio bem pequenina. Mas vi um tópico falando da flor dela, mas a minha nunca teve essa flor. Isso é ruim? Qual a experiencia de vcs quanto a essa questao?
se puderem comentar algo agradeço muito!
obrigada, bjs


17.03.2008(Seg)0:29
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
As minhas, desde que recebi, nunca tive o prazer de ver nenhuma florida.
Mas a produção de massa foliar é sensacional !!!!


17.03.2008(Seg)5:53
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 30 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB